O TREINO DIÁRIO QUE TODO ATOR PRECISA TER – Escola de Teatro Juliana Leite

O TREINO DIÁRIO QUE TODO ATOR PRECISA TER

A TÉCNICA MEISNER NO TEATRO
14/10/2020
EXIGÊNCIAS DE ATORES QUE MODIFICARAM FILMES
28/10/2020

O TREINO DIÁRIO QUE TODO ATOR PRECISA TER

Acordar. Verificar seu telefone. Tomar banho. Comer alguma coisa. Trabalhar em seu emprego casual. Terminar o trabalho. Ir para casa. Comer. Assistir Netflix.

 

Seu dia parece um pouco assim de vez em quando? Se você está procurando alguma orientação sobre como viver sua melhor vida de “atuação”, bem, você veio ao lugar certo.
10.000 horas. Isso é o que é necessário para ter sucesso em algo (segundo o livro Outliers de Malcolm Gladwell) – seja tocar violino, tênis, marcenaria ou andar a cavalo. Leva horas e horas de trabalho e prática para ficar bom em qualquer coisa. Claro que levar tudo ao pé da letra não é bom, existem casos à parte, pessoas com talentos, dons… Mas como disse, são casos à parte… Para fazer qualquer coisa bem feita é muito importante prática, treinamento. Mas, por algum motivo, os atores parecem pensar que essa regra não se aplica a eles. Em vez disso, eles passam a maior parte do tempo esperando o telefone tocar, ou no Instagram, pensando que a fama adquirida no Insta pode ser um atalho viável para uma carreira de ator. Isso pode ter funcionado uma ou duas vezes, mas certamente não vai levar a uma carreira de ator gratificante e sustentável. Aqui está o trabalho que os atores deveriam fazer todos os dias …

👄 Aquecimento Vocal
O corpo de um ator é seu instrumento, e sua voz é parte integrante desse instrumento. Portanto, ele precisa ser trabalhado e ajustado todos os dias. Não só nos dias em que você faz uma audição, todos os dias. Um violoncelista não pratica apenas 20 minutos antes de subir ao palco uma vez por mês. E então um ator nunca deve apenas fazer um aquecimento porque eles estão atuando naquele dia.
Crie um aquecimento vocal em sua rotina diária. Pode ser uma droga no começo, levantar mais cedo, encontrar espaço, ganhar tempo, etc. E também pode ser muito chato – é por isso que você precisa torná-lo importante para você. Obtenha alguns livros de voz, faça uma aula, siga dicas de sua professora – se você não tem ideia por onde começar, procure algo para ajudá-lo a começar. Posso dizer agora que os melhores e mais ocupados atores estão fazendo um aquecimento vocal todas as manhãs.
Trabalho de casa: Faça um aquecimento vocal de 10 à 20 minutos todas as manhãs.

💪 Aquecimento Físico
Assim como a voz, o corpo de um ator também é parte integrante de seu instrumento. Não deixe seu instrumento ficar flácido. Enquanto você acorda cedo e faz seu aquecimento vocal, acrescente um aquecimento físico ao final, ou combine-os se quiser, não sou avesso a uma multitarefa ocasional … Você sempre pode esticar suas costelas ou sacudir seu corpo enquanto cantarola. O que funcionar para você. Você também pode incluir ioga como parte de um aquecimento físico, então se você é um fã, inscreva-se para aulas ou experimente algumas sequências em casa. A ideia é fazer o sangue fluir, energizar os músculos e oxigenar o corpo. E, novamente, se você não sabe por onde começar, procure mais informações. A internet é um lugar incrível …
Lição de casa: Faça um aquecimento físico de 15 à 20 minutos todas as manhãs.

📚 Ler
Já falamos sobre a importância da leitura repetidas vezes, a leitura de peças também é importante, porque é o material utilizado em seu trabalho… Vou continuar falando sobre isso até ver mais atores lendo todos os dias.
Eu conheço tantos atores que não pegam um livro ou uma peça há meses. Grande parte do problema com o mundo moderno é que estamos seguindo nossas sugestões e aprendendo com o feed de notícias, em vez de livros e fatos baseados em evidências. Buscamos ideias nas redes sociais e nos mantemos atualizados. Assim temos as opiniões mais divertidas e controversas dos últimos 30 segundos, em vez da verdade, em vez do que é provavelmente mais importante. É assustador.
Então coloque seu nariz em um livro todos os dias. Não faz diferença o que você lê; sejam livros de atuação, livros de autoajuda, peças, biografias de comediantes, economia, ficção de fantasia. Ler melhora o seu vocabulário, apresenta ideias e opiniões diferentes e estimula a curiosidade. É por isso que é um ótimo recurso para os atores. Não precisa necessariamente de livros físicos, tem muitos livros virtuais também. 
Lição de casa: leia uma peça toda semana e um romance a cada 2 semanas.

📺 Assistir
Filmes, documentários, peças, pessoas do mundo real – há mais conteúdo do que nunca disponível na ponta dos dedos, e ainda assim encontro muitos atores que se limitam ao que sabem e gostam. Embora, sim, sempre haja um lugar para esses momentos onde ligamos em algum canal e quando desligamos não precisamos pensar um pouco. Mas só temos um pequeno período de tempo aqui na Terra, e pouco tempo para absorver histórias, então por que diabos você não está aproveitando ao máximo? Expanda seus horizontes, assuma um compromisso consigo mesmo – assista a algo novo, algo que não seja um sucesso de bilheteria ou algo antigo que passou despercebido. Faça anotações se quiser, anote o que você gostou no arco da história, o que você gostou na atuação do ator, e quanto à cinematografia, faça algumas pesquisas sobre o diretor, o produtor, o escritor. Não se limite a consumir conteúdo, absorva-o, aprenda com ele, dê uma opinião sobre ele. Você vai se encontrar (com sorte) trabalhando com algumas pessoas incríveis e criativas, diretores que passaram suas vidas inteiras estudando cinema, cineastas que trabalharam em filmes por mais de 30 anos… Está na hora de mergulhar em sua própria indústria criativa .
Lição de casa: assista um documentário por semana, um filme novo / desafiador / diferente a cada semana e uma peça a cada 2 semanas.

👀 Aprenda
Vá para uma sala de aula. Sempre, sempre, sempre em constante estado de aprendizagem. Fale com qualquer ator premiado e de sucesso e eles dirão que eles próprios ainda não descobriram a atuação! Atuar não é algo que você faz por 6 semanas, 6 meses ou mesmo 3 anos e depois domina. É uma curva de aprendizado constante. Não existe perfeição e é tudo subjetivo. O que significa que se você não age há algum tempo, então você deve entrar em uma sala de aula. Pode ser apenas um por noite por semana durante alguns meses, ou pode ser um curso de curta duração mais intensivo – o que você achar que precisa e o que estiver dentro do seu orçamento. Se você não está fazendo testes e não está reservando papéis – é provável que você esteja sem prática. E quando a audição finalmente chegar, você ficará nervoso e provavelmente estará muito enferrujado. Então, mantenha o ritmo, faça um trabalho de cena, escolha textos, pratique sua atuação, assim será impossível para você NÃO ficar melhor nisso!
Lição de casa: Inscreva-se para uma aula de atuação. Nós da Escola de Teatro Juliana Leite oferecemos um Curso de Teatro 100% Online caso você esteja longe de nossa escola em Limeira-SP.

 

Hoje em dia, é muito fácil se distrair, principalmente com o telefone, então acho que tornar essas práticas um hábito é necessário. Não é suficiente se comprometer uma semana e desistir na semana seguinte. Escreva, persista por pelo menos 6 semanas e mantenha-se responsável.
Sempre se esforce para melhorar e aperfeiçoar seu ofício. Se você está trabalhando nisso diariamente, criando impulso e aprendendo, então o universo fará a sua parte para trazer mais oportunidades para você.

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula