NÃO DIRIJA SEU AMIGO ATOR
24/01/2024MELHORE SEU DESEMPENHO COMO ATOR: DICAS DE ANOTAÇÕES (AUDIÇÃO)
07/02/2024Bom, no artigo anterior falei sobre as anotações de uma audição. Hoje vou falar sobre dicas de anotações para o teatro.
Achei melhor dividir em mais de um artigo para não se tornar cansativo para vocês.
Então vamos lá!!
Anotações para o teatro:
Primeira coisa, o ensaio é uma questão de descoberta. É lindo o processo de montagem de uma peça. Estamos todos apenas tentando fazer descobertas, pegamos o que o escritor nos deu, fragmentamos o texto por inteiro para entender tudo o que acontece e depois reconstruímos tudo… do esqueleto ao corpo completo.
Masss… por mais empolgado que você esteja, você terá que trabalhar com a colaboração com um diretor e fazer uma série de anotações, além de brincar no espaço e descobrir as coisas. Você também precisará colaborar com diferentes tipos de atores e, assim como os diretores, os atores vêm de diversas origens e abordam o trabalho de maneira um pouco diferente.
Existem atores que gostam de fazer a grande maioria do seu trabalho em casa e entram na sala com uma ideia nítida do que querem fazer, há atores que aparentemente não fazem nada em casa, há atores que precisam tocar nos adereços, brincar com figurinos e cenários antes que isso comece a fazer sentido para eles, há os acadêmicos que precisam entender completamente o contexto histórico antes de poderem colocar qualquer coisa no chão. (confesso que fiquei curiosa para saber que tipo de ator você é)
Existem algumas coisas práticas que podem realmente ajudá-lo a tomar nota de um diretor durante o ensaio. A primeira é extremamente óbvia e é esta: escreva. Qualquer que seja a anotação, anote-a em um caderno! Alô Diário de Bordo!! Escreva TODOS os apontamentos que o seu diretor fala durante os encontros. Revise as anotações antes de fazer a cena novamente para que fiquem frescas na sua cabeça. E faça o seu melhor para levar o que está na página para o palco.
Anote tudo com lápis!! As observações podem mudar a medida que você aprende mais sobre a peça, as cenas e os personagens.
Depois de receber uma observação de um diretor, faça o possível para fazer o que ele pede! Você ficará surpreso quando começar a observar outros atores recebendo uma observação, por exemplo: ‘Tente com um pouco mais de raiva desta vez’ O ator concorda com entusiasmo, e então a performance é… exatamente igual a anterior. Quando o diretor te pedir algo assim, reserve um segundo para processar a informação, você também pode fazer algumas perguntas e ter uma rápida discussão sobre por que o personagem está com raiva, pense se você já se sentiu da mesma forma, tente descobrir o que há no texto que os está fazendo sentir essa raiva e aproveite suas próprias reservas dela.
Nos ensaios, você pode experimentar até onde ir; no entanto, é sempre melhor exagerar do que fazer algo menor. Se o diretor precisa que você controle, você tem que confiar nele. E você pode se surpreender ao saber que sua versão de 100% é na verdade uma versão de 50% do diretor, e que um momento pode ser levado muito mais longe do que você pensa! Escute, interprete e tenha confiança para tentar algo – mesmo que você sinta que não vai funcionar. É função do diretor dirigir, é sua função tentar essa direção!
E se você quiser saber dicas de anotações para atuar na TV, aguarde o próximo artigo, quarta tem mais!!
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545