O ATOR E O ESPAÇO – Escola de Teatro Juliana Leite

O ATOR E O ESPAÇO

ATOR NÃO TEM DESCULPA
11/03/2020
OS MEDOS DO ATOR
01/04/2020

O ATOR E O ESPAÇO

As apresentações nem sempre acontecem no mesmo local que você ensaia, assim como nem todas as apresentações serão no mesmo lugar.
Sendo assim, o ator precisa se adaptar ao espaço no qual vai se apresentar.

Mudanças que podem ocorrer quando o espaço diminui:
Neste caso, a quantidade de passos diminui, o espaço entre os atores também, consequentemente, algumas marcações e coreografias podem sofrer alterações. A quantidade de cenário também poderá ter mudanças para se adaptar ao espaço. Roupas que ocupam muito espaço podem atrapalhar o cenário e os outros atores. Geralmente quando o espaço de apresentação diminui, o público também é menor, então você não precisa ter uma projeção tão extensa.

Mudanças que podem ocorrer quando o espaço aumenta:
Você precisará ser mais ágil para ocupar todo o espaço cênico. Com o espaço maior, os passos podem se tornar mais largos, a voz provavelmente precisará de um alcance muito maior. Se existirem coreografias, como fazer com que ela ocupe o espaço de forma bem distribuída ao mesmo tempo que a música tem o seu tempo exato? Para isso os passos serão mais espaçados, os movimentos mais amplos… Consequentemente, o ator se cansará muito mais. Dependendo da peça, criar a ambientação é muito importante, se for em um espaço amplo, provavelmente a quantidade de cenário será muito maior para que preencha o espaço.

Mudanças que podem ocorrer na entrada:
Se você está acostumado a ensaiar com coxia dos dois lados (podendo sair e entrar de cena pelas duas laterais) e de repente, só existe um lado para todas as entradas e saídas de atores e objetos, uma confusão pode acontecer… Atores trombando, gente entrando enquanto quem tinha que sair ainda não saiu… Personagens que precisam entrar em lados opostos em cena para se encontrarem ao centro não terão mais essa possibilidade… Muitas entradas e saídas de cena precisarão ser adaptadas. É sempre importante conhecer o local no qual vai se apresentar antes da data da apresentação. Se for em outra cidade, fica mais complicado, mas é possível pedir fotos do palco, da coxia… Assim o elenco já consegue ensaiar simulando  espaço que terão.

Sempre que for apresentar, conheça o espaço, ande pelo palco, teste sua voz, veja se seu amigo de cena (sentado na última fileira) consegue te escutar, faça testes de movimentações… Utilizem o tempo antes da apresentação para isso, para se adaptarem, para conhecerem o ambiente que vocês utilizarão, assim, os riscos serão muito menores de dar algo errado.

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula