
PEÇA: O CÍRCULO DE GIZ CAUCASIANO, DE BRECHT
28/08/2024
QUAL O DEVER DO ATOR?
11/09/2024Erro é uma forma de nomearmos negativamente algo que aconteceu de forma não intencional. E essa questão de ver o erro como algo negativo é muito comum… pra quem não faz teatro!
No teatro, os erros podem ser incríveis!
Erros são o único momento em que você pode se surpreender. Se cada ação que você prepara cuidadosamente sempre sai exatamente como planejado, não há oportunidade para espontaneidade, e esse é o tempero da vida. O método de atuação é tão valorizado porque o coloca em uma posição inicial onde os “erros” que você comete na performance estão em sintonia com seu personagem.
Erros são o que tornam um personagem crível, porque falhas são um rótulo para as características de identificação em humanos. Falhas são simplesmente desvios da estrutura “perfeita”, e a estrutura perfeita é apenas uma média idealizada de todos os que existem. Na verdade, queremos destacar essas falhas e desvios para realmente forçar a intenção, portanto, queremos realmente criar uma atmosfera que seja propícia e encorajadora para cometer erros.
Ao assistir a um ator particularmente talentoso, são os momentos privados em que eles estão mais vulneráveis que são os mais cativantes. Podemos nos relacionar com eles nesses momentos. A única maneira de encontrar organicamente esses momentos na performance é aceitar que seu personagem comete erros. Há coisas das quais eles têm vergonha, das quais são feridos, das quais se sentem culpados. Encontre essas coisas e traga-as à tona. Deixe que elas afetem suas reações e as exiba.
Queremos assistir ao drama, não à perfeição, e o único caminho para o drama é através dos erros.
Fora do seu personagem , seja corajoso na performance, especialmente nos ensaios! Experimente e cometa todos os erros que puder. Literalmente faça um desafio para si mesmo, que você não se contentará com uma ação até que tenha tentado todas as escolhas erradas possíveis. Veja quanta variedade isso dá à sua escolha final. Ela terá mais informação e também será mais decisiva. Esta escolha é agora, indiscutivelmente, a escolha certa com o pico do potencial dramático.
Fique confortável com os erros porque eles são os tijolos com os quais construímos performances bonitas e impactantes. Deixe-nos ver seu medo, sua dúvida e, mais importante, sua coragem de ser vulnerável e cometer seus erros com orgulho.
E não falo apenas dos erros que um personagem pode cometer, os erros do ator também .Quantas falhas de ensaio já se tornaram marcações de cena? Já perdi as contas de quantas vezes mantive o erro para a apresentação.
Aqui, é o lugar que você pode explorar, fazer mais para depois diminuir, fazer pequeno para depois aumentar, fazer a mais para escolher o que será mantido… explorar as inúmeras possibilidades que um personagem, um ambiente… o teatro no geral, oferece.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545