DICAS DE LIVROS PARA ESTUDAR TEATRO – Escola de Teatro Juliana Leite

DICAS DE LIVROS PARA ESTUDAR TEATRO

POR QUE DEVO ASSISTIR PEÇAS DE TEATRO?
24/04/2019
DICAS PARA FALAR MAIS ALTO EM CENA
22/05/2019

Para você que quer aprofundar seu conhecimento em teatro, nós da Escola de Teatro Juliana Leite temos alguns livros para indicar:

O que é teatro, Fernando Peixoto (Sinopse: O teatro muitas vezes parece uma expressão em crise. Em certas épocas, quase perde o sentido; em outras, é perseguido; ora se refugia em pequenas salas escuras, ora sai para as ruas… Diversão e conhecimento, prazer e denúncia, emoção – como definir o teatro, qual o seu significado social, suas perspectivas e tendências? E o que é fazer teatro?)

A preparação do ator, Constantin Stanislavski (Sinopse: O primeiro volume de uma trilogia tanto para os que atuam e dirigem, quanto para os que apenas estudam teatro. Coube a Stanislavski a importante tarefa de sistematizar os conhecimentos intuitivos dos grandes atores do passado e de explicação ao ator contemporâneo como agir no momento da criação ou da realização. O seu sistema não é uma continuação das idéias expostas nos velhos manuais. É antes uma quebra da tradicional maneira de ensinar. O trabalho do ator, segundo o sistema de Stanislavski não equivale a um estilo de representação. É, como qualquer técnica, um meio e não uma finalidade. É o próprio Stanislavski quem diz: “Ele (seus sistema) só tem utilidade quando se transforma numa segunda natureza do ator, quando este deixa de ser preocupar com ele e quando seus efeitos começam a aparecer naturalmente em seu trabalho”. A técnica deve ser absorvida e nunca aparecer na realização. Esta é o resultado, e a técnica funciona então como estímulo ao processo criador)

A construção do personagem, Constantin Stanislavski (Sinopse: O segundo volume de uma trilogia tanto para os que atuam e dirigem, quanto para os que apenas estudam teatro. Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o Sistema Stanislavski. É o alicerce de todas as suas teorias e a razão de estarem sempre sofrendo leves modificações: cada volta ao estudo dos seres humanos ensinava algo novo. Na verdade, é o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e de seu semelhante)

A criação de um papel, Constantin Stanislavski (Sinopse: No livro, Stanislavski dedica-se a estudar “a preparação de papéis específicos, a partir da primeira leitura da peça e do desenvolvimento da primeira cena”, dissecando todo o trabalho que um ator deve executar para esquecer sua própria individualidade e assumir outra)

História Mundial do Teatro, Margot Berthold (Sinopse: Este livro aborda o teatro primitivo, das civilizações islâmicas, indo-pacíficas, da China, do Japão, da Grécia, de Roma e Bizâncio; analisa a arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco; passa pela era da cidadania burguesa e do naturalismo até o presente)

Manual mínimo do ator, Dario Fo (Sinopse: Livro de referência necessário para todos que se interessam por conhecer as técnicas da arte teatral, mais especificamente do teatro popular, para sensibilizar o espectador e motivá-lo a ficar atento à seqüência da narrativa dramática)

A linguagem da encenação teatral, Jean-Jacques Roubine (Sinopse: Este estudo da evolução das artes cênicas oferece uma visão panorâmica do teatro moderno sem privilegiar escolas ou encenadores. Depois de definir o âmbito das atividades do encenador, o autor analisa a evolução do texto dramático, do espaço cênico, da ambientação visual e sonora e do conceito de ator – tudo à luz do trabalho e dos escritos de destacados encenadores, como Artaud, Craig, Stanislavski, Grotowski e Brecht, entre vários outros que contribuíram para a renovação dos recursos e conceitos cênicos)

A arte do ator, Jean-Jacques Roubine (Sinopse: Ao caracterizar a arte do ator hoje, em toda a sua diversidade, esse livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dell’arte e à cena romântica, embora seu terreno privilegiado sejam os trinta anos que começam na década de 1950, com o pós-guerra. O universo do palco hoje é influenciado por vários fatores que não pertencem à esfera do teatro. Introduzidos pelo cinema ou pela televisão – como o close, por exemplo – ou mesmo pelas descobertas da psicanálise, estes fatores também são analisados. Ao falar do ator de hoje, evocando o intérprete de ontem, Jean-Jacques Roubine começa a formar nesse trabalho a silhueta do ator de amanhã)

O jogo teatral no livro do diretor, Viola Spolin (Sinopse: Este livro visa fornecer ao diretor de teatro uma maneira segura de ensinar um espetáculo por meio dos meus jogos teatrais, os quais foram inicialmente desenvolvidos como simples exercícios para dirigir atores que trabalham com texto escrito. Por muitos anos, meu trabalho no desenvolvimento dos jogos forneceu uma técnica importante para grupos de teatro) improvisacional em todo o mundo.

O teatro e seu duplo, Antonin Artaud (Sinopse: “Se o teatro existe para permitir que o recalcado viva, uma espécie de atroz poesia expressa-se através de atos estranhos em que as alterações do fato de viver mostram que a intensidade da vida está intacta e que bastaria dirigi-la melhor” – A. Artaud)

Jogos para atores e não-atores, Augusto Boal (Sinopse: O livro apresenta dezenas de técnicas teatrais desenvolvidas por Augusto Boal durante 50 anos de atividade com atores. Do Teatro de Arena até a difusão mundial do pensamento do autor, Boal desenvolveu um método pelo qual o espectador é chamado a participar da encenação e, no limite, pode servir às pessoas comuns que procuram técnicas teatrais para atividades como a psicoterapia, a educação e muito mais)

O papel do corpo no corpo do ator, Sônia Machado de Azevedo (Sinopse: (Sinopse: A autora, Sônia Azevedo investiga princípios, técnicas e metodologia de criação nas artes cênicas, as quais têm como elemento fundante o corpo do ator. A máscara atoral é examinada desde a preparação de um corpo disponível à sua utilização, na abordagem fenomenológica de sua composição, no arranjo formal e estético dos signos utilizados na cena contemporânea, até o momento mesmo da apresentação, em suas reapresentações, na manutenção e recuperação diária das energias somáticas nela investidas. Compondo-se de três partes, que vão desde uma investigação de princípios norteadores do trabalho corporal na dança, nas terapias que o utilizam e, sobretudo, no teatro, o livro propõe práticas e uma metodologia para o preparo do intérprete teatral dos nossos dias, tanto na improvisação, na representação e na criação formal da máscara)

Desejamos uma boa leitura para você!

Estes são ótimos livros para começarem um estudo aprofundado na área.

Escola de Teatro Juliana Leite
R: Tiradentes, 944 – Centro / Limeira-SP
(19) 9 9639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula