AS PRESSÕES QUE O ATOR SOFRE
29/06/2022A PREPARAÇÃO DA PERSONAGEM
13/07/2022Relembrando rapidamente o que é um solilóquio: É o discurso que uma pessoa ou uma personagem mantém consigo mesma, uma situação na qual a personagem medita sobre sua situação psicológica e moral. A técnica do solilóquio revela ao espectador a alma ou o inconsciente da personagem.
(um dos principais exemplos de solilóquio é o famoso “ser ou não ser”)
Para saber mais sobre solilóquio e a diferença de monólogo e solilóquio, acesse:
https://teatrolimeira.com.br/2022/01/05/voce-sabe-a-diferenca-entre-soliloquio-e-monologo-no-teatro/
Vamos as dicas…
Quando você está realizando um solilóquio, ele deve estar sempre acessível: encontre maneiras de compartilhar esse momento profundamente pessoal de seu personagem com o público – permita que eles entrem em sua mente e convide-os a segui-lo na jornada.
Um dos erros mais comuns que um ator pode cometer com um solilóquio é pensar que, porque não há parceiro de cena, não há conflito ou objetivo . Um objetivo ainda está lá – garanto. Mas muitas vezes é mais sobre o personagem lutando consigo mesmo do que outra pessoa na peça.
Costumo pedir para os atores responderem o que seu personagem quer em cada cena, no solilóquio, acho que facilitaria alterar a pergunta para: “seu personagem está tentando se convencer do que nesta cena?”.
Uma vez que seu objetivo esteja claro, planeje ações fortes como faria em qualquer outra cena. Isso lhe dará a munição necessária para entender as palavras e ajudar seu personagem a encontrar algum tipo de insight ou tomar uma decisão. Quanto mais nítido e lógico você for em seu padrão de pensamento e as ações que os informam, mais fácil será para o público permanecer engajado. Traçar ações fortes em direção ao seu objetivo também ajudará seu solilóquio a desenvolver um impulso para frente e para cima. Cada novo pensamento deve ser forte e deve aproximá-lo da conclusão da peça. O público deve estar se inclinando para descobrir qual pode ser a decisão final do seu personagem.
Muitas vezes, em um solilóquio, o personagem pode se fragmentar em diferentes versões de si mesmo. Voltando, novamente, ao famoso discurso de Hamlet (“ser ou não ser”), podemos vê-lo lutando com as diferentes facetas de seu ser, ele luta para reconciliar sua mente perturbada: Hamlet, o vingador, Hamlet, o filósofo, o filho, o príncipe, o sobrinho, o assassino. , até o covarde…
Tente encontrar todas as versões de seu personagem e abordá-las: permitindo que você e o público rastejem mais fundo sob a pele de seu personagem. Você também pode experimentar direcionar linhas específicas para diferentes versões de seu personagem – vinculando o conteúdo a um traço de personagem apropriado.
E sempre, sempre , pense no público. Se o seu solilóquio estiver centrado em uma pergunta importante, tente perguntar ao público. Se seu personagem está tentando se convencer de algo, tente convencer o público. E se seu personagem fez – ou está prestes a fazer – algo, tente justificar suas ações para o público.
Muitas vezes, ao realizar um solilóquio, o público pode agir como uma espécie de “júri” que julga as palavras/pensamentos/ações de seu personagem. Eles podem oferecer um forte contraponto na busca de seu objetivo. Mesmo que seu personagem não se dirija diretamente ao público, pense em usá-lo como uma ferramenta de conversação. De qualquer forma, isso os ajudará a se sentirem engajados com o trabalho que você está fazendo no palco, pois seus esforços são empregados diretamente para ajudá-los a entender as principais preocupações de seu personagem.
E por último, mas não menos importante, aproveite a liberdade criativa que um solilóquio pode oferecer: como a ambiguidade pode resultar em algumas escolhas fascinantes. Em um solilóquio, seu personagem não está apenas despejando suas esperanças e medos mais íntimos, eles estão ameaçando sair da peça e entrar no mundo real! O solilóquio representa o espaço perigoso e excitante do teatro onde a linha entre o ‘imaginado’ e o ‘real’ é tão tênue que quase se confunde. Aprenda a experimentar este espaço – aprenda a respeitá-lo e apreciá-lo. Existem poucas áreas em todo o drama que podem produzir resultados tão intrigantes e inesperados.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
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