GUIA PARA O ATOR INTROVERTIDO – Escola de Teatro Juliana Leite

GUIA PARA O ATOR INTROVERTIDO

COMO SER UM BOM PARCEIRO DE CENA
27/01/2021
JÁ SE ARREPENDEU DE UM PAPEL NO TEATRO?
10/02/2021

GUIA PARA O ATOR INTROVERTIDO

Sim, existem atore introvertidos.
Isso pode tornar a carreira escolhida um desafio extra às vezes (sim, a instabilidade financeira e a indústria competitiva implacável já não eram suficientes). Atuar é um esporte coletivo e a interação social faz parte disso. Desde networking, audições, ensaios, apresentações, noites de abertura e festas de encerramento, escola de teatro e aulas de atuação, você pode apostar que a maior parte do seu tempo será gasto com outras pessoas. As longas horas exigidas de ensaios, apresentações ou filmagens são cansativas para qualquer um, mas para os introvertidos podem ser especialmente exaustivas.
Há um erro comum de que a introversão e a extroversão ditam o quão expansiva uma pessoa é, mas na verdade elas descrevem como as pessoas ganham energia (ou recarregam seus cérebros). Para os introvertidos, sua energia é adquirida dentro de si próprios e os extrovertidos por meio de outros. Isso significa que os introvertidos se recarregam sozinhos e são exauridos após as interações sociais, enquanto o oposto é verdadeiro para os extrovertidos. Embora introversão e extroversão não sejam necessariamente tipos de personalidade (nem todos os introvertidos são tímidos), existem características que são mais comuns em cada tipo. Para os introvertidos, existe uma correlação com ser mais quieto, um corpo caseiro e, às vezes, tímido e socialmente ansioso. Aqui estão algumas dicas que podem funcionar caso você se encontre nesse time.


✅ Defina limites e nem sempre sinta a necessidade de “acompanhar”
Dizer ‘não’ pode ser difícil e o desejo de acompanhar os outros e se encaixar com seus colegas ou colegas de elenco e equipe é forte. Festas e encontros sociais parecem ser particularmente abundantes nas artes (quantas vezes já fizemos isso com a turma da Escola de Teatro Juliana Leite?). Para os introvertidos,  festas podem ser a última coisa que se tem interesse em fazer depois de algumas semanas gigantescas de estudo na escola de teatro, isso pode causar a sensação de culpa e estresse por não estar presente nas reuniões sociais, isso causa uma preocupação em “ficar para trás” socialmente. No entanto, é importante aprender a conhecer e respeitar seus limites. Isso significa, às vezes, escolher dormir cedo ou optar por organizar um encontro individual com um amigo em um café. Também significa que quando escolher ir a festas ou eventos, vai aproveitar muito mais porque escolheu estar lá com atenção, isso se torna mais enriquecedor do que exaustivo. Cuidar de si mesmo significa que você pode ser um ator e ser humano mais feliz e produtivo.

✅ Aceite a si mesmo
Eu sei eu sei! Conselhos extravagantes e padrão encontrados em todos os artigos de autoajuda, mas infelizmente muito importantes. Algumas pessoas defendem a ideia de que para ser um ator de sucesso, é preciso ser mais extrovertido, mais alto, falante ou carismático. No entanto, tentar colocar uma fachada falsa e ser constantemente alguém que você não é, não é apenas uma descarga de energia, mas também uma barreira à autenticidade, o que acredito ser essencial para um ator. Embora uma pessoa introvertida possa não ser o mais barulhento na sala ou “se vender” o mais forte, pode ter interações genuínas e desenvolver relacionamentos profissionais fortes à sua própria maneira.
Ao aceitar sua natureza introvertida e tranquila, você pode abraçar seus pontos fortes e deixá-los trabalhar para você, em vez de ver isso como um revés.

✅ Você pode precisar ligar o outro lado (e tudo bem)
As pessoas nascem com disposições naturais, mas podem agir saudavelmente contra essas características quando se trata de “projetos pessoais centrais”, por exemplo, para o trabalho que você ama ou considera importante (olá, atuação!).
Sem dúvida, haverá situações em que você terá que ir contra a sua natureza quieta, e agir de forma extrovertida por um tempo, seja um teste comercial ou se misturando em uma reunião de negócio. Há uma diferença entre colocar uma fachada falsa e “esticar-se a serviço de um projeto pessoal essencial”. Para os momentos em que você decidir se alongar, certifique-se de tomar as medidas de autocuidado necessárias após o evento para recarregar e se recuperar.

✅ Consiga um “tempo limite” para atuar
Reservar um tempo para participar de hobbies ou atividades fora da correria obrigatória pode ajudar a tornar o estresse e as situações sociais desgastantes muito mais administráveis. Os exemplos podem ser ler um livro, passear com o cachorro, passar bons momentos com seu parceiro ou melhor amigo, pintar, etc. Permitir-se respirar para recarregar as baterias regularmente é ótimo para sua saúde mental e energia.

✅ Encontre pequenos rituais para ajudar a aterrar e conservar sua energia
Essa dica é particularmente importante quando se trata de períodos estressantes e que exigem muita energia, como durante uma temporada de apresentações ou filmagens de uma semana. É ótimo ter pequenos rituais que ancoram e conservam sua energia no kit de ferramentas do ator introvertido. Os aquecimentos físicos de alta energia e as corridas frenéticas de que alguns atores gostam antes das apresentações podem não ser o ideal para você, sua energia pode ser prejudicada. No lugar disso, você pode escolher um canto tranquilo e fazer respiração controlada e ioga como um ritual pré-apresentação. Da mesma forma, enquanto alguns atores podem escolher relaxar depois de um show saindo para tomar uma bebida ou discutir o público da noite e a apresentação, algumas pessoas optam por ir direto para casa, fazer uma xícara de chá e fazer um diário ou ler. Descobrir o que funciona para você exigirá tempo e experimentação, mas encontrar essas pequenas práticas pode fazer uma grande diferença.

Ser introvertido e buscar atuar pode ter seus desafios extras, mas não se esqueça dos superpoderes que sua introversão lhe dá também! Os introvertidos costumam ser ótimos ouvintes e observadores, altamente empáticos e sensíveis aos outros, bem como pensadores profundos e criativos. Essas qualidades são fantásticas para um ator ter, então não subestime seus pontos fortes. Ao desenvolver práticas mais fortes de autoconsciência e autocuidado que funcionem para você, acredito que você pode não apenas sobreviver, mas também prosperar como um introvertido neste setor.


🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

2 Comments

  1. OBRIGADO! esse texto me ajudou muito! agora sei que não sou tímido e sim INTROVERTIDO, eu falo com muitas pessoas, mas são as mais conhecidas. eu as vezes me sinto bipolar, quando alguém me apresenta uma pessoa nova tem vezes que eu falo,gosto e depois até mantenho contato, mas tem vezes quem eu não si dou bem com a pessoa, não me considero tímido as vezes eu só quero ficar no meu cantinho sem ninguém por perto.

    • Escola de Teatro Juliana Leite diz:

      Obrigada pelo retorno Pietro! É comum existir a confusão entre pessoas tímidas e introvertidas… Cada um tem seu jeitinho e o mais importante de tudo é saber respeitar essas diferenças de personalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula