TE DESAFIO COMO ATOR…
27/09/2023COMO SER UM ATOR CORAJOSO
11/10/2023Atuar no palco é um trabalho de equipe: e por mais que alguém tente dizer o contrário, na prática verá que essa informação não faz sentido.
Todos no elenco têm papéis diferentes – o que sinifica diferentes trabalhos a fazer – mas todos trabalham juntos pelo mesmo motivo e com o mesmo objetivo em mente. O sucesso de um grupo no palco tem tudo a ver com conexão, energia, interação e comunicação. Se pararmos para pensar e irmos além da peça em si, é isso que o público está lá pra ver isso, portanto, é no que o elenco deve investir para levar a apresentação.
Um único ator pode ter um desempenho excelente em uma apresentação ruim (não significa que isso fez o trabalho funcionar). Um conjunto forte, no entanto, trabalhará em conjunto para fazer com que todos tenham uma boa aparência. Seja um jogador de equipe
Se pararmos para observar, todas as equipes esportivas se aquecem antes de um jogo para garantir que estão trabalhando bem juntas; então, aqui vão alguns exercícios que um elenco pode fazer antes de uma apresentação para construir um trabalho em equipe.
O espaço
Antes de falarmos de aquecimentos específicos, vamos bater um breve papo sobre o espaço de aquecimento. Pode ser o próprio palco, o camarim ou até mesmo um espaço de ensaio vazio (se você tiver a sorte de estar em um local maior).
Procure um lugar onde você possa fazer barulho e não ser incomodado.
Cada ator tem um método diferente para se aquecer e se preparar para uma apresentação. Alguns vão se espreguiçar e rolar no chão, outros ficam quietos e murmuram para si mesmos em um canto. Em todo elenco, é regulamento que um ator fique andando pelo espaço fazendo sons estranhos (brincadeiras à parte hehehe).
Antes de entrar no aquecimento do grupo, todos têm a chance de fazer uma preparação individual primeiro. Isso mostra um respeito geral pelo processo singular de cada ator e ajuda com que se sintam confiantes sobre suas próprias habilidades antes de trabalhar em seu lugar no conjunto.
A voz
Não há nada como um bom aquecimento vocal para se preparar, então por que não fazer isso em equipe? Já escrevi vários artigos sobre voz por aqui, mas vamos falar novamente sobre alguns exercícios básicos:
Respiração — Comece com uma respiração profunda de todo o conjunto: inspire pelo nariz, expire pela boca. Este não é apenas um ótimo precursor para um trabalho vocal mais rigoroso, mas uma maneira adorável de acalmar e concentrar o grupo.
Cantarole — Você pode fazer isso em círculo ou em linha reta — de frente para a parede do fundo do teatro para pensar na projeção. Abaixe o queixo, sinta a ressonância encher sua boca e fazer cócegas em seu nariz. Para uma etapa adicional, escolha um momento em grupo em que você abra a boca (abaixando a mandíbula) e comece a cantar. Deve soar como “MmmmaaaaAAAAAAAH”. Se você estiver em um círculo, faça esse som de “Mah” para outra pessoa. Se você estiver em linha reta, imagine seu “Mah” batendo na parede do fundo e pintando um grande ponto vermelho com sua ressonância e calor.
Sons estranhos – Ok, tirei sarro deles mas na verdade eles são uma ótima maneira de trabalhar no fortalecimento dos altos e baixos do seu alcance, bem como trabalhar na projeção vocal. Você pode cantarolar ou cantar (ou os dois), fazer sons que pareçam de sirene (ou de qualquer coisa não identificada).
Trava-línguas — Passe da projeção para a articulação com alguns trava-línguas.
(os sons de PA-TA-CA / PRA-TRA-CRA / PLA-TLA-CLA / FA-SA-CHÁ… já ajudam bastante)
Canto em Grupo — Você não precisa estar se aquecendo para um musical para aproveitar os benefícios de um canto em grupo antes de uma apresentação. É uma ótima maneira de aquecer sua voz e exige que todos estejam na mesma energia e com foco. Escolha algo divertido, simples e não muito desafiador.
O corpo
Um aquecimento físico é outra parte integrante de um aquecimento. Assim como no aquecimento vocal, as pessoas terão seus próprios rituais que precisam fazer para se sentirem prontas, mas o alongamento em parceria é útil para aquecer o corpo e promover a comunicação e a conexão dentro do elenco.
Exercícios de Articulação – Embora isso se enquadre mais como aquecimento vocal do que físico, eles podem ser uma boa ponte entre trabalhar em sua voz e abordar o resto de sua fisicalidade. Pratique sons consonantais, masque chicletes imaginários, estique e contraia os lábios, limpe os dentes com a língua…
Desenrolar a coluna — Um clássico aquecimento em grupo. Pense em um fio que se estende do topo de sua cabeça, puxando sua coluna para cima de forma agradável e reta. Quando “esse fio for cortado”, todos devem rolar a coluna para baixo – liderando com a cabeça – até ficarem completamente curvados, tocando os dedos dos pés ou balançando os braços no chão (vértebra ou vértebra). Depois, retornem à posição de pé fazendo o caminho inverso. A cada vez que fizerem isso, podem incluir um tempo… começando com 16 segundos para descer e 16 segundos para subir; passar para 8… 4… 2… e finalmente 1. É um ótimo alongamento que acorda o corpo e melhora a postura.
Alongamento das costelas — Fique de frente para outro integrante do elenco e segure os pulsos um do outro com firmeza. Contrabalançando, dê um passo para trás com uma perna e incline-se para trás, afastando-se um do outro, de modo que fiquem dobrados nos quadris com os braços esticados – ainda conectados ao parceiro. Certifique-se de que você está estável e sinta o peso e o ângulo de seu parceiro para fornecer uma pressão igual e oposta às costas, movendo seu tronco para alcançar fortes alongamentos ao longo de toda a caixa torácica. Continue movendo as posições para mover o alongamento, mantendo o contrapeso.
Esculturas de Gelo — Uma pessoa grita “Congela!” para iniciar este aquecimento; o resto tem que posar como esculturas de gelo (pode até ter um tema, como por exemplo: animais). Então, em contagem regressiva a partir de 16, cada escultura tem que derreter até se tornar uma poça no chão. Repita, como no exercício de desenrolar a coluna, contando 8, 4, 2 e finalmente 1. Este exercício não é apenas um aquecimento físico, mas uma ótima maneira de encontrar foco e trazer consciência para o próprio corpo.
Lembre-se: Como em todo trabalho físico de atuação, ouça seu corpo e não se esforce além de sua própria capacidade. Esteja seguro e aprenda a procurar exemplos de tensão e estresse nos outros: não force seu parceiro de alongamento se ele parecer estar no limite.
Passar a bola / Gasto de energia
Após esses exercícios, chegou o momento de realizar algo que envolva um pouco mais de gasto de energia. Faça uma dinânica de interação entre todos. Uma sugestão é que todos caminhem pelo espaço e passem uma bola para o outro (de forma que todos estejam atentos à bola), depois tornar essa bola invisível.
Também podem fazer algumas ariantes do famoso pega-pega.
Corra com o texto
Um exercício interessante é passar as falas da peça bem corridas. Isso não serve para ensaiar as falas, e sim para trabalhar o foco, a concentração, reafirmar a memória muscular das falas. Não se concentre nas intenções, apenas nas falas. Pode fazer essa atividade caminhando pelo espaço.
Pulando o texto
Este exercício é complicado e requer muito foco e um forte conhecimento do texto, mas se você estiver se aquecendo para uma apresentação, isso não deve ser um problema! Também pode ser muito divertido se for bem feito.
Todos em pé com uma linha imaginária em frente. Alguém pula para dentro dessa linha, essa linha significa qualquer lugar da peça, desde que seja uma deixa para outro ator. A partir disso, o elenco que está na cena se posiciona e continuam a representar a cena daquele ponto. Isso continua até que um outro ator do lado de fora comece uma nova fala de um ponto diferente da peça e reinicie a ação.
Este exercício realmente faz você pensar rápido, já que você tem que fazer ligações entre o assunto e as cenas e estar pronto para entrar em qualquer ponto da peça a qualquer momento, com suas falas prontas.
E para fechar…
Para que uma peça funcione, é necessário um esforço coletivo. Os atores precisam se unir para contar uma história. Fazer um aquecimento completo do grupo ajuda a obter o máximo de cada ator e definitivamente vale o investimento desses minutinhos. Nem todo mundo precisa se dar bem socialmente, mas isso não significa que vocês não possam trabalhar bem juntos. Todos os membros da equipe devem ter confiança de que podem fazer uma ótima apresentação, então desejem uns aos outros uma boa apresentação (MERDAA!!)
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545