O ATOR E A DISTÂNCIA CORPORAL – Escola de Teatro Juliana Leite

O ATOR E A DISTÂNCIA CORPORAL

OS MEDOS DO ATOR
01/04/2020
O ATOR E AS MICROEXPRESSÕES
15/04/2020

O ATOR E A DISTÂNCIA CORPORAL

Não são necessárias palavras para nos comunicarmos. Quantas vezes já escutamos a expressão “o corpo fala“? Pois é, o corpo acaba dizendo muito mais que palavras, pois muitos dos nossos movimentos e expressões faciais, surgem naturalmente, ter um controle disso parece impossível.
Mas temos algumas dicas para você, ator, convencer de forma não verbal, aquilo que quer comunicar.
Hoje, falarei sobe a distância corporal, dividirei a linguagem não verbal em partes para as postagens não ficarem muito longas.

Antes de nos aprofundarmos, tenho algumas perguntas para você…
– Como você prepara o seu corpo antes de uma audição?
– Quais expressões faciais você faz na sala de audição quando não está se apresentando?
– O que fez na última audição para conseguir o papel?
– (tudo bem, uma pergunta relacionada à voz) Como sua voz se infiltra quando se apresenta aos diretores de elenco?
– Sua linguagem corporal pode ter contribuído para sua rejeição? Como pode mudar isso?

Agora vamos para algumas dicas para você colocar em prática:
➡ Domine seu espaço
Normas espaciais, conhecidas como proxêmicas são um elemento importante na audição. Os pesquisadores descobriram que a maneira como usamos o espaço pode nos fornecer informações interessantes. Especificamente: A distância corpo a corpo entre duas partes codifica a natureza do relacionamento entre os próprios participantes, bem como a observação de terceiros. Em outras palavras, usamos o espaço para decidir como alguém se sente sobre nós e olhamos o espaço entre os outros para tentar prever seu relacionamento. 
Algumas médias: 
🔹 Espaço íntimo é 0 a 18 polegadas do nosso corpo.
As pessoas que estão nesse espaço precisam ser íntimas conosco, porque estão próximas o suficiente para alcançar e nos tocar. 
🔹 O espaço pessoal fica a 1,5 a 5 pés do nosso corpo. Essa é a zona mais comum que usamos. Podemos facilmente estender a mão, apertar as mãos e falar, para que alguém possa nos ouvir. Esta é a nossa zona favorita para conversar com amigos em uma festa ou colegas na sala de descanso.
🔹 O espaço social fica a 10 a 15 metros do nosso corpo. Isso geralmente é usado com pessoas que você sente que não são uma ameaça, mas você não está necessariamente interagindo com elas. Pode ser em uma festa ou evento de networking ou mesmo em um grande espaço para eventos. 
🔹 O espaço público está além de 7 pés. Isso nos dá espaço suficiente para descobrir as intenções de alguém antes de uma abordagem. Aos 7 pés, você pode ver todo o corpo, gestos e postura das mãos. Gostamos de ter uma boa leitura de alguém antes de conversar com eles. Etapa de ação: Pratique limites de espaço seguro. Permaneça nas zonas espaciais pessoais e sociais com o diretor de elenco e outros tomadores de decisão.

Comece a prestar atenção na distância entre as pessoas assim como a distância que você tem das pessoas e observe se faz sentido, o corpo não mente!
Se atente a isso para suas audições, para os personagens que cria… Faz toda diferença!!

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula