MELHORE SEU DESEMPENHO COMO ATOR: DICAS DE ANOTAÇÕES (TV)
14/02/2024DESLIZES APÓS A FORMAÇÃO TEATRAL: EVITE-OS
28/02/2024Não é fácil um ator ter um salário fixo. Os atores costumam receber por trabalho realizado. A não ser que você já esteja em uma grande indústria (e olha lá). E sei a importância que tem receber pelos trabalhos feitos. É uma forma de mostrar que seu trabalho tem valor. Eu sei de tudo isso… Mas será que isso significa que você não deveria aceitar nenhum trabalho em que não receba um pagamento?
Muitas vezes aceitamos participar de algumas coisas por amor a isso. E quando vemos que é possível receber algum dinheiro por fazer aquilo que amamos, caramba, isso é simplesmente incrível! Mas você atua apenas pelo dinheiro? Hum, acho isso impossível… (poderia ser possível em outra profissão, mas atuando? Não, não, não… não acredito que isso seja possível)
Então deveria aceitar todos os convites que recebo que não envolvem pagamento apenas por amor à arte?
Eu não diria isso. Acredito que você deva aceitar fazer trabalhos “de graça” se isso for te auxiliar profissionalmente. Seja ampliando seu currículo de experiência, seja te ensinando algo novo, seja trabalhando um personagem muito difeente de tudo o que você já fez, seja atuando em uma área ainda desconhecida por você (se é do teatro e vai fazer um curta-metragem por exemplo). Isso também vale se você está muito parado na área. É uma maneira de se manter ativo e praticando. E claro, também vale aceitar um trabalho porque tem uma consideração muito grande por quem fez o convite, porque existe a possibilidade de convites futuros surgirem se aceitar esse, e assim por diante.
Mas vamos pontuar alguns desses motivos com mais detalhes.
Se a ideia é aceitar o trabalho para melhorar o currículo:
Em primeiro lugar, faça uma pesquisa para ver se vale a pena seu tempo. Confira que tipo de produção eles fazem e o público que atraem.
Talvez o diretor seja extremamente talentoso e trabalhar com essa pessoa valha a pena. Talvez a produção seja composta por profissionais repletos de conselhos de ouro. Ou talvez você tenha acabado de receber uma oferta de um papel dos sonhos que brilhará em seu currículo. Seja qual for o motivo, tem que valer a pena para você. Só porque você vai trabalhar “de graça” não significa que não deva ter padrões.
Tenha em mente que você nunca sabe quais conexões fará ou o que aprenderá ao longo da jornada.
Se a ideia é aceitar o trabalho em busca de crescimento:
Quando você faz algo “de graça” o objetivo deve ser sempre crescer. Você desenvolve seu ofício, seu amor por ele e sua rede, entre várias coisas. Não importa qual seja a remuneração, trabalho ainda é trabalho! E não há melhor maneira de aprender algo do que realmente ir lá e fazer. Os trabalhos não remunerados não são apenas aulas gratuitas, dependendo do projeto, podem ser como estágios para atores!
Não importa quais sejam as produções, cada vez que você participa de um processo você aprende algo novo sobre o negócio e como cultivar uma carreira. Então, embora você esteja doando seu tempo, lembre-se sempre que você está adquirindo conhecimento!
Isso o mantém na área pelos motivos certos.
Primeiramente quero deixar claro que um ator nunca trabalha verdadeiramente “de graça”. Um ator dedica incansavelmente seu tempo, sua habilidade e todo o seu ser a cada papel, sem falar no custo de deslocamente, etc.
Atuar é uma jornada muito louca, e se você está nisso apenas por dinheiro – acredite, é mais fácil escolher uma carreira diferente. No final das contas, você deve estar fazendo isso porque não pode fazer mais nada. Afinal, se você não está disposto a agir “de graça” – então você realmente ama isso?
Se você quer manter seus conhecimentos frescos na cabeça, se quer se manter ativo, será um prazer ter você como aluno. Nos chame pelo whatsapp.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545