COMO SER UM BOM PARCEIRO DE CENA – Escola de Teatro Juliana Leite

COMO SER UM BOM PARCEIRO DE CENA

MUSICAIS PARA VOCÊ VER NA NETFLIX
20/01/2021
GUIA PARA O ATOR INTROVERTIDO
03/02/2021

COMO SER UM BOM PARCEIRO DE CENA

É na interação de personagens que encontramos a verdadeira magia do palco e da tela. Por causa disso, haverá momentos na sua carreira em que você não será o centro das atenções – nem tudo é sobre você. Isso pode parecer maldoso, eu sei. Ser um grande parceiro de cena é de vital importância para ser um grande contador de histórias. E é disso que se trata, certo? A Escola de Teatro Juliana Leite tem um guia para você ser um bom parceiro de cena e um ótimo contador de histórias.

✅ Escute. Escute atentamente!
Isso é muito importante, não apenas como parceiro de cena, mas também como ator em todos os formatos possíveis. Você tem que ouvir, ouvir ativamente não apenas as palavras de seus parceiros de cena, mas também a linguagem corporal deles. A pior coisa do mundo, (no mundo teatral) são os parceiros de cena que não estão prestando atenção ou, pior ainda, estão ativamente desinteressados com a cena. Não há maneira mais infalível de matar uma cena do que uma pessoa que está agindo com todo o coração, estar diante a outra que está totalmente desinteressada.
Não seja esse tipo de pessoa. Fique fascinado pelo seu parceiro de cena, lembre-se, mesmo que você esteja fazendo várias apresentações por semana, seu personagem não tem ideia do que a outra pessoa está prestes a dizer! Fique naquele momento, mantenha-se focado neles, examinando sua expressão facial ou linguagem corporal, e pergunte-se: como isso me faz sentir? O que eles estão fazendo com essa sobrancelha? Seja o que for, para manter seu foco na outra pessoa.

✅  Nem tudo é sobre você
Às vezes, você está ali apenas para conversar com um personagem mais significativo naquele momento da história. Isso não significa que você seja insignificante, muito pelo contrário, a história é sempre a coisa mais significativa. Onde seu personagem se encaixa nessa grande paisagem? De que forma você pode ajudar a contar essa história? Às vezes, isso significa ficar em segundo plano e ouvir os outros personagens tão ativa e atentamente quanto possível.
Além disso, não suba no palco, a menos que especificamente instruído a fazê-lo pelo diretor. 99% das vezes, o fingimento é sobre você e seu ego atrapalhando a história que está sendo contada. Atuar exige que você deixe seu ego de lado e comece a trabalhar. 

✅  Seja generoso e surpreendente
Mesmo que você não esteja fortemente envolvido em diálogos na cena, você ainda pode ser generoso e surpreendente com seu parceiro de cena. Ser surpreendente e generoso podem andar de mãos dadas? Com certeza! Quando digo isso, estou falando sobre se ater ao seu bloqueio, acertando todas as suas marcas, mas oferecendo ações diferentes em suas linhas, dando ao seu parceiro ofertas para rebater. Estar vulnerável e aberto a mudanças a qualquer momento e permitir que suas emoções reajam naturalmente às circunstâncias, conforme elas mudam. A pior coisa que você pode fazer como parceiro de cena é tão rigidamente preso às suas escolhas, totalmente inflexível e previsível que qualquer energia ou vida no momento é destruída. Isso obviamente tem que ser equilibrado com a visão dos diretores de que a cena é mantida sagrada, mas encontrar vida e espontaneidade nesses momentos irá percorrer um longo caminho para levar sua cena para o próximo nível e transformá-lo em um parceiro de cena fantástico.

✅  Seja gentil
Isso se aplica a todos. Mesmo se você achar que o desempenho das outras pessoas não é bom, a menos que você seja o diretor, o desempenho delas não é problema seu. Deixe isso com eles, se pedirem um conselho, tente trabalhar com o sanduíche de elogio, algo positivo, algo para trabalhar e depois algo positivo novamente. Ser duro com seu parceiro de cena raramente é uma boa opção, estamos todos juntos nisso – vamos trabalhar em equipe, pessoas!

✅ Tomar direção
Por favor, pelo amor de tudo que é sagrado – siga a direção. Na realidade. Mesmo. Sério, siga as instruções a bordo. Eles estão apenas tentando tornar a apresentação melhor, e se você não é o ponto focal da cena ou mesmo se for, leve em conta o que o diretor está lhe dizendo. Às vezes pode ser difícil entender exatamente o que um diretor quer de você, barreiras linguísticas, estresse, terminologia diferente para as coisas, pessoas que são apenas comunicadores ruins, todas essas coisas podem ser um problema. No entanto, você tem o poder de mudar esses desafios, basta fazer perguntas e esclarecer com o diretor o que eles precisam de você. Isso é absolutamente essencial para qualquer ator e é um músculo que você deve aprender a flexionar.

✅ Seja um profissional
Seja pontual, saiba suas falas, seja educado, esteja pronto para trabalhar. Se você ficar por mais de um dia, faça de tudo para aprender os nomes do elenco e da equipe técnica. Sua reputação leva anos para ser construída e minutos para ser destruída. Novamente, não seja esse tipo de pessoa, seja a pessoa que, quando todos se afastarem, eles dirão ‘Claro, ele não tinham muitas fala, mas caramba, ele é profissional! Vamos colocá-lo de novo! ‘

Ser um grande parceiro de cena é simples, fazer isso dia após dia, semana após semana e ano após ano pode ser desafiador. Assim como ser um grande atleta, geralmente se trata de fazer bem o básico. Ouça, esteja aberto a novas ideias, tome uma direção e não seja uma diva! Se você for capaz de colocar essas ideias em prática, terá uma carreira excelente e gloriosa!

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula