O TEATRO PARA OS JOVENS
18/09/2024QUEM FOI SAMUEL BECKETT?
02/10/2024O objetivo desse artigo é sobre o que não fazer!!
Os diretores foram gentis e receptivos o suficiente para lhe dar um papel, a melhor decisão de suas vidas, certo? Bem, talvez sim e talvez não. Definitivamente, há alguns comportamentos de atores que podem fazer os diretores desejarem ter feito química, contabilidade ou até mesmo manutenção de esgoto em vez de lidar com alguns atores! Na moda do red flag, aqui vão algumas bandeiras vermelhas que vão tirar o diretor do sério. Se você fizer tudo isso, garanto que você não conseguirá mais nenhuma trabalho na cidade (e se bobear, na região).
Não saber suas falas
Um ator que não sabe suas falas tira um diretor do sério. Às vezes você pode aprender algo extremamente bem e sem muito estudo (você acha) e então aparece no ensaio e tudo desaparece da sua cabeça como num passe de mágica. Esquecer uma ou duas falas pode acontecer, mas sejamos realistas, como ator, é seu trabalho aprender suas falas. Se você não consegue falar o texto, não consegue atuar. É a base de todo o resto do seu trabalho.
Aprenda suas falas tão bem que mesmo quando você estiver sob estresse, na frente de um público de sei lá quantas pessoas estranhas que esperam que você diga o que o texto diz, as palavras ainda saiam sem esforço. Um ator que repetidamente falha em dizer o que deveria dizer está em uma rua de mão única para irritar seriamente seu diretor.
Não seguir a direção
Isso pode parecer óbvio, mas receber instruções pode ser uma das partes mais difíceis do trabalho de um ator. Às vezes você sente que realmente assumiu uma ideia, mas quando tem o retorno, ela parece exatamente a mesma feita anteriormente. Novamente, muitos dos problemas aqui surgem da resposta ao estresse do ator. A capacidade de uma pessoa de assumir ideias complexas reduz drasticamente quando ela está sob estresse. Mas assim como aprender falas é a base para o trabalho de um ator, receber instruções é o que vai dar a estrutura do trabalho. O diretor tem uma visão que está tentando realizar e é o trabalho dos atores facilitar isso. Se um ator não está disposto ou é incapaz de realizar o que a direção solicita, ele não terá uma carreira por muito tempo.
Não se apegar ao seu papel
A menos que você seja o diretor do projeto, não dirija outros atores . Não faça isso. Assim como você não vai até os responsáveis pela iluminação para dizer para onde direcionar as luzes, ou pedir para mudar uma lente para o diretor de fotografia, deixe a direção para o diretor, a produção para o produtor e o cenário para o cenógrafo. Se os outros atores estiverem abertos a falar sobre a cena, analisar o texto e trabalhar colaborativamente – isso é ótimo! Vá em frente. Mas ninguém gosta de ser mandado como fazer seu trabalho, então deixe os outros departamentos fazerem o deles, é para isso que eles foram contratados.
Dê uma opinião se for solicitado, esteja aberto e pronto para mudanças por todos os meios. Mas um ator que anda em volta dos outros membros do elenco e diz a eles o que eles deveriam estar fazendo, quando eles não estão, com certeza vai irritar o diretor.
Estrelismo
Grandes egos e grandes exigências não te tornam querido por ninguém. Seja pontual, esteja preparado, seja profissional. Você está lá para fazer um trabalho e é como qualquer outro trabalho, seja educado, preparado e pronto para trabalhar, qualquer coisa fora disso vai te colocar em maus lençóis. Se você estiver surtante, faça isso num cantinho particular.
Desatenção
Saiba suas marcações, sinta onde está o foco de luz pra você se posicionar corretamente. Muitas pessoas trabalharam pra deixar tudo certinho e não esperam de jeito nenhum que chegue e fique no lugar errado.
Bom, se você evitar essa listinha, você certamente terá uma carreira longa e frutífera como ator.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545