JÁ SE ARREPENDEU DE UM PAPEL NO TEATRO? – Escola de Teatro Juliana Leite

JÁ SE ARREPENDEU DE UM PAPEL NO TEATRO?

GUIA PARA O ATOR INTROVERTIDO
03/02/2021
PROFESSOR DE TEATRO PODE FALAR, PROFESSOR COMUM, NÃO!
17/02/2021

JÁ SE ARREPENDEU DE UM PAPEL NO TEATRO?

Então você fez um teste presencial para um trabalho… Agora você tem que decidir se este é o trabalho certo, na hora certa, no lugar certo, com as pessoas certas. Felizmente, deu certo! Temos aqui 5 fatores que ditam uma boa experiência no teatro como ator. Aqui estão as regras, existem cinco fatores e, para fazer o trabalho, você quer ter pelo menos três respostas sim antes de assinar.
Vamos quebrar isso.

O papel
O lugar óbvio para começar, mas necessário. Algumas pessoas vão imediatamente ver em quantas cenas seu personagem está e fazem um show puramente baseado no volume de falas (quantas vezes vi alunos com esse costume na escola…). Pense em Romeu e Julieta, todos nós sabemos que Mercutio tem a melhor parte nessa peça e alerta de spoiler – ele está morto no meio do ato 3!
Só porque um personagem tem muitas falas, não significa necessariamente que seja um bom personagem e vice-versa.
É sobre como você se relaciona com o papel, isso te interessa? Isso desafia você? Isso vai expandir sua capacidade como ator? Será divertido? Se sim, dê a este um ‘visto’. 

O jogo
Separada de seu papel, está a própria peça. Isso é especialmente pertinente com novos trabalhos. Certifique-se de ler tudo pelo menos duas vezes, de uma capa a outra. Os clássicos têm uma rica história e performances anteriores para olhar. 
Se for um trabalho novo, pegue a versão mais recente e leia até que você tenha um controle sobre ela. Se você se conectar com o material, os temas da peça e o mundo que o dramaturgo criou, então fantástico! Dê a este um grande visto! Se não, continue.

Elenco, equipe e diretor
As pessoas. Isso é vital. Mais do que qualquer outro fator, isso vai ditar se você tem uma experiência negativa ou positiva como ator. Antes de aceitar o papel, faça sua lição de casa. Descubra o que este diretor fez anteriormente e, se possível, converse com alguns amigos atores que trabalharam com ele no passado. O mesmo se aplica a quaisquer outros atores que já foram escalados para o trabalho e outros da equipe criativa que estão ligados, designer, gerente de palco, assistente de direção, etc.
Se você sentiu uma vibração estranha, se sentiu desanimado ou teve um pressentimento estranho sobre qualquer uma dessas pessoas, você provavelmente deveria evitá-la. Faça sua pesquisa e siga seu instinto. Como está sua pontuação até agora? Espero que esteja chegando lá! Faltam apenas 2 categorias

Local
Onde tudo isso vai acontecer? Que tipo de infraestrutura eles possuem para apoiar um espetáculo? Estamos em um local estabelecido com multidões regulares ou estamos falando sobre um galpão abandonado em uma parte esquisita da cidade, onde você terá que escapar do crime de alguma maneira,  antes de poder ir aos ensaios? O local corresponde à visão do diretor? Ou eles estão tentando colocar Hamlet com uma orquestra de 300 peças e trilha de um artista local, dentro de uma sala de estar de uma casa geminada no centro da cidade?

Dinheiro em espécie!
Este é um grande problema. Eles vão te pagar? Eles vão fazer tudo ao seu alcance para tentar pagar você? Ou este é um daqueles casos em que você está sendo lançado puramente por exposição? Agora ouça, é possível estar feliz por trabalhar de graça, adorar atuar e para o papel certo, em um ótimo local, com pessoas incríveis – não se preocupe. Mas se eles não vão nem mesmo tentar colocar algum dinheiro na mesa, e o papel ou a peça não for bom. Eu ficaria receosa em participar do espetáculo…
Esta produtora valoriza o seu trabalho como ator? A exposição não paga meu aluguel. Se eles não podem garantir isso, mas eles vão fazer tudo ao seu alcance para conseguir alguma coisa para você, então talvez seja hora de embarcar. Dinheiro é sempre complicado, já li sobre um caso em que o ator precisou fazer a escolha entre fazer um grande papel sem dinheiro, ou um pequeno papel por muito dinheiro. Escolheu o último, e o outro ganhou 6 prêmios de teatro em Sydney. Portanto, nem tudo se trata de dinheiro, mas é um fator a ser considerado.

Conclusão
Então, como você foi? Você conseguiu três ou mais? Eu tenho que dizer: esta é uma diretriz, não uma regra. Comprometer-se com uma peça de teatro independente exige muito tempo, esforço e vulnerabilidade. Eles também podem ser caros. Custos de viagem, redução de horas em seu trabalho diário e uma série de outras despesas. Quando é bom e você está trabalhando com criativos maravilhosos, em um projeto interessante, em um ótimo local – bem, então vale a pena seu peso em ouro. 

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula