POR QUE CONHECER O TEXTO INTEIRO É IMPORTANTE?
17/01/2024MELHORE SEU DESEMPENHO COMO ATOR: DICAS DE ANOTAÇÕES (TEATRO)
07/02/2024Escutamos o tempo todo que o teatro é coletivo e nessa ideia, acabamos nos sentindo na liberdade de dirigir os colegas de elenco. Temos que ter um grande cuidado nessa questão. Se não há um diretor, obviamente os atores se autodirigem e também direcionam os outros. Sei que o objetivo de falar para o outro: “tente isso” ou “acho que isso não ficou legal” tem a melhor intenção possível, porém, se existe um diretor e ele for bom, sem dúvidas ele conduzirá a montagem na direção de uma visão coesa e trabalhará com os atores para garantir que se sintam apoiados e confiantes em seu trabalho.
A responsabilidade de criar uma cena não é do ator, mas sim do diretor.
❗Mas atenção!!! ❗
Obviamente os atores precisam ser criativos, oferecer ideias… E isso pode envolver o outro ator: “Vamos ver como fica se entrarmos juntos em cena?”, “Vamos experimentar sustentar o olhar no outro até sermos interrompidos?” Isso funciona bem quando quando passa pelo diretor.
Dependendo da montagem e do diretor, o ator pode ter bastante liberdade para dar ideias.Existem montagens que os atores praticamente caminham sozinhos e o diretor mais acompanha o que está sendo criado (espero que quando isso acontece, seja com atores experientes). Mas mesmo neste caso, o diretor está ali para conduzir, para filtrar, para ver a peça como plateia.
O que não pode é se colocar como diretor tendo um diretor presente. Não deve haver hierarquia de atores em uma sala de ensaio. Os egos precisam ficar do lado de fora. Por trás dos personagens os atores devem trabalhar juntos para que a cena prospere. Ao dizer ao outro ator o que fazer, ou quando você orienta o outro ator, você está fundamentalmente quebrando esse vínculo de igualdade. Você está dizendo: “Eu sei mais do que você”. Você está limitando as escolhas dele, que são tão valiosas quanto as suas, tudo porque sente que precisa de “mais” do outro ator.
O que importa é permitir que cada indivíduo no processo de produção de uma peça use seu conjunto de habilidades. Um diretor é contratado por sua capacidade de dirigir e trabalhar com atores; e um ator é contratado para interpretar um personagem em uma peça. Se você sentir que uma cena não está funcionando, olhe para dentro antes de começar a dizer aos outros atores o que fazer.
Se você tiver um problema importante, chame o diretor de lado, mas para ser sincero, eu só faria isso nos casos mais extremos. Como ator, você precisa começar a se acostumar a trabalhar contracenando com más atuações. Isso acontecerá com bastante frequência. Todos sabemos o quanto é útil trabalhar ao lado de um grande ator, mas se não for, trabalhe com ele. Ao trabalhar com o que está à sua frente, você pode se surpreender com o que acontece com a atuação do outro ator. Se você seguir as escolhas deles e viver a realidade da cena, eles muitas vezes serão trazidos de volta à vida e começarão a lhe dar mais. Você pode melhorar a cena com o que está trazendo para ela, em vez de dizer ao seu colega ator o que fazer. Ou pior ainda, o que não fazer.
Se você tem um bom relacionamento com o ator com quem está trabalhando e sente que ele está aberto a sugestões, trabalhem juntos. Mas mesmo assim pise com leveza. Sempre faça isso com o espírito de oferecer uma ideia, e não uma direção. Por exemplo: “Talvez você pudesse tentar isso…” ou “Tive uma ideia, você se importaria se eu sugerisse algo?” e assim por diante.
Se você já recebeu isso, sabe como isso pode ser frustrante. Isso pode fazer você sentir que suas escolhas são inválidas e trazer autoconsciência ao seu trabalho. Isso também atrapalha o processo de ensaio e pode atrapalhar a narrativa se você estiver tentando seguir a direção de vários ângulos.
Dirigir outro ator é um hábito que é melhor evitar em quase todos os cenários de atuação. É melhor trabalhar primeiro em você mesmo, ver se talvez seja o seu trabalho, e não o do outro ator, que está fazendo a cena desmoronar. Procure se desapegar da responsabilidade de toda a produção; você faz parte de um conjunto de outros atores, diretores, cenógrafos…
Pode ser bastante libertador render-se ao que você recebe do outro ator em uma cena e trabalhar com isso da melhor maneira possível. Esta é uma das regras de ouro para viver em sua carreira de ator e será útil em muitas salas de ensaio: não dirija seu amigo ator.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545