O ATOR E O CORPO ATIVO
06/10/2021O QUE SIGNIFICA CATARSE NO TEATRO?
12/01/2022Alguns termos podem confundir um pouco, esse é um deles. Ambos dão a entender que são momentos individuais, que teremos apenas um ator em cena, mas estes dois nomes possuem funções diferentes. Saiba um pouco mais:
Solilóquio: É o discurso que uma pessoa ou uma personagem mantém consigo mesma, não há troca com a platéia. O solilóquio mais ainda que o monólogo, refere-se a uma situação na qual a personagem medita sobre sua situação psicológica e moral. A técnica do solilóquio revela ao espectador a alma ou o inconsciente da personagem: daí sua dimensão épica e lírica e sua tendência a tornar-se um trecho escoIhido destacável da peça e que tem valor autônomo. O solilóquio é um momento individual de reflexão psicológica e moral, um momento para o público acessar a mente de um personagem.
Durante uma peça, podemos desconfiar das falas do personagem, mas no solilóquio, por se tratar de um momento sozinho, ele não tem motivos para mentir sobre o que fala.
Shakespeare utilizava solilóquios com frequência. Talvez o mais famoso seja o “Ser ou não ser” de Hamlet, onde ele reflete se deve ou não matar seu pai, questionando até se ele mesmo deveria continuar vivendo. Em “Romeu e Julieta”, Julieta faz um solilóquio — Romeu, Romeu, por que és tu Romeu?” — sem se dar conta de que ele a ouvia.
Monólogo: O monólogo, é uma fala dita por uma pessoa, mas que possui um ouvinte, a presença do ouvinte é necessária para dar significado à fala do locutor.
Existem 3 tipos de monólogos:
– Monólogo técnico: Exposição, por uma personagem, de acontecimentos passados ou que não podem ser apresentados diretamente.
– Monólogo Lírico: Momento de reflexão e de emoção de uma personagem que se deixa levar por confidências.
– Monólogo de Reflexão ou Decisão: Colocada diante de uma escolha delicada, a personagem expõe a si mesma os argumentos e contra-argumentos de uma conduta (dilemas).
O monólogo dirige-se em definitivo diretamente ao espectador, interpela-o como cúmplice e ouvinte. Esta comunicação direta constitui a força e ao mesmo tempo a inverossimilhança e a fragilidade do monólogo.
Gostaram da dica? Deixa aqui pra gente nos comentários!!
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545
2 Comments
Excelente explicação! Tem como fazer teatro online? Se tiver tenho interesse.
Olá, agradeço o retorno sobre o artigo. Temos a opção de Curso de Teatro 100% on-line sim: https://teatrolimeira.com.br/online/