10 MANEIRAS DO ATOR SE CUIDAR – Escola de Teatro Juliana Leite

10 MANEIRAS DO ATOR SE CUIDAR

18 TIPOS DE ATORES NO TEATRO. QUAL É VOCÊ?
11/08/2021
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE TEATRO
25/08/2021

Quem me conhece pessoalmente saber que eu não paro. Enquanto não temrino tudo o que tenho que fazer, não descanso.  Embora isso signifique que sou produtiva e pró-ativa na construção de minha carreira, não é bom para minha saúde física e mental. De um tempo pra cá, venho trabalhando nisso diariamente, vou compartilhar com vocês 10 maneiras dos atores (incluindo a mim) praticarem o autocuidado.

💙 Meditação Regular
A meditação pode ser feita de muitas maneiras diferentes; 15 minutos antes de dormir, 30 minutos no início da manhã, 5 minutos no carro antes do trabalho ou 2 minutos depois de terminar a aula de ioga. Descubra o que funciona para você, mas torne isso parte da sua rotina. Só porque você não pode se comprometer com 30 minutos todos os dias, não significa que você não deve se comprometer de forma alguma! Comece pequeno. A meditação centraliza a respiração, limpa a mente, relaxa os músculos e firma o artista.

💙 Alimentação saudável
Você é o que você come. Todos nós sabemos quais tipos de alimentos nos fazem sentir bem. Claro, Pizza pode ter sido uma boa ideia no momento, mas com certeza vou me arrepender em 45 minutos! Isso não quer dizer que você precisa seguir uma dieta militar, que envolve jejum e beber 4 xícaras de “coisas” verdes todas as manhãs. Mas faça alguma pesquisa, leia alguns livros – coma mais das coisas boas e menos das coisas ruins. Comida é combustível – dê a si mesmo o combustível de boa qualidade e de queima lenta para durar o dia todo – esteja você no set, nos ensaios, no palco, fazendo testes ou apenas trabalhando em seu trabalho casual. Ouça seu corpo e dê a ele o que ele precisa.

💙 Vida social 
Você conhece aqueles dois amigos negativos que você tem? Sim, livre-se deles. Vá em direção à positividade. Reclamar sobre a falta de audições, um agente preguiçoso, engordar, um péssimo emprego em um café – nada disso é útil ou produtivo. Na verdade, é realmente desmotivador e completamente improdutivo. Então é hora de uma limpeza. Você não precisa realmente deixar essas pessoas saberem que você vai começar a evitá-las, mas você pode definitivamente desaparecer no fundo sem que ninguém perceba. Você é um criativo tentando construir uma carreira aqui, você não tem tempo para esse tipo de negatividade em sua vida! E se agora você está percebendo que é uma dessas pessoas negativas, bem, pare com isso… e concentre-se no que realmente importa.

💙 Corpo ativo
Pratique ginástica, dê uma corrida no parque, nade no oceano, passeie com o cachorro no quarteirão. 20 minutos por dia, no mínimo. Se está preso em alguma coisa, cansado, com preguiça, ansioso, frustrado – dê uma caminhada de 20 minutos lá fora também. Fazer o corpo se mexer, respirar um pouco de ar fresco e liberar endorfinas é uma maneira infalível de ajudar a resolver o problema. Pode parecer a última coisa que você quer fazer no começo, mas acredite em mim, você vai adorar. Se você é praticante de ginástica, estabeleça uma rotina ou cronograma para si mesmo. Se você precisa de responsabilidade, gaste o dinheiro em um treinador ou inscreva-se em aulas. Como ator, você é seu instrumento. Tome conta disso. Um corpo saudável, flexível e em forma funciona melhor do que um corpo flácido, cansado e tenso.

💙 Aquecimento e relaxamento
Você provavelmente está ciente da ideia de um “aquecimento”. Todos os que estão no topo de sua área em qualquer setor farão um aquecimento antes de trabalhar. Atletas de ponta, músicos, cantores, todo mundo tem uma rotina de aquecimento! Então, por que os atores não deveriam fazer um aquecimento antes de se apresentar? Como acabamos de falar, você é seu próprio instrumento. Prepare-o para trabalhar, prepare-se, prepare-se para ter o melhor desempenho sempre.
Agora temos o aquecimento todo organizado. Mas muitas vezes nos esquecemos da parte do esfriamento. Isso é indiscutivelmente ainda mais importante do que um aquecimento. Depois de nos apresentarmos, muitas vezes ficamos com o que é chamado de ressaca emocional. Provavelmente estamos bombeados com adrenalina, embora simultaneamente exaustos, e estressados ​​sobre como nosso trabalho foi recebido. Isso é totalmente bom! Isso é normal. Mas o que é importante é sacudir tudo isso depois de trabalharmos. Reserve 10 minutos para alongar, respirar, meditar e relaxar a mente e o corpo. Libere toda a tensão. Você fez bem, você merece ter um momento para si mesmo e apenas respirar.

💙 Horários de sono
É sempre bom configurar um horário de sono. Primeiro, descubra quanto sono você realmente precisa. Experimente, escreva em seu diário se precisar, geralmente 7,8,9 horas é a média. Isso pode variar dependendo do que você está fazendo a cada dia. Se você não consegue dormir depois que o dia clareou, por volta das 6h da manhã, é melhor ir para a cama pelo menos às 22h. Se você não consegue se levantar antes das 8h, vá para a cama em um horário que permita que você se levante quando precisar. Comece o hábito, crie a rotina – há ampla evidência de que um horário regular de sono é ótimo para a produtividade e sua saúde mental.

💙 Tempo sozinho, tempo para si, tempo para silêncio
Reserve um tempo para si mesmo. Eu preciso de meu tempo todos os dias, caso contrário, fico um pouco louca. Meu tempo também pode significar o que você quiser – uma xícara de chá na varanda, assistir Netflix por uma hora, sair para um passeio, fazer aquela caminhada de 20 minutos sobre a qual falamos antes (olhe só, fizemos o famoso 2 em 1) . Ter um tempo para estar consigo mesmo, refletir e descomprimir é muito importante. É muito fácil procrastinar e evitar a reflexão interior. Todas as minhas grandes ideias, grandes realizações e descobertas aconteceram quando estou sozinho e quieto. É muito difícil mentir para si mesmo quando você está constantemente se checando e tendo um momento para refletir.

💙 Retiro criativo anual solo
Este é um dos meus favoritos! Todos os anos, tire 5 dias para um retiro criativo. Sente-se na praia e leia por 5 dias seguidos, acampe, faça caminhadas, faça um retiro de ioga ou simplesmente encontre um lugar legal e use o AirBnb. O importante é ficar sozinho. Se você realmente luta para ficar sozinho por tanto tempo, faça uma viagem mais curta ou leve alguém em quem você confie e com quem se sinta confortável. Vocês podem recuar juntos.
(* Leve caneta e caderno, escreva pelo menos 30 minutos todos os dias, logo de manhã. Não importa sobre o que você escreva, pode ser um disparate completo, pode ser um conto ou uma lista de compras. Basta colocar esses pensamentos na página. Você ficaria surpreso com o que surge. 
* Saia de todas as mídias sociais completamente. Eu não acho que preciso explicar isso. São 5 dias, tenho certeza que você consegue… e vale a pena o “sacrifício”.
* Se você pode ir a algum lugar rodeado pela natureza, é sempre melhor. Estar imerso na natureza é calmante e rejuvenescedor.
* Estabeleça algumas metas e faça algum planejamento. Mapas mentais, afirmações, planos de 5 anos – faça tudo. Sobre o que você precisa de alguma clareza? Você precisa marcar alguns passos para o resto do ano, precisa se lembrar de seus objetivos, precisa de motivação e responsabilidade? Coloque tudo no papel e, em seguida, cumpra-o. Tirar esse espaço da luta diária é a melhor maneira de definir metas e mantê-las.)

💙 Esqueça
Impermanência. Uma prática budista divina é abraçar a impermanência e aceitar o sofrimento, encorajo todos os atores a viver de acordo com esses princípios. No final do dia, você é apenas humano, e coisas ruins acontecem, assim é a vida.  Audições vêm e vão, há sucessos e há fracassos, decepções, rejeições e momentos fugazes de excitação. Para nos tornarmos atores capacitados e resilientes, precisamos praticar a adoção de todos esses momentos.

💙 Saia da mídia social
Talvez não seja a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em “autocuidado”, mas há muitas evidências que sugerem que a mídia social pode ter um impacto negativo no bem-estar. Isso não é novidade, mas é difícil de aceitar. Desligue os dispositivos e saia da mídia social de vez em quando. Por mais difícil que seja de acreditar, você não precisa estar online o tempo todo, todos os dias. Você busca validação por meio das mídias sociais? Você se sente inseguro e se preocupa em se comparar com os outros quando navega pelo Instagram? Você está essencialmente se torturando diariamente. Existe uma relação saudável com as mídias sociais, que é ter uma atitude distante e independente em relação a elas. Afaste-se do mundo online e concentre-se.

 

Ei, cuide de si mesmo
Sim, você me ouviu, mime-se. Eu não me importo com o que você faz, apenas cuide de si mesmo e faça o que você ama. Coma um bloco de chocolate, compre algo para o seu quarto, vá à livraria, passe o domingo de manhã na cama assistindo filmes dos anos 90 – faça algo divertido e um pouco atrevido, talvez. Fazer uma pausa, dar a si mesmo um passe livre – apenas significa que você pode voltar à sua rotina com mais vigor e energia. Se você empurra e empurra e empurra, você inevitavelmente vai dar TILT.

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula