A TÉCNICA MEISNER NO TEATRO – Escola de Teatro Juliana Leite

A TÉCNICA MEISNER NO TEATRO

O ATOR QUE MORREU 23 VEZES
07/10/2020
O TREINO DIÁRIO QUE TODO ATOR PRECISA TER
21/10/2020

A TÉCNICA MEISNER NO TEATRO

A técnica Meisner foi desenvolvida por Sanford Meisner, também conhecido como Sandy (ator e professor de atuação), seu método se tornou um diferencial por abandonar a memória emotiva de Stanislavski e buscar a realidade a partir das ações físicas.

Meinser trabalha com a repetição, essa repetição tem como objetivo exercitar o contato, a troca com o outro, para assim partirem para o próximo passo. A ideia é de que o ator haja por instinto e pare de pensar, para isso, alguns exercício tem o foco do exercício no outro, não em si mesmo. Escutar, responder e se manter no momento presente são os fundamentos do trabalho. Estes jogos possibilitam uma desconstrução dos hábitos que obstruem a escuta do ator. Em um dos exercícios dois atores de costas um para o outro no palco, se voltam e dizem a primeira coisa física que notam sobre seu parceiro, como por exemplo: “Olhos verdes”, a outra pessoa repete, até um ou outro perceber um novo atributo físico. Com o tempo, isso muda para um comportamento de percepção “Você está nervoso”, diz um, “Estou nervoso” e o outro repete até que alguém perceba uma mudança. Você deve repetir exatamente o que a outra pessoa disse, independentemente de se sentir assim ou não. Isso se gradua em determinadas circunstâncias, texto e uma série de outras variações.


No entanto, em todas as versões deste exercício, há uma coisa a ser observada e que foge totalmente do propósito, os atores fazendo escolhas para serem educados ao invés de contarem a verdade genuína e honesta de como estavam se sentindo e o que eles estavam vendo. Isso é algo que fazem porque querem que as pessoas gostem de si, assim não querem correr o risco de serem considerados negativos para o público.

O ator não tem controle sobre como é percebido.

É necessário parar de tentar se apresentar de uma certa maneira para diretores de elenco ou público. Você é quem você é e quando está trabalhando, deveria ser assumidamente você. Não esconda ou coloque algum tipo de fachada, se você for qualquer coisa, menos totalmente genuíno em sua performance, o público pode dizer. Além disso, não deixe seu parceiro de cena, o público ou qualquer outra pessoa escapar do gancho. Vá atrás de sua intenção com toda a intensidade que puder reunir. Não hesite, não há tempo ou espaço em nossos palcos para isso.

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula