A PESQUISA DO OLHAR PARA O ATOR
29/04/2020O PÚBLICO É PARCEIRO DO ATOR
13/05/2020Os atores iniciantes cometem erros. Principalmente porque, bem, eles são iniciantes! E é sempre um ótimo momento para mudar isso!
Se você é um ator iniciante, se ensina os atores iniciantes, analise esta lista e dê um passo na direção certa.
👉 Esquecendo o público
Os atores iniciantes costumam pensar que seu espaço de atuação termina no canto do palco e que ninguém na platéia pode vê-los quando param de falar.
👉 Eu estou do lado dele, então não preciso projetar a minha voz
Iniciantes conversam diretamente com outros atores, esquecendo que o público também precisa escutar o que está sendo dito.
👉 Ninguém está me vendo porque o foco não sou eu
Os iniciantes costumam subir ao palco deixando as costas para o público.
👉 Como não é minha vez de falar, posso descansar
O foco não está em mim, vou esperar minha vez então… E relaxa… Iniciantes quebram o caráter sempre que não estão falando.
👉 Bloqueando o outro ator
É preciso estar atento para não bloquear o outro ator formando uma linha. É preciso estar numa formação que o público consiga enxergar todos que estão em cena (a não ser que esse bloqueio seja proposital).
👉 Querer ser o centro das atenções
Não faça nada além para que a atenção seja voltada à você. É preciso manter um equilíbrio e se um dos atores quer aparecer mais do que os outros, a peça inteira vai abaixo. O público não consegue focar no que realmente é necessário.
👉 Medir a importância do seu personagem de acordo com o número de falas
Pouco importa a quantidade de falas que você tem… Se fizer o seu papel bem feito, você terá a atenção necessária. A peça não é uma competição de atores, é um grupo onde todos jogam juntos. Já vi peças em que o ator que não tinha nenhuma fala chamou muita atenção pelo trabalho corporal que tinha. Tudo vai da sua dedicação e busca.
👉 Movimentações 8 ou 80
Atores que não se mexem em cena são cansativos para o público assistir. Atores que não param quietos também, quem se movimenta demais, acaba tirando o foco do que é realmente necessário.
Dose suas movimentações, faça algo com um objetivo.
😍 Como solucionamos isso?
Pense no público como seu parceiro de atuação e parte da cena. Você quer que eles vejam, ouçam e se envolvam com você. Não custa lembrar também a regra dos três quartos. Se você estiver parado, três quartos do seu corpo devem ser voltados para o público. Dessa forma, você pode se conectar com o público, mesmo que sua cabeça esteja voltada para o palco. Concentre-se em conectar-se ao público e sempre estará na direção certa. E o mais importante, estude, absorva as dicas que seu diretor passa para você e para os outros… A dica dada para o outro também pode servir para você em algum momento. Pratique! É praticando que as falhas vão sendo corrigidas e todas essas atenções ficam mais automáticas.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545