O TEATRO E A QUARTA PAREDE – Escola de Teatro Juliana Leite

O TEATRO E A QUARTA PAREDE

COMO SER VERDADEIRO EM SUA INTERPRETAÇÃO?
23/09/2020
O ATOR QUE MORREU 23 VEZES
07/10/2020

O TEATRO E A QUARTA PAREDE

A quarta parede é a técnica mais prevalente e poderosa inventada no teatro moderno que remonta ao século XVIII. A quarta parede é uma parede imaginária invisível que se estende ao longo da frente do palco, separando os atores do público. Desta forma, os atores são capazes de interagir uns com os outros em total privacidade, estando à vista do público. Esta ideia simples mudou completamente a forma como atores, escritores, diretores e público abordavam o teatro e, mais recentemente, o cinema.

Stanislavski chamou de “solidão pública” a capacidade de se comportar como alguém se comportaria em privado, embora realmente esteja em público.

Bertold Brecht foi o criador da quebra da quarta parede curiosamente para contrastar com a concepção de drama de Stanislavski. Alguns acreditam que derrubar a quarta parede cause um distanciamento da suspensão de descrença a ponto de contrastar com o humor de uma história, mas a questão do distanciamento fica para uma outra postagem.

A quarta parede também oferece aos atores uma ferramenta extraordinária para transmitir seus pensamentos e sentimentos ao público, enquanto permanecem naquele estado de solidão pública.

Shakespeare e os dramaturgos de seu tempo, flertaram com uma quarta parede.

Em algumas peças, é altamente prevalente, em outras nem tanto.

Bem, aqui está o que sabemos, o público e você estão fingindo que o outro não está lá, no entanto, todos sabemos que estamos. Então, como você pode usar a quarta parede a seu favor como ator? Como olhar para o público sem ter uma comunicação com eles? Em primeiro lugar, a geografia. Ao colocar imagens de lugares em sua imaginação ou no texto de seus personagens, isso dará ao público uma sensação de lugar, também permite que o vejamos corretamente. Defina onde você está com o olhar, para o que está olhando e faça com que seu público consiga visualizar isso também.

Essa ideia pode ser muito discutida, mas quebrar a quarta parede (e falar diretamente com o público) pode ser uma ferramenta extremamente poderosa quando usada corretamente, mas se for mal executada, pode ter o efeito oposto.
Podemos ver atualmente muitas peças que utilizam a quarta parede, assim como quebram, isso depende muito da proposta.

Também existe a possibilidade de apenas alguns personagens realizarem essa quebra. 

A quarta parede é um termo muito utilizado no mundo do teatro. 

 

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula