
O QUE UM DIRETOR PROCURA EM UMA AUDIÇÃO?
20/03/2024
QUAL O SEU OBJETIVO NA CENA?
03/04/2024Mergulhar em uma cena pode ser um processo longo e demorado que exige uma extensa análise do texto. Em situações em que você não tem necessariamente os recursos para fazer um mergulho completo (quando na audição oferecem pouco ou nenhum contexto, quando você não tem acesso ao texto completo…), existem certas regras que você pode seguir que irá ajudá-lo a tirar o máximo proveito das palavras da página. Isso, por sua vez, permitirá que você entregue mais como seu personagem enquanto se contenta com menos.
Mas por que esse mergulho é importante para o ator?
Sabe aquela sensação de: Nossa, já acabou? Queria mais!
Ou aquela sensação de: Meu Deus, quando isso vai acabar?
Pois é, tudo isso tem a ver com a forma como as cenas se dividem. A cena sempre deve merecer seu lugar na história, se ela não tem nada para comunicar, não tem motivos para estar ali.
E o que torna uma cena necessária?
1- Progressão do personagem: Quando algum personagem aprende, cresce ou muda por conta das interações com outras pessoas ou ao funcionamento da trama.
2- Progressão do enredo: Quando a história em si é movida pela ação, inação ou influência externa do personagem.
3- Exposição: Quando há uma informação que contribui para a compreensão do personagem (para o público) sobre o enredo ou cenário.
Normalmente, uma cena incorporará mais de uma dessas coisas. Uma ótima cena quase certamente fará isso, ou pelo menos apresentará um dos pontos acima de uma forma interessante.
Portanto, ao estudar uma cena, analise que tipo de cena ela é. É um momento de introspecção, uma memória relembrada? Uma troca rápida entre dois personagens onde suas tensões transparecem? É uma separação entre duas pessoas quenão aguentam mais remoer coisas do passado? Onde a cena se enquadra nas categorias acima? Em quais categorias ele se enquadra?
Diquinha – progressão do personagem: Normalmente nas audições os textos envolvem a progressão do personagem. O diretor quer ver o que você é capaz de trazer para o personagem. A chave para fazer isso dar certo é pensar na mudança que seu personagem tem. Comece em um estado e termine em outro. Isso mostra que seu personagem está mudando de alguma forma. Isso também te ajuda a encontrar o objetivo do seu personagem naquela cena, auxiliando assim a criação de ações que vão te levar até esse objetivo.
Diquinha – progressão de enredo: Tente determinar a fonte do conflito na cena, o obstáculo que faz seu personagem passar por essa mudança. As ações são movidas por uma mudança interna ou uma força externa? O enredo é importante, mas não é tudo. Isso é especialmente verdadeiro em audições, quando muitas vezes você não tem acesso ao texto completo para guiá-lo em direção a um superobjetivo. Deixe de lado o final de sua história e concentre-se em seus objetivos de curto prazo. O que você quer do seu parceiro de cena neste determinado momento? Persiga isso e mantenha-se presente.
Diquinha – exposição: Cenas com muita exposição costumam ser dramaticamente secas, com diálogos imediatos projetados para atualizar o público com informações básicas. Encontre um motivo para o seu personagem querer divulgar essa informação. Pode ser tentador representar a história que você está contando, em vez de representar as razões que seu personagem tem para contá-la. Ao invés de inserir respostas emocionais, pergunte como realmente seu personagem se sente em relação ao momento atual. Como o parceiro de cena está reagindo às informações? Está afetando-os, perturbando-os, inspirando-os? E como isso afeta você?
Muitas vezes, ao falar monólogos, esquecemos que uma cena com diálogo unilateral ainda é comunicação. Só porque seu parceiro de cena não está falando, não significa que você não esteja recebendo uma resposta dele. Verifique com eles o que acontece em sua linguagem corporal: expressão, ação, fisicalidade, se eles começaram ou não a arremessar objetos enquanto você fala.
O segredo da exposição é que ela está preparada para a progressão do personagem: mudança de estado emocional e fontes de conflito. Sempre pergunte a si mesmo por que você está motivado a explicar essas informações e como isso muda seu caráter. Aprender como apresentar uma exposição com propósito é uma habilidade inestimável que dará ao seu personagem o momento de brilhar.
Bom estudo!!
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
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