COMO CRIAR A GÊNESE DA PERSONAGEM?
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25/05/2022Quando se trata da página em branco: não há nada tão emocionante ou desafiador quanto a comédia. Requer conhecimento, experiência, planejamento cuidadoso e excelente estruturação – e ainda assim, o resultado desejado muitas vezes é exatamente o oposto desse tipo de coisa: caos, absurdo, bobagem e o inesperado. Você precisa considerar a forma e o estilo, como os gostos e as sensibilidades mudam. Acima de tudo (e esta é a parte mais difícil): você tem que fazer seu público rir. Toda vez. Então, por que se jogar nessa tarefa aterrorizante? Porque as recompensas podem ser vastas e o processo geralmente é muito divertido. Escrever comédia é uma coisa fascinante de se fazer e também é um excelente meio de aprimorar suas habilidades como escritor e ator em geral – costuma-se dizer que se alguém pode fazer comédia, pode fazer qualquer coisa. Aqui vou dar alguns conselhos que podem ajudar a desmistificar esse medo. A escrita, como forma de arte, deve pertencer a todos. Comédia, especialmente.
Formato
Uma das primeiras coisas que você precisa considerar é o formato que sua comédia terá. Se você está pensando em filmar, pergunte a si mesmo se está escrevendo um roteiro, ou um piloto para um programa de TV, ou uma série da web, ou mesmo um esboço filmado. Se você imaginar sua comédia na frente de uma platéia ao vivo, você pode considerar uma peça, um show individual (ou stand-up, se você estiver com coragem) ou um esquete para ser apresentada ao vivo. Algum desses é melhor que outro? Algum deles é mais fácil ou mais difícil? Cabe a você decidir: o que mais lhe interessa e o que você acha que vai se adequar melhor ao seu estilo ou ideia? Com cada formato, sua escrita e abordagem precisarão ser ligeiramente diferentes. Se você se preocupa com a possibilidade de ter escolhido o formato errado para uma ideia que está desenvolvendo, considere mudar de mídia! Não há vergonha em escrever uma peça que deveria ser um filme, ou um monólogo que deveria ter a pegada de stand-up. É simplesmente parte do seu processo de criação como escritor.
Encontre seu tópico
Isso nunca é uma tarefa fácil – na comédia ou em qualquer estilo de escrita. O melhor conselho que podemos dar sobre esse assunto é olhar ao seu redor e olhar para si mesmo. Tente perceber o absurdo da vida cotidiana: as coisas que fazemos ou sentimos que são, objetivamente, estranhas ou inesperadas. O que parece ridículo para você em sua vida que os outros se recusam a reconhecer? Envolva-se com o que é chamado de “comédia observacional”. A comédia observacional tem sido uma tendência estilística dominante nos últimos cinquenta anos do gênero; embora o termo possa evocar o pensamento de uma comédia particular dos anos 90, é um estilo de escrita mais flexível do que você poderia esperar – o público responde bem a ele, pois depende deles fazerem uma conexão com o trabalho. Se você está preso à inspiração, olhe para si mesmo e para sua própria vida. Você pode até tentar olhar para dentro de sua própria dor e identidade. Mas esteja ciente da rapidez com que isso pode parecer auto-indulgente e desgastar você artisticamente. Como sempre, esteja seguro ao criar.
Encontre seu estilo
Sátira. Paródia. Ambiente de trabalho. Observacional. Absurdo. Vergonhoso. Diferentes subgêneros, ou “estilos”, de comédia são numerosos. Assim como você precisa encontrar o formato e o tópico que funciona para você, você deve encontrar um estilo de comédia que complemente suas ideias e não as combata. Dito isso, você deve fazer todos os esforços para experimentar: a comédia recompensa escolhas ousadas e combinações inesperadas de conteúdo e execução. Assim como no formato, sinta-se à vontade para experimentar o estilo que mais combina com você e suas ideias. Muitas vezes, é aqui que a escrita de comédia pode ser mais divertida. Aproveite!
A caixa de ferramentas
Depois de ter seu formato, tema e estilo, é hora de começar a escrever! É isso! A verdadeira colocação das palavras! É, na maioria das vezes, é um negócio infernal. Se você encontrar o desejo de parar de trabalhar em qualquer ponto desse processo, será aqui. Empurre! Continue e lembre-se de que todos os primeiros rascunhos são terríveis. Seu objetivo, aqui, não é escrever uma obra-prima. Seu objetivo é colocar palavras na página para que você possa começar a corrigir e reescrever.
À medida que você cria sua peça, há certas considerações técnicas das quais você deve estar ciente: essas são geralmente as coisas que criam o humor que você espera trazer. Você precisa fazer seu público rir. Nenhuma boa ideia ou emparelhamento estilístico/médio perfeito garantirá isso. Então, aqui estão algumas ferramentas úteis para fazer essa risada acontecer:
✅ Exagero
Uma das ferramentas mais eficazes que um escritor de comédia tem: pegar algo e explodi-lo fora de proporção. Uma reação exagerada a um simples insulto. Um ferimento terrível como resultado de um corte de papel. O exagero também é a pedra angular da “paródia”, na qual você eleva as qualidades de uma pessoa/coisa/acontecimento para destacar seu ridículo.
Exagero nem sempre significa o maior! Tente uma minimização ridícula de algo que normalmente seria visto como dramático (humor inexpressivo).
✅ Ritmo
Pense em “rápido” e “lento” e velocidades intermediárias. Um personagem sempre se move e fala rápido, enquanto outro é tão lento que acha torturante? Muitas vezes, uma mudança de ritmo ou um contraste entre os ritmos de uma peça é uma grande fonte de comédia.
Como nossa compreensão do ritmo ajuda a construir humor em uma peça? O ritmo é uma ótima maneira de construir momentos inesperados em uma cena: se pensarmos que algo vai acontecer com base em um ritmo que você construiu no diálogo ou na ação, o que acontece quando você muda esse ritmo ou o interrompe completamente?
✅ Energia
Em uma veia semelhante ao ritmo, níveis incomuns de energia em uma cena podem ser uma grande fonte de humor, especialmente quando eles tocam o oposto do que o público pode esperar: um funeral entediado, um leiloeiro sonolento, um sargento de treino.
✅ Status
Quem tem mais ou menos poder em uma cena? Como isso pode ser subvertido? Como um personagem pode perder ou ganhar status sobre outro ao longo de uma interação?
✅ Repetição
A repetição é engraçada. Deixe o público entrar na piada e observe-os antecipar e apreciar quando algo continua acontecendo (geralmente às custas ou consternação de um personagem em uma cena). Veja como você pode empurrar e subverter a repetição: quando algo é repetido tantas vezes que se torna sem graça? Ou torna-se engraçado novamente? A repetição é engraçada.
✅ Surpresa
A sacada. Mantenha seu público surpreso, mantenha-os adivinhando e em seguida, puxe o tapete debaixo deles. Quando as coisas não podem ficar mais bobas, o que você pode fazer que eles não esperavam? A comédia tem tudo a ver com momentos deliciosos e inesperados.
✅ Humanizar seus personagens, fundamentar a situação.
À medida que você continua escrevendo, desenhando e adicionando tudo o que puder ao seu trabalho para torná-lo mais engraçado, lembre-se de manter a peça fundamentada em algum tipo de realidade. Você vai perder seu público se eles não tiverem âncora no mundo de sua história – humanize seus personagens e alimente a situação. Uma boa regra, quando você está começando, é pensar em um binário de extraordinário e ordinário: personagens, situações e cenários podem ser ambos, mas pelo menos algo tem que ser fundamentado no ordinário. Por exemplo: se você está escrevendo uma comédia no local de trabalho, pode ter personagens exagerados fazendo o trabalho mais chato do mundo. Ou podem ser personagens comuns fazendo o trabalho mais interessante e importante do mundo e achando-o completamente monótono. A palavra-chave nesta situação é lógica: o mundo da sua peça pode ser absurdo, ou fantástico, ou ridículo, ou cruel… mas tem que seguir algum conjunto de regras que o público possa entender.
Há um velho ditado sobre filmes de terror: “Quando o monstro está morto, seu filme acabou”. O mesmo pode ser dito da comédia. Construa para algo grande – construa essa tensão o máximo que puder! Mas depois da piada, saia de lá o mais rápido possível. A comédia, com todos os seus excessos, tensões e exageros, é sobre contenção: aprenda quando ficar por perto para mais uma piada, aprenda quando ir. Idealmente, sua história termina logo antes das risadas.
Um último conselho? O mesmo para qualquer artigo sobre redação: continue! Termine sua peça e comece a próxima. Explore estilos diferentes, tente escrever com outras pessoas, tente empurrar seu material para lugares mais inesperados. Mantenha seu trabalho em evolução. E mantenha seu público rindo. Não há som maior nesta terra.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545
2 Comments
ola escola de teatro juliana leite eu sou benvindo quero muito aprende e saber escrever guiao de filmes de comedias angolanas
Olá Eduardo. Temos um vídeo no nosso canal onde dou dicas de como escrever peças. Roteiros não são tão diferentes. Espero que este artigo também tenha te ajudado. Segue o link do vídeo de dicas: https://www.youtube.com/watch?v=_xGkZ3D1S0A&t=1s