MELHORE SEU DESEMPENHO COMO ATOR: DICAS DE ANOTAÇÕES (AUDIÇÃO)
07/02/2024VALE A PENA ACEITAR TRABALHOS NÃO REMUNERADOS COMO ATOR?
21/02/2024E continuando com as dicas de anotações (agora vocês entendem porque dividi em diversos artigos, né?), vamos para a TV e cinema.
O cinema e a televisão apresentam problemas diferentes para os atores que tomam notas dos diretores. Uma primeira e grande diferença é a falta de ensaio. Os ensaios para produção de cinema e televisão basicamente não acontecem. Em alguns projetos potencialmente maiores, em particular grandes filmes, pode haver um orçamento para isso, alguns encontros para preparação de personagem. Para sequências de ação, cenas íntimas ou cenas de luta haverá extensos ensaios. Mas quando se trata dos detalhes básicos de uma cena de diálogo entre dois ou mais atores, o mais provável é que a primeira vez que você ensaie seja o início, enquanto a equipe de câmera prepara a cena para filmá-la. Você pode ler e receber uma ou duas notas do diretor, mas então… AÇÃO… Estamos filmando!
Fazer filmes, ao contrário da maioria dos teatros, é absurdamente caro. Uma das primeiras coisas que uma equipe de produção pode dispensar são extensos ensaios dos atores antes da produção começar. A expectativa, principalmente nas redes de televisão ou nos serviços de streaming, é que os atores apareçam no set e acertem em uma ou duas tomadas, três no máximo. Essa pressão de tempo geralmente resulta em desempenhos que, para ser franco, não são bons. Você pode perceber a diferença entre programas que têm orçamento e tempo para ensaiar com os atores e programas que não têm.
Com isso, para o ator entrar no set e se preparar para fazer sua cena, ele deve estar super-monumentalmente preparado. Cinema e TV são uma situação de absoluta pressão, uma maquinaria, 30 a 200 pessoas na produção, elenco, equipe técnica, esperando que você atinja seus objetivos e diga suas falas. Para cinema e TV, seu roteiro, está sujeito a alterações, inclusive no dia em que está programado para filmar. Além disso, você pode não ter acesso ao roteiro completo: você pode apenas obter suas cenas, o que também se torna complicado.
Os diretores de cinema e TV estão sob mais pressão do que um diamante industrial. Eles são o ápice da responsabilidade tanto dos artistas quanto da equipe. Eles têm tantas coisas para fazer e decisões desafiadoras constantes a tomar que, especialmente no final do dia, podem estar um pouco… esgotados, por assim dizer. Quando eles lhe derem uma observação, certifique-se de que você está realmente ouvindo. Além disso, a ação física e a linha dos olhos são muito importantes aqui, certifique-se de estar fazendo o que é necessário e olhando para onde é necessário também! Para ajudar, você pode reproduzir a observação do seu diretor com outras palavras. Se ele diz: “Nesta cena, segure o copo com a mão direita e olhe para a câmera do lado esquerdo e busque uma expressão de surpresa.” Você pode confirmar as ações que ele repetiu: “Certo, copo com a mão direita, olho na câmera esquerda e surpresa.” Dessa forma os apontamentos ficam mais fixados.
E como hoje é a última parte das dicas de anotações/apontamentos…
Como colocar a observação em prática?
Os apontamentos mais difíceis de lidar são os que não são claros ou os que são muito generalizados. Independentemente disso, a melhor maneira de gerenciar isso é pegar o que era uma observação e transformá-la em uma ação.
Ações são uma ótima maneira de aprimorar algo generalizado e torná-lo específico.
Isso é comum quando um diretor está focado na aparência de algo e não na sensação. O ator precisa pegar a aparência física descrita na nota e transformá-la de aparência em sentimento. Outra coisa que acho que ajuda é esclarecer o subtexto com o diretor.
O que fazer (ou não fazer) com as observações:
A primeira coisa é entender que uma observação não é um ataque pessoal. Não leve para o lado pessoal, todos estão trabalhando pela mesma coisa aqui que é uma ótima atuação e um ótimo espetáculo. Não pense que por ter obtido mais observações ou menos do que outra pessoa você é de alguma forma melhor ou pior do que ela. Isso não é uma competição. É uma observação, isso é tudo. Um método para um diretor comunicar o que está funcionando e o que precisa de ajustes, e não um concurso de popularidade.
Além disso, por favor, por favor, não diga “Mas eu estava fazendo isso!” ou “Eu fiz o que você disse para eu fazer!” Não seja uma criança petulante sobre isso. Apenas tome a maldita nota. Escreva e siga em frente. O diretor não daria a nota se ela não precisasse ser entregue! Não esqueça de anotá-la. Assuma e se precisar de esclarecimento com ele, encontre o momento adequado para fazer isso. Isso pode ser após o ensaio ou em um horário diferente. Se você questionar constantemente as notas que recebe, você receberá o título de que é difícil trabalhar com você. Então faça isso com cautela.
Isso não quer dizer que você não possa ter uma opinião sobre o trabalho que está realizando. E, claro, você pode concordar ou discordar do ponto de vista do diretor. Mas o que estou dizendo é que há hora e lugar para essa discussão e ela não é na frente de todos os envolvidos, lançando calúnias sobre a habilidade do diretor e sendo conduzida predominantemente pelo ego do ator.
Agora sobre o diretor…
Os diretores não são perfeitos. Não importa o que lhe dissermos, estamos no comando, merecemos o seu respeito e temos muitas coisas para manter em mente no na sala de ensaio, set ou onde quer que seja. Mas assim como você pode entrar em um teste com uma caracterização em mente – apenas para descobrir que ela mudou radicalmente com uma única observação – os diretores podem ter exatamente a mesma experiência, exceto que não é apenas um personagem que muda, mas todo o design ou conceito de um personagem. Produção. São apostas altas, coisas estressantes.
Quando os diretores fazem observações, não estão pensando apenas no desempenho individual, mas em como essa observação pode melhorar o personagem/cena/projeto geral. Os diretores também precisam estar prontos para cometer erros e refinar ou retroceder observações dadas; tenha paciência: lembre-se de que os diretores estão trabalhando em um processo criativo assim como você, e isso sempre exige confiança e respeito. A melhor maneira de ilustrar que uma observação ruim foi dada é fazê-la exatamente conforme as instruções. Se tremer tanto quanto você imagina, geralmente entendemos a mensagem. Isso vai fazer com que o diretor entenda a mensagem.
Por fim, se você quiser mais experiência neste assunto, a melhor coisa que posso sugerir é que você tente dirigir. Veja como é ser responsável por apresentações e como fazer observações é uma habilidade a ser aprendida tanto quanto executá-las. Os melhores relacionamentos entre ator e diretor são construídos com base no respeito pelo processo de cada um, aliado à compreensão de que ambos erraremos às vezes. Os diretores são humanos, não importa que às vezes pode parecer que não.
E aí, já experimentou estar do lado do diretor? Como foi fazer apontamentos para os atores? Como eles receberam os apontamentos? Como colocaram isso na prática? Conta pra mim!!
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545