ENCONTRANDO O OBJETIVO DO PERSONAGEM
06/12/2023COMO LIDAR COM UM DIRETOR DIFÍCIL?
20/12/2023Parece que se tornou padrão os atores terem seus telefones no espaço de aula/cena. Não apenas no lugar, mas em suas mãos entre as cenas e até mesmo entre as tomadas. De alguma forma, tornou-se trabalho do departamento de figurino garantir que você não tenha um telefone no bolso ou no cenário durante uma apresentação.
Eu entendo perfeitamente por que isso acontece. Os telefones são a ferramenta de distração perfeita e, considerando o quanto as pessoas são apegadas aos seus telefones, faz sentido que não queiram deixá-los em outro lugar por horas a fio. Há muita espera entre uma cena e outra, entre as gravações.
Quem não tem um telefone em mãos vai perceber a frequência das pessoas utilizando um.
Confesso que esta epidemia me deixa descontente. Os jovens atores (e por vezes até mesmo professores e diretores) parecem mais focados em twittar, abrir aplicativos do que em suas falas ou performances. Vejo isso acontecer com bastante frequência e o que você perde é muito mais do que performance, você perde toda a experiência. Você está se isolando completamente da equipe (o diretor que faz isso se isola do elenco. O ator que faz isso se isola dos outros integrantes e da equipe…). Imagine se você fosse um diretor e toda vez que se virasse, seu ator estivesse ao telefone. Você se daria ao trabalho de conversar com ele sobre a cena ou qualquer coisa?
O mesmo vale se você é ator e vai conversar com seu diretor e ele está mais preocupado com as mensagens de celular. Sua dúvida não vai valer muita coisa porque o diretor simplesmente não estava vendo o que você estava fazendo em cena.
Os atores e diretor devem estar alerta e fazer parte de todo o processo.
Garanto que as equipes e diretores gostam de trabalhar com pessoas engajadas com o que fazem.
Se você estivesse trabalhando em qualquer outro emprego e constantemente ao telefone, você seria crucificado… então por que os artistas escapam impunes?
Ultimamente, sempre observo que os atores tem seus telefones com eles. Essa observação me mostrou o valor de não ficar grudado no telefone.
Se você tem o prazer de trabalhar neste setor, deveria dar tudo de si. Este deveria ser o seu sonho, e você está recebendo um dinheiro para estar lá ou está fazendo algum investimento no seu aprendizado.
Eu sei que às vezes há muita espera e sim, você pode estar esperando uma ligação do seu agente, mas essas não são boas desculpas.
Supere o tédio, converse com seus colegas de elenco ou diretor… isso tornará suas cenas melhores, sempre há trabalho que você pode fazer. Isso também significará que você estabelecerá relacionamentos melhores, que muitas vezes sobreviverão a esse projeto.
Ah, mas pode ser o meu agente.
Vamos ser sinceros… Com que frequência isso é TÃO importante? Se for TÃO importante, você pode fornecer ao seu agente o número de uma terceira pessoa.
Este é um hábito que se infiltrou na indústria do cinema, TV e teatro, infelizmente.
Que tal aproveitar esses momentos para estar integrado com a equipe? Que tal aproveitar esses momentos para se aperfeiçoar na sua cena, nas suas falas? Que tal aproveitar esses momentos para absorver as dicas dadas para os outros?
Faça sua parte e observe a diferença que isso vai fazer no seu crescimento profissional.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545