O QUE FAZER QUANDO NÃO ESTIVER ATUANDO?
19/10/2022POR QUE O TEATRO VAI TE AJUDAR NO FUTURO?
02/11/2022Antes de tudo, quero dizer o que seria a atenção plena. Atenção plena é ter consciência do momento presente, é estar no agora, é estar vivendo o momento presente.
Muitas vezes nossos pensamentos são inúmeros, estamos preocupados com tantas coisas ao mesmo tempo que acabamos deixando de viver o momento presente.
Seja honesto com você mesmo. Com que frequência você fica remoendo o passado ou se preocupa com o futuro? Quando paramos para pensar nisso, podemos descobrir que na verdade não estamos vivendo nossas vidas, e sim fazendo mergulhos no passado ou com a cabeça nos planos e contratempos do amanhã, isso, meu amigo, causa muito estresse em nós mesmos.
Existem exercícios para trabalhar isso além da meditação. Comece tentando aproveitar ao máximo cada ação que faz. Por exemplo, quando for comer, prestar atenção na sua comida, nos diversos sabores que cada alimento separado possui e em como eles ficam juntos, na textura… Você pode descobrir coisas que nunca tinha notado antes.
E por que estou falando de atençã plena, de saborear a comida em um blog voltado para atores?
Você entra pela porta do estúdio e está preocupado que vai começar a gravar uma cena antes de poder cumprimentar o agente. Você cumprimenta mas no fundo da sua cabeça os pensamentos estão nas páginas que você não conseguiu estudar em casa. Você está pensando na dica que recebeu sobre a mudança de expressão em determinado momento. Como você se sente com tudo isso? Péssimo! É óbvio, tem tantas coisas na sua cabeça, você está em tantos lugares ao mesmo tempo que não consegue aproveitar nenhum.
Se simplesmente tivesse permanecido presente no estúdio, sala, ou onde que que seja, observando o ambiente, concentrando sua atenção, você estaria exatamente onde deveria estar.
Se está pensando no que deveria ter feito, já foi. Aproveite o momento presente e como ele vem. Depois, quando tiver um tempo para se dedicar nessa questão do que pode fazer para melhorar você pratica.
Em cena dizemos que “o ator deixou a bola cair” quando ele dispersa sua atenção do momento presente. A cena escorregou das mãos. E nós atores buscamos exatamente o oposto disso. Precisamos estar presente o máximo possível, precisamos preencher a cena com energia.
Lembre-se também de que o que o público quer é que um evento ao vivo ocorra no palco ou na frente da câmera, e nada o deixa mais o “ao vivo” do que estar atento.
Seja fascinado pelo mundo ao seu redor e seus habitantes. Isso não significa que temos que olhar atentamente para cada objeto ao nosso redor. A fascinação pode ser leve e divertida, fácil e sem esforço. É simplesmente um estado de consciência aberta e atenta do que realmente está acontecendo. É prestar atenção às coisas com um senso de curiosidade e intriga.
Quanto mais foco, suave e não forçado, é colocado em uma tarefa específica, mais envolvente ela se torna para o espectador.
Aprender é sobre experiência. Assim como nenhuma boa aula de atuação pode consistir em uma palestra com os alunos apenas escrevendo algumas anotações, sem que eles se levantem e descubram por si mesmos.
A atenção plena exige prática, e levando em consideração o quanto as pessoas estão aceleradas ou como querem resultados rápidos, muitas vezes o foco no resultado final é tão grande, que nada se aprende sobre o processo. Aproveite o processo, esteja presente no agora!
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545