ERROS DE ATORES INICIANTES
06/05/2020O ALCANCE DA VOZ DO ATOR
20/05/2020Os atores iniciantes passam tanto tempo pensando em suas falas que isso pode acabar deixando de lado o mais importante, o “convencer” o público de quem você é (sua personagem no caso).
Essa tensão em ficar preso ao texto também pode acabar criando bloqueios que prejudicam a criação de sua personagem. O ideal é que você estude o texto, decore suas falas, mas depois disso, brinque, fale da maneira que sua personagem falaria, se solte… O diretor vai te instruir dizendo que precisa diminuir um pouco esse exagero ou talvez exagerar um pouco mais. Isso vai ajudar muito para tudo ser o mais natural possível dentro da personalidade de sua personagem.
É importante lembrar que a primeira conexão que o público faz com um ator é visual – o que eles vêem. E se o que eles vêem é chato, você está com um começo difícil. É importante ressaltar que existem personagens que tem o objetivo de ser chato… Mas caso isso não faça parte do seu objetivo…
Como solucionamos isso?
Use exercícios que tirem a voz da equação, tentem mostrar com o corpo o caráter de sua personagem. Convença sem a utilização de palavras.
Por exemplo: Entradas e saídas. Crie uma entrada e uma saída que sejam singulares à personalidade do seu personagem. Quem assiste deve saber qual personagem você está interpretando simplesmente pela maneira como você se move.
Coloque tanto esforço na natureza física do seu personagem quanto aprende suas falas. Os atores devem criar uma pose, uma caminhada e um gesto significativo para cada papel. Isso marcará sua presença em cena, independente se estiver dando um texto ou não.
Mas é claro, a sua criação precisa estar dentro das instruções de seu diretor, por isso, o diálogo com ele é fundamental.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545