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10/04/2024A maioria dos atores possuem uma forte empatia em explorar o núcleo emocional do seu personagem. Mas, antes de mergulhar de cabeça nesses momentos emocionantes é importante você dar um passo para trás e partir do básico… os objetivos.
Emoções são o que você deseja que o público sinta, não necessariamente o que você deveria focar em sentir. Uma emoção é sempre um subproduto de uma ação, portanto, é necessário que um ator represente uma ação, não uma emoção. Ou seja, antes de ficar se remoendo para descobrir como chorar e como fzer isso na hora certa, volte ao básico do trabalho do texto e resolva suas ações. É muito mais comovente quando observamos alguém lutando contra suas emoções, do que simplesmente vermos ele chorando. Você já tentou reprimir uma risada e ficou histérico? Nem sempre presuma que a piada, seja cômica ou dramática, é de responsabilidade do ator. O gancho pode estar no corte de uma edição, ou na reação de outro personagem, ou em um retorno a um momento anterior.
Ninguém diz ou faz qualquer ação sem uma razão ou um “objetivo”. Se você contar uma piada, seu objetivo é “divertir”. Se você contar uma história para explicar por que está atrasado, seu objetivo pode ser “convencer”, ou “distrair”, ou “explorar”. Cada um desses verbos informa a maneira como você contará a história. Observe que é inútil trapacear aqui e usar uma ação como “fazer com que sintam pena”. Você não pode dirigir seu colega ator e não pode controlar a reação que ele terá perante seu discurso. Isso é um trabalho individual do ator.
Atenha-se aos verbos e seja tão criativo quanto quiser, usando uma ação para cada batida do seu texto, cada linha, até mesmo cada palavra. Isso é para fazer com que suas engrenagens emocionais funcionem e, ao mesmo tempo, garantir que você esteja sempre jogando para vencer e agindo de forma eficaz dentro da cena. Deixe o diretor se preocupar com o efeito final que o público deverá sentir. Seu trabalho é desempenhar seu papel com tanta força, convicção e energia quanto necessário. Contanto que seu personagem continue fiel aos seus objetivos e intenções.
Você pode descobrir que as ações visuais funcionam melhor para você ou que seu personagem usa todas as ferramentas de seu arsenal para contornar seu motivo final. Quanto mais você faz agora, como um dever de casa, menos precisa trazê-lo para o local do trabalho. Divida seus textos com verbos ativos, e isso permanecerá na sua fala quando se trata de seu desempenho.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
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