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04/09/2024A peça “O Círculo de Giz Caucasiano” é uma das obras mais aclamadas do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, um dos maiores nomes do teatro do século XX. Escrita em 1944, durante seu exílio nos Estados Unidos, a peça incorpora os elementos característicos do teatro épico de Brecht, convidando o público a refletir sobre questões sociais, políticas e éticas através de uma narrativa envolvente e multifacetada.
Sinopse (com spolier)
A história de “O Círculo de Giz Caucasiano” é ambientada na Geórgia, no período pós-Segunda Guerra Mundial, e é contada dentro de uma moldura narrativa que envolve uma disputa de terras entre duas fazendas coletivas. Dentro desta moldura, é apresentada uma fábula que se passa durante uma revolução.
A trama principal segue a história de Grusha, uma humilde serva que, durante um golpe de estado, resgata e cuida de Michael, o filho abandonado da esposa do governador deposto. Enquanto foge para salvar a criança, Grusha enfrenta inúmeros desafios, sacrificando sua própria segurança e felicidade.
Anos depois, a mãe biológica de Michael, agora em uma posição de poder restaurada, retorna para reclamar a criança, não por amor, mas para garantir sua herança. A disputa pela custódia é levada ao juiz Azdak, um personagem corrupto e astuto, que resolve o caso usando o antigo teste do círculo de giz: a verdadeira mãe será aquela que conseguir puxar a criança para fora do círculo. Grusha, por seu amor genuíno, se recusa a puxar, demonstrando que ela é a verdadeira mãe de coração.
Temas principais da peça:
– Justiça e Injustiça
A peça examina a natureza da justiça através do personagem de Azdak, cujas decisões judiciais são imprevisíveis e muitas vezes irônicas. Brecht questiona o sistema judicial e sugere que a verdadeira justiça pode ser encontrada fora dos tribunais convencionais.
– Sacrifício e amor maternal
O sacrifício de Grusha em nome de Michael exemplifica o amor altruísta e a devoção, contrastando com o interesse egoísta da mãe biológica. A peça explora o que realmente significa ser um “pai” ou “mãe”.
– Poder e Corrupção
A ascensão e queda de personagens em posições de poder refletem a volatilidade política e a corrupção inerente ao poder absoluto. Azdak, embora corrupto, acaba por tomar decisões que desafiam as expectativas tradicionais de moralidade.
Extras:
Brecht visa provocar o pensamento crítico do público em vez de simplesmente entreter. Em “O Círculo de Giz Caucasiano”, ele utiliza várias técnicas para alcançar este objetivo:
- Distanciamento (Verfremdungseffekt): Brecht utiliza o distanciamento para evitar que o público se identifique emocionalmente de forma passiva com os personagens. Em vez disso, ele quer que eles pensem sobre as questões sociais e políticas apresentadas. Isso é feito através de narrativas diretas ao público, músicas que comentam a ação e interrupções que lembram ao público que estão assistindo a uma peça de teatro.
- Narrativa Não Linear: A moldura narrativa e as interrupções servem para criar uma estrutura não linear, incentivando o público a ver a história de múltiplas perspectivas.
- Personagens Complexos: Os personagens de Brecht raramente são unidimensionais; eles são complexos e muitas vezes contraditórios, o que reflete a complexidade da vida real e das questões sociais.
“O Círculo de Giz Caucasiano” é uma obra-prima que continua a ser relevante em contextos modernos. A peça não só desafia as convenções teatrais, mas também estimula debates sobre moralidade, justiça e o papel do indivíduo na sociedade. Brecht usa a fábula para comentar sobre as realidades contemporâneas de seu tempo, um método que permite que as questões discutidas transcendam o período em que a peça foi escrita.
Para estudantes e entusiastas de teatro, estudar “O Círculo de Giz Caucasiano” é uma oportunidade de entender as técnicas revolucionárias de Brecht e refletir sobre como o teatro pode ser uma ferramenta poderosa para mudança social e introspecção crítica.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
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