COMO TER DINHEIRO PARA ESTUDAR TEATRO?
09/03/2022TRÊS FERRAMENTAS PARA CONHECER O SEU PERSONAGEM
23/03/2022Se você está em busca de um ponto de partida, para adicionar ao seu processo de criação, veio no lugar certo.
Antes de construir um personagem
Criar um personagem é a melhor parte de todo o processo do que fazemos: experimentar a vida de outra pessoa, estar na cabeça de outra pessoa e descobrir o que a faz funcionar. Se o personagem que estou interpretando caminha por um breve momento ou ele é o protagonista da história, vou me certificar de que decidi o que esse personagem gosta de comer, no que ele acredita e quem ele é.
Há todos os ABCs que você precisa fazer em qualquer projeto que contenha um roteiro. Analisar o roteiro, conhecer as palavras-chave, os temas, mapear o arco da história, descobrir com quem você está falando, seus alvos, o que seu personagem quer, o que está em seu caminho… Essa é uma parte inegociável do trabalho do ator, você PRECISA fazer.
Quando todo esse trabalho estiver concluído, você poderá, levantar-se e começar a construir seu personagem. Atuar é uma arte e criar um personagem é como você mostra a arte em seu trabalho. A combinação única de escolhas que você faz – essa é a sua assinatura. Mas vamos lá, você precisa fazer escolhas conscientes (mesmo por tentativa e erro) que o ajudem a contar a história geral da melhor maneira possível.
Quais são os temas da história do seu personagem
Quase parece básico demais, mas confie em mim aqui – toda vez eu subestimo o quão profundamente apenas ter o tema da história na frente de sua mente informa suas escolhas criativas. Isso ajuda a eliminar as coisas que você não precisa e mantém você na mesma história que todos os outros com quem você está se apresentando. Seja qual for o tema, mantenha-o na linha de frente de tudo o que você faz e tente entender como seu personagem serve à história que você está contando em sua relação individual com esse tema.
O que o autor diz sobre seu personagem?
Às vezes você obtém apenas o nome do personagem. Mas às vezes você terá a idade, ocupação e até os detalhes de seu relacionamento com outros personagens da história. Anote tudo isso! Também é possível ter informações com base na maneira que esse personagem fala, ele usa gírias? Ele fala muito certinho? Isso também +e uma ótima informação para saber mais sobre o personagem.
Em termos de caracterização, a quantidade de detalhes que o escritor fornece revela quanta licença criativa você tem para usar. Ele mostra se você tem que transformar um quadrado, um dodecaedro ou uma linha singular em um ser humano tridimensional vivo e respirando. Se você receber aquela linha singular de: “Mulher – qualquer idade” isso significa que o escritor está dizendo: “Vá em frente, ainda não tenho ideia de quem ela é”. Que presente.
Temos um vídeo que também pode te auxiliar muito nisso!!
https://www.youtube.com/watch?v=8U1q1BGGVq4&t=6s
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545