SUPERSTIÇÕES DO TEATRO – MACB… – Escola de Teatro Juliana Leite

SUPERSTIÇÕES DO TEATRO – MACB…

07 PASSOS PARA TRABALHAR SUA ATUAÇÃO EM CASA
03/03/2021
PREPARANDO A VOZ NO TRANSPORTE PÚBLICO
17/03/2021

SUPERSTIÇÕES DO TEATRO – MACB…

O teatro é um lugar supersticioso, em algum lugar entre os sonhos imaginados do escritor e a consciência coletiva do público sentam-se os atores, a equipe e seus trabalhos. Em meio a isso, uma série de superstições ritualísticas se tornou parte integrante da vida do teatro. Alguns se desenvolveram por segurança, outros por medo… Vamos conhecer um pouquinho!! De tempos em tempos, colocarei uma delas aqui para vocês!

Macbeth (A peça escocesa)
Nunca diga o nome da peça escocesa em um teatro. Não faça isso. É 100% totalmente amaldiçoado. Dizem que sempre que a montagem é feita, uma tragédia pode acontecer. Falar o nome da peça em voz alta, atrai azar. Outros dizem que os versos de Shakespeare citam diretamente livros de magia negra em seus feitiços e encantamentos.
Shakespeare buscou inspiração em fatos reais registrados nas “Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda”, de 1587, e recriou a situação histórica da Inglaterra do século XVI. O clima sombrio da história é habitado por bruxas videntes e fantasmas que atormentam seus assassinos.
A primeira história aconteceu numa época em que as mulheres não podiam atuar. Em 1606, um menino que interpretava Lady Macbeth morreu durante as apresentações. Ninguém soube explicar a causa e nem mesmo confirmou-se a morte, mas o boato se espalhou e, ao longo do tempo, muitas coisas inusitadas aconteceram em outras montagens.
Em 1964, o Teatro Nacional D. Maria II, em Portugal, estava com a montagem de Macbeth em cartaz. A construção foi destruída por um incêndio e permaneceu em ruínas até ser reformada em 1978. No Brasil, os eventos foram parecidos. Entre luzes que despencam e outros acontecimentos estranhos, em 1992, “A Maldição” mirou em um grupo e um teatro de São Paulo. A montagem dirigida por Regina Galdino iria se apresentar no Teatro Arthur Rubinstein, do Clube A Hebraica, e momentos antes de o elenco chegar, o teatro foi totalmente destruído por um incêndio. O grupo também foi para Santos, litoral de São Paulo, e no meio de uma apresentação, um refletor caiu e quase atingiu um dos atores.
Coincidência ou não, muitos artistas evitam produzir ou atuar a peça e até mesmo falar sobre ela. 

Alguém aí já participou de uma montagem da Peça Escocesa? Aconteceu alguma coisa? Conta pra gente!!

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula