MITOS E VERDADES NO CUIDADO VOCAL (por Vítor Almeida) – Escola de Teatro Juliana Leite

MITOS E VERDADES NO CUIDADO VOCAL (por Vítor Almeida)

SUPERSTIÇÕES DO TEATRO – ASSOVIO
31/03/2021
O QUE É SHOWREEL E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
21/04/2021

MITOS E VERDADES NO CUIDADO VOCAL (por Vítor Almeida)

Profissionais que usam a voz como: professores, cantores, dubladores, atores e afins, precisam cuidar da sua voz para que ela não desgaste. Mas existem muitos mitos nesse meio que podem ter um efeito contrário ao proposto! Então, se liga nessas dicas:

O que realmente faz mal pra voz?

  1. Pigarrear;
  2. Ar-condicionado ;
  3. Comidas picantes;
  4. Estresse;
  5. Cantar/Falar muito sem aquecer a voz;
  6. Gritar ou cochichar;
  7. Álcool e cigarro.
  • Então é mito que gelados, chocolate, leite e derivados fazem mal pra voz? E a resposta certa é DEPENDE! Cada organismo reage de uma forma, pra alguns pode fazer mal, pra outros não (por isso eles não estão na lista acima)! Alimentos derivados do leite podem causar uma secreção, que favorecerá o ato de pigarrear, logo, a voz sofrerá danos que podem ser de curto ou longo prazo. Então o recomendado é que antes de uma apresentação, evite esses alimentos.

E o que faz bem?

  1. Maçã e gengibre, pois lubrifica as pregas vocais;
  2. Água (não importa se é gelada ou natural, é extremamente importante hidratar a voz);
  3. Inalação, para uma lubrificação direta das vias aéreas, laringe e pregas vocais;
  4. Descanso (evite falar nos dias de apresentações);
  5. Proteger do frio (especialmente em ar-condicionado, sempre tenha uma blusa ou cachecol para proteger suas pregas vocais!!)
  6. Ter uma boa noite de sono pois isso impacta diretamente em como a sua voz se porta durante o dia, por isso, preze por um por um sono de qualidade;
  7. Aquecer a voz.
  • Com certeza você já ouviu sobre gargarejo com vinagre e sal ou gargarejo com água morna e sal, e SIM, é mito! O Gargarejo com água em ALGUNS organismos até podem ajudar a RELAXAR as pregas vocais, mas o sal, vinagre não têm nenhum fundamento científico que comprove eficácia, e muitas vezes o sal pode até atrapalhar sua saúde vocal!
  • Uma dica bônus pra você que leu até aqui! A grande sacada do AR-CONDICIONADO é: se você não pode evitar procure estar protegido, tome mais água que o comum e use a lei da compensação do descanso, ou seja, o tempo que você ficou no ar-condicionado = tempo em silêncio e/ou sem grande esforço vocal.

É extremamente importante pesquisar (preferencialmente com profissionais da área) para um melhor aprofundamento no assunto para que não caia em mitos que acabem prejudicando sua voz! Mas, com essas dicas e esses cuidados, com certeza sua saúde vocal irá melhorar!

 

🤩 Artigo escrito por Vítor Almeida 🤩 
(aluno da Escola de Teatro Juliana Leite)

 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula