A CASA DE BONECAS, DE HENRIK IBSEN?
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05/06/2024Como atores, é importante saber como somos… como somos como ator. Infelizmente, a maior parte da indústria opera com base em impressões e valores superficiais – o que significa que, como artistas, precisamos de estar conscientes de como funciona este sistema de tipografia e de como tirar partido dele.
É difícil falar sobre isso, porque como professora, acho que os atores deveriam se concentrar em atuar, aprender e dominar o ofício e contar histórias. Massss, por outro lado, você pode ser o melhor ator que o mundo já viu e nunca conseguir um único emprego porque não tem experiência na indústria ou nos negócios. (Então o que estou escrevendo aqui hoje, é algo que os alunos não me escutam falando muito em aula)
Dito isso, vamos então ao: O que seria esse “tipo”?
Primeiro vamos à questão do que seria “tipo”… Tipo refere-se a critérios que você encontrará em qualquer detalhamento de personagem ou roteiro, como idade, sexo, fisicalidade, traços de personalidade e, às vezes, ocupação.
Pense nos seus atores favoritos, cada um deles possuem uma marca muito forte; são frequentemente escalados para papéis que são fortemente identificados com um personagem específico. Zac Efron é um vizinho jovem, bonito, do tipo romântico. Dessa forma, é frequentemente escalado para papéis que não desvia muito de sua marca – isso é tipografia. E não há absolutamente nada de errado com isso! Ele é brilhante no que faz, e as pessoas compram ingressos para vê-lo fazendo isso repetidamente em filmes diferentes. Posso falar que quando vamos ver um filme com Jim Carrey, as chances de expressões marcadas, caricatas, uma boa comédia são gigantescas.
Ou seja, é como ser rotulado. Pode ser chato esse termo, mas isso está meio fora do seu controle. Mas o que você faz dentro desse rótulo e como você faz isso funcionar para você está sob seu controle.
Por que o ‘tipo’ é importante?
Conhecer a sua marca e conhecer o seu tipo é importante para nós, atores, porque nos dará uma vantagem competitiva. Se você manejar esse conhecimento corretamente, terá mais oportunidades e navegará pela selva que é a indústria do entretenimento com mais facilidade e confiança.
Se você souber exatamente quem você é, qual é a sua energia essencial e como você se comunica com os outros na sala de audição e na tela, você será capaz de aproveitar essa ideia e usá-la a seu favor. Um Diretor de Casting, Diretor ou Produtor precisa olhar para qualquer ator e saber exatamente onde ele se encaixa em seu projeto. Isso se resume aos mínimos detalhes de sua aparência e é instintivo.
Os atores precisam ter alguma consciência de como se apresentam. Se você adora usar tênis, calça esportiva branca e sempre estar com os cabelos presos lá no alto – isso é ótimo, mas tenha atenção à imagem que apresenta aos diretores. Isso não significa que você precisa jogar pela janela tudo o que o torna único, e também não significa que você precisa reinventar completamente uma nova persona, mas, os atores precisam ter experiência em negócios, e conhecer seu tipo e o que você está vendendo lhe dará uma vantagem.
Bora descobrir qual é o nosso tipo? (prepara o papel)
Há muitas maneiras de descobrir isso…
🟡 Primeira etapa:
Quais são suas características físicas? Você é alto? Baixo? Magro? Atlético? Pele escura, pele clara? Raça e cultura influenciarão a tipografia em algum momento… Lembrando que este exercício NÃO tem como objetivo fazer você se sentir constrangido ou ter vergonha do corpo.
Qual é a qualidade da sua voz? Tom alto, tom baixo, grave, suave, maternal, peculiar, acentuada?
Em qual faixa etária você pode jogar? Geralmente as faixas etárias geralmente giram em torno de 8 anos, dependendo do projeto e dos parâmetros da função. Se você tem 25 anos, pode entrar nas idades de 21 a 29 dependendo do seu perfil.
Quais são suas habilidades especiais? Você é contorcionista? Sabe falar outra língua fluentemente?
Quais são seus pontos fortes e fracos? Você consegue explorar a vulnerabilidade ou a raiva com bastante facilidade? Você tem um ótimo tempo cômico? Você é um cantor fantástico? Em que coisas relacionadas à atuação você é realmente bom? E no que você não é tão bom?
🟡 Segunda etapa:
O que outras pessoas dizem sobre você? Incluindo amigos, treinadores, mentores, sua avó e até mesmo seus inimigos. Pergunte por aí e faça com que as pessoas sejam honestas – sua mãe provavelmente verá você de maneira diferente do seu melhor amigo e de seu namorado – portanto, obter uma ampla gama de perspectivas pode ajudá-lo.
Agora volte e edite suas respostas na primeira etapa (se você pensou que exalava força, mas ninguém mais mencionou isso nessa etapa, talvez seja necessário apagá-la da primeira etapa). Mesmo que não haja dúvidas de que você é forte, se isso não transparecer no seu ciclo de contatos, então não fará parte do seu tipo.
🟡 Terceira etapa:
Agora, faça uma lista de todos os filmes, peças e programas de TV que você gosta e os personagens para os quais você acha que poderia ter feito um teste de forma realista.
Escreva três palavras ou frases que descrevam cada um desses personagens. Por exemplo, solitário, vulnerável, quer ser amado… ou feroz, teimoso e precisa estar no controle.
Use as respostas e compare-as com outros personagens e atores nas produções que você adora. Você deve começar a ter uma ideia sólida de onde se enquadra no ambiente da indústria das artes cênicas.
Agora… como utilizar essas informações?
Toda vez que você fizer um teste, leia a descrição do personagem e depois pense: “O QUE POSSO TRAZER PARA ESTE PAPEL?” Em vez de “o que eles estão procurando?” Porque na maioria das vezes, eles não têm certeza, até que você mostre a eles. Então, quando você estiver se preparando para um teste, pense em sua visão única do personagem. Você não precisa tentar ser único, você é um ser humano e não há ninguém como você, então sua interpretação será única de qualquer maneira. Na verdade, trata-se apenas de construir a confiança e a capacidade de interpretar roteiros e dar vida a um diretor de elenco.
Quando for atualizar suas fotos, se vista de forma que favoreça essas informações.
Para o seu showreel, separe as cenas que captem exatamente as questões que você colocou nas etapas.
Quero esclarecer que este artigo é para que você conheça o seu tipo da perspectiva do diretor, do produtor… e para que use isso a seu favor. Não estou dizendo para criar uma versão de personagem de si e sim de ser autêntico e fiel a quem você é, com consciência de uma perspectiva empresarial.
Aproveite seus pontos fortes, mas não descarte outras possibilidades. Jim Carrey foi contra o seu tipo quando fez um drama, mas com certeza ele sabia exatamente qual era o tipo dele primeiro.
E aí, qual o seu “tipo”?
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
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