SAIBA QUEM FOI PETER BROOK
14/08/2024PEÇA: O CÍRCULO DE GIZ CAUCASIANO, DE BRECHT
28/08/2024Fofocar, choramingar, reclamar, falar mal das pessoas, se vitimizar…
Vamos lá, muitas pessoas são capazes de agir de forma ruim para tentar se encaixar em um grupo. A fofoca em um grupo de atores é um grande perigo, porque ela é contagiosa. Ela espalha sua astuta negatividade por um elenco de atores mais rápido do que uma crítica ruim. E a moral de um elenco é fundamental para o sucesso de uma produção. Uma vez que o vórtice da fofoca toma conta, ele leva atores de todas as idades e origens para o passeio.
O problema com a fofoca é que ela não ajuda em nada. Se seu diretor não tem visão, ele continua sem visão, independentemente de você reclamar sobre ele. Se outro ator continua esquecendo suas falas, nenhuma reclamação vai dar a ele uma memória melhor. Se seu parceiro de cena não está inspirado ou é realmente ruim, falar sobre isso dia e noite não vai salvar a cena. Por outro lado, focar no problema normalmente o agrava ainda mais.
Se você tiver um problema genuíno com um diretor, membro do elenco ou qualquer outra pessoa envolvida em uma produção, fale. Fale clara e diretamente e tente resolver o problema. Se o problema for resolvido, ótimo. Se não, bem, não há sentido em discutir mais. Para esclarecer, isso não significa ir e dizer ao seu diretor que o outro ator é ruim; a maioria dos problemas com a performance de outro ator só pode ser resolvida por você. Com isso, quero dizer dobrar a aposta e ser mais aberto, generoso e corajoso na cena em que você está trabalhando neles. Inspire-os com seu trabalho. Envolva-se com eles, não se retire.
Eu entendo, muitas vezes, se não gostamos de algo, não há nada melhor do que reclamar sobre isso. Não há nada mais reconfortante do que sentar na sala com outros atores, e mandar bala na reclamação banhada em ódio, frustração e choramingo, dissecando vorazmente seu diretor, parceiro de cena ou figurinista, ou quem quer que seja. É uma sensação fantástica. Mas, como todas as guloseimas deliciosas, muitas delas começam a cobrar seu preço.
A fofoca, junto com suas primas; reclamar, choramingar, agressão passiva e algumas outras que tenho certeza que você já experimentou ao longo do caminho, são todas contagiosas. Elas trazem um peso para a sala de ensaio e para a apresentação. Elas são as emoções fáceis. Aquelas que todos nós sentimos, mas seria melhor não ceder.
Nunca é difícil encontrar falhas em outro. Olhar para um ator e ver como sua voz está falhando, ou como ele nunca acerta suas falas, ou como ele continua cortando você muito cedo, ou muito tarde, ou como ele está destruindo a cena, ou como ele tem uma voz irritante, ou fala demais ou preenche o espaço em branco (tenho certeza que você consegue). É um pouco mais difícil ver o lado bom dos outros.
Uma sala de ensaio é um lugar para você trabalhar. Para ser o seu melhor e se esforçar para contar uma história com comprometimento e honestidade. A colaboração depende de apoio, abertura e confiança, e tudo isso é quebrado pelo ato infantil de fofocar. Lembre-se sempre de que sua reputação como ator é tão importante quanto sua habilidade. Se essa reputação for de reclamação e negativa, você logo não terá mais ninguém para reclamar.
Há uma diferença entre crítica e fofoca , e não quero que você tenha a impressão de que perdeu seu olhar crítico. É isso que faz de você um grande artista.
No entanto, é assim que funciona no processo de produção de uma peça, filme ou programa de televisão: você pensa em algo negativo sobre algo que alguém está fazendo – você não fala sobre isso com ninguém na produção. Vá para casa, para um colega de casa, ou melhor ainda, escreva uma entrada de diário sobre isso.
Permaneça crítico e desafie a si mesmo sobre o porquê de você não ter gostado de uma escolha em particular. O que você teria feito diferente? Não há necessidade de discutir ou ficar irritado com isso.
Tente passar tempo com pessoas que são naturalmente positivas. Aquelas que veem o melhor nos outros e não têm o vício da negatividade, de reclamar.
E você como ator, faça sua parte com seu estudo. Dificuldade é uma coisa, preguiça é outra.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545