A PESQUISA DO OLHAR PARA O ATOR – Escola de Teatro Juliana Leite

A PESQUISA DO OLHAR PARA O ATOR

A IMPORTÂNCIA DA POSTURA PARA O ATOR
22/04/2020
ERROS DE ATORES INICIANTES
06/05/2020

A PESQUISA DO OLHAR PARA O ATOR

Tudo começa com o aquecimento vocal e corporal… Mas eis um grande problema…
Costumamos nos preparar para nossas primeiras linhas de um discurso ou monólogo, mas raramente pensamos em como as apresentamos.
Você pode dizer a melhor frase do mundo, mas se você parece nervoso dizendo isso, sua mensagem está arruinada!

Segue um novo tipo de aquecimento para vocês em 5 passos:

1- Use o olhar com propósito! Artistas e atores confiantes conhecem o poder dos olhos. Para aumentar sua confiança, não deixe de olhar as pessoas enquanto você fala, isso torna o que você está falando muito mais rico e as pessoas também mantém a concentração em você.
Quando outras pessoas estão falando, muitas vezes desviamos o olhar, checamos nosso telefone ou procuramos o resto da sala. Isso mostra que você não está interessado na informação do outro. 
2- Use olhar atento e contato visual para sua vantagem. Já observamos em outra postagem que a postura indica sua confiança, o seu olhar também indica como você está. Tenha um olhar concentrado, focado… O contato visual é muito importante para acontecer a troca com o outro. Para entrarem em uma mesma energia.
3- Ao entrar na sala de audição, mantenha a cabeça erguida e olhe à sua frente. Quando mantemos o nosso olhar na linha do horizonte, trazemos mais confiança… Olhar acima pode trazer uma superioridade, que não é o que buscamos em uma audição.
4- Depois de se colocar em sua postura, observe para quem você está se apresentando. É preciso se conectar com o outro, ele pode trazer reações que te auxiliam na dosagem do que você está fazendo.
5- Não mude muito os olhos e nunca olhe para o chão. Mudar muito o olhar poder trazer uma insegurança, medo, ansiedade… O olhar no chão te coloca numa posição inferior.

Essas são dicas para uma audição, mas também pode ser utilizada na vida… Já em uma apresentação de peça… O seu tipo de olhar vai depender da relação da sua personagem com o outro. O importante é o olhar ter um objetivo… Se sua personagem é tímida, a probabilidade de ela manter o olhar baixo é altíssima. Se sua personagem é líder, dificilmente ela terá um olhar baixo… Será na linha do horizonte ou para cima… (Se ela é uma líder que mostra superioridade, esse olhar vai lá para o alto… Se está numa situação que busca um equilíbrio, igualdade, manterá a linha do horizonte…)

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

1 Comment

  1. Mariane Rodrigues diz:

    👏🏽👏🏽💕

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula