O QUE O ATOR APRENDE QUANDO ELE DIRIGE?
13/09/2023TE DESAFIO COMO ATOR…
27/09/2023Não há peças pequenas, mas há sempre interesse no “papel grande”, o tal protagonista. Mas esteja ciente… Com grandes papéis, vêm grandes responsabilidades.
Muitas pessoas tem a visão equivocada de que só o protagonista se destaca ou tem importância em uma peça e por isso querem sempre ser o protagonista. Tá, tudo bem querer isso, mas saiba a responsabilidade que isso carrega.
Você já foi integrante de um grupo em que o protagonista está fora de controle? Em que ele não sabe suas falas, não se lembra das marcações ou muda o que foi criado quando bem entender? Aquele protagonista que discute com o diretor ou faz você (e outros – ou todos – do elenco) se sentir inseguro?
Isso é um grande problema para um grupo.
Vou dar algumas dicas sobre como mostrar liderança em um papel principal. Isso vai melhorar muito a produção que estiver.
1- Faça sua parte
Desempenhar um papel principal é um desafio. Depois de conseguir o papel principal, o verdadeiro trabalho começa. Independentemente do tempo que tem, é sua responsabilidade fazer sua lição de casa. Esse dever de casa inclui aprender suas falas, pesquisar seu personagem e preparar-se física e mentalmente. Mas o aprendizado não é apenas sobre o seu desempenho; envolve aprender a história, entender o contexto histórico da peça e pesquisar tudo e qualquer coisa relacionada à visão do diretor para a peça. Ter todo esse conhecimento sob seu controle o ajudará a entrar nos ensaios com calma e concentração. Pronto para trabalhar.
2- Seja aberto e generoso
Depois de cumprir o primeiro tópico, você terá confiança para ter suas opiniões contestadas. Você será capaz de ouvir os pensamentos de seu colega de elenco e entender seu ponto de vista. Lembre-se, pode ser difícil desempenhar um papel secundário e todos precisam se sentir importantes. Ser aberto e generoso com cada membro do elenco elevará o padrão de toda a produção, porque todos sentirão que suas opiniões moldaram a história.
3- Desafio
Agora que você criou uma atmosfera de abertura e generosidade na sala de ensaio, é hora de desafiar seus colegas de elenco. Mantenha seu desempenho dinâmico e em constante mudança (até que o diretor diga para você parar). Se o ator oposto não está respondendo às suas ofertas, mude, tente novas táticas e alcance seus objetivos. Se você alcançá-los cedo, aproveite. Veja como os outros atores respondem. Se as pessoas não souberem suas falas, não abandone o personagem. Fique no momento. Pronto para jogar. Se você vir um colega de elenco realmente lutando, prestes a desistir, pense em como você pode desafiá-lo a se envolver de uma maneira mais profunda e significativa.
4- Pergunte
A espontaneidade é ótima nos ensaios. Isso mantém as coisas ativas, cheias de conflito e divertidas. O único problema é que às vezes deixa as pessoas nervosas, de um jeito ruim. Uma ótima maneira de evitar isso é fazer perguntas. Por exemplo, você pode perguntar publicamente ao diretor: “Você se importa se eu tentar entortar esse ferro?”
Ao mesmo tempo em que pede permissão ao diretor, também indica a toda a equipe de produção que você pode tentar entortar um ferro na próxima cena. Se o diretor disser que sim, agora é responsabilidade do diretor fazer com que isso aconteça com segurança. Também dá aos outros atores na cena a oportunidade de falar caso se sintam inseguros.
5- Se responsabilize
Uma das partes mais importantes em qualquer processo de ensaio é a transição do desenvolvimento da visão do diretor para a responsabilidade de fazer a história acontecer. Como líder, é seu trabalho assumir as rédeas, manter a história e aceitar a responsabilidade pelo resultado da peça.
Faça seu trabalho. Independente de como sua peça é recebida, tenha consciência de que você fez bem o seu trabalho e deve estar orgulhoso.
Quer aprender teatro comigo? Conheça nosso Curso de Teatro 100% on-line: www.teatrolimeira.com.br/online
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545