A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS PARA O ATOR – Escola de Teatro Juliana Leite

A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS PARA O ATOR

PROFESSOR DE TEATRO PODE FALAR, PROFESSOR COMUM, NÃO!
17/02/2021
07 PASSOS PARA TRABALHAR SUA ATUAÇÃO EM CASA
03/03/2021

A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS PARA O ATOR

A imaginação do ator é a ferramenta mais poderosa, e é absolutamente vital para criar uma performance acreditável. O grande professor de interpretação Stanford Meisner descreveu agir como “viver verdadeiramente em circunstâncias imaginárias”, viver verdadeiramente em circunstâncias imaginárias vai exigir que você tenha uma vida criativa ativa e específica para cada parte do seu texto.
Vamos experimentar como isso pode funcionar… Um exemplo de como sua imaginação é específica e poderosa e como ela pode ser específica e poderosa para seu próximo papel. Pense na sua comida favorita… Agora feche os olhos e pense na primeira vez que você comeu, ou se não foi a primeira, no momento mais marcante. Por que foi a melhor comida? Como você se sentiu ao comer aquela coisa? Descreva bem rápido onde você estava, a que horas do dia era, como era a sensação do sabor. Veja como sua imaginação é incrivelmente específica. 
Seu personagem tem uma imaginação tão vívida e poderosa quanto esta, você precisa ser tão específico sobre as imagens de seus personagens quanto você é com suas próprias memórias. 
Mas existe mais de um tipo de imagem…

Imagem Primária
As imagens primárias são memórias ou descrições específicas de pessoas, lugares ou coisas em seu roteiro. Um exemplo fácil disso é em Romeu e Julieta, quando Romeu diz: “Devo te comparar a um dia de verão?” A imagem principal ali é o dia de verão, certo? Portanto, o ator que faz o papel de Romeu precisa ter uma ideia personalizada e clara de como é um dia de verão. E, dado que ele comparou Julieta a este dia de verão, deve ser muito perfeito. Agora, se você usa sua imaginação completamente, para imaginar um dia de verão absolutamente perfeito para Romeu ou se você, o ator, puxa a memória de uma tarde perfeita de sua infância, realmente não importa.
O que importa é que você tenha uma imagem em seu cérebro para aquele momento. Se você pensar assim, o público verá. Você não precisa mostrar ao público que tem uma imagem e ela é linda, você só precisa vê-la na sua imaginação naquele momento. Ao ter uma imagem específica para se referir à alguns momentos, você dará vida à história dos personagens e sua vida emocional à vista do público. Além disso, ao usar suas imagens na quarta parede do teatro, ou no lado oposto da lente da câmera, você pode permitir que o público veja um lado diferente de você.

Imagem Secundária
Imagens secundárias são um conceito mais abstrato, derivado da obra do ator brasileiro Augusto Boal. A ideia aqui é que cada linha, cada palavra e até mesmo cada silêncio pode ter uma imagem anexada. Além disso, essa técnica combinada com alguma substituição pode provar ser um poderoso gatilho emocional para um ator. Para continuar meu exemplo de antes, vamos continuar olhando para Romeu e Julieta. Mais tarde na peça, Julieta diz ‘Devo falar mal daquele que é meu marido?’ Agora a imagem principal nesta linha é seu marido Romeu certo? A atriz deve ter uma imagem muito clara dele e do que ele significa para ela essa parte da linha. Mas como um exercício ou para ajudar a intensificar um estado emocional, imagens secundárias podem ser anexadas ao resto da linha.
Falar mal, poderia ser uma sombra negra torcendo acima da cabeça dos outros atores… ‘Aquele que é meu marido’ poderia ser uma auréola branca pendurada no equipamento de iluminação. E assim por diante. Você pode ver como a criação dessas imagens pode ser uma ferramenta eficaz para mover a cena pelo palco e provocar uma resposta emocional visceral ao texto. Como acontece com toda técnica de atuação, isso pode não funcionar para você, mas experimente para ver como se sente!

Substituindo
Quando Romeu fala sobre Julieta, ele está falando sobre alguém por quem está profundamente apaixonado. Se eu fosse jogar Romeu como exemplo, falaria sobre Julieta, mas pensaria no meu relacionamento ou em outra pessoa que desperta uma forte emoção (pode ser até algum esportista, ator, cantor…).
Não importa quem seja essa pessoa, é importante que você possa vê-la claramente em sua imaginação e que seu relacionamento com essa pessoa real seja o mesmo ou semelhante à pessoa de quem você está falando no texto! O mesmo vale para meu exemplo de dia de verão em imagens primárias, eu pensaria em meu dia de verão perfeito mais recente e jogaria essa imagem na quarta parede do espaço para o público experimentar. Imagens personalizadas dão ao público a oportunidade de vivenciar aquele momento com você e, portanto, com o personagem. Eles são extremamente poderosos e muito divertidos também!

Então aí está, imagens! Elas são tão poderosas e importantes para tudo que fazemos como atores. Em vez de usar a quarta parede, use o lado oposto da lente com seus olhos. Experimente com sua câmera em casa, faça um monólogo e jogue algumas imagens para o outro lado da lente! É incrível.

Acredito que você tenha encontrado aqui alguns acréscimos úteis à sua caixa de ferramentas de atuação aqui, se quiser criar o hábito de praticar, experimentar outras ferramentas, a Escola de Teatro Juliana Leite (Limeira-SP) está de portas abertas, caso não seja da região, também temos a opção do Curso de Teatro 100% On-Line. 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

1 Comment

  1. Ótimo site!

    Parabéns!!!

    Desejo-lhes sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula