TRÊS FERRAMENTAS PARA CONHECER O SEU PERSONAGEM
23/03/2022POR QUE O DUBLADOR PRECISA TER O DRT?
06/04/2022É sempre uma boa ideia abordar o trabalho de montagem como um esforço colaborativo. Acredito que se pedirem para alguns atores falarem sobre os melhores diretores com quem trabalharam, falarão sobre aqueles que deram liberdade desde o início e não disseram muito sobre o que eles querem que o personagem seja, que não trataram o ator como um bonequinho.
Mas eles (diretores) sempre podem (e devem) guiar em outra direção se o caminho que o ator estiver tomando for muito longe, no caminho errado, ou se o ator chegar a um beco sem saída.
Se você tiver alguma dúvida importante sobre caracterização, é sempre uma boa ideia perguntar no primeiro dia de ensaio ou mesmo antes, se possível. Sabemos que muitas pessoas tem bloqueios quanto a isso e não topariam algumas coisas que podem estar na cabeça do diretor.
Não perca um único dia de ensaio, pergunte com antecedência.Quando digo isso, é porque pode acontecer de usarem o dia de ensaio apenas para falar sobre essas questões, que podem ser resolvidas antes do ensaio acontecer.
Estas podem ser perguntas específicas de sotaque, quão realista ou estilizado é o mundo da peça e o quanto eles querem que isso afete o estilo de atuação, se o personagem tem uma característica física, uma habilidade ou maneira de se mover que é significativa para a história e o que vamos fazer para mostrar isso? Essas são todas as coisas boas para decidir desde o início para ajudar a criar boas bases para construir seu personagem desde o início, e pode tornar seu tempo gasto trabalhando na sala de ensaio e na lição de casa o mais eficiente e eficaz possível.
Vale ressaltar que isso vale para quem está trabalhando na área de atuação. Para estudantes de teatro, é normal essas questões serem debatidas em aula, até mesmo para estimular o que devem fazer quando estiverem no mercado de trabalho.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545