A DESCONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM?
20/07/2022AUMENTANDO O SEU VOCABULÁRIO EM 7 PASSOS
03/08/2022Às vezes queremos entrar tanto no personagem que nem respiramos direito. Vai que nossa respiração faz com que a gente quebre o personagem não é mesmo? Mas pode respirar tranquilamente, os personagens também respiram.
Só tem uma coisinha, você já parou para pensar em como o seu personagem respira? Qual ritmo tem a respiração? Isso também afeta a maneira de falar o texto, as pausas dadas… Claro que a respiração altera seu ritmo de acordo com o estado emocional do personagem.
Abrace a respiração do seu personagem; use a respiração como fazemos todos os dias. Recupere o fôlego, respire fundo, expire… Exercícios assim podem ser reveladores ao estado emocional de um personagem.
Os aquecimentos e exercícios vocais são essenciais para qualquer apresentação teatral (e ensaios também). Os exercícios preparam as pregas vocais e os pulmões para uma produção vocal segura. Uma vez que trabalhou a técnica, no palco a respiração virá naturalmente.
Os exercícios podem ser feitos em uma cadeira, deitado no chão…
Hoje vou deixar alguns deles aqui para vocês praticarem:
Deite-se de barriga para cima com os pés apoiados no chão (joelho para cima) . Respire fundo permitindo que seu estômago se solte e expanda completamente, ao expirar faça um som de “sh” e permita que seu estômago se retraia de volta para o seu abdômen. Repita isso com um som de “s”, depois um som de “v” e “f”. Repita isso quatro vezes. Na inspiração, você também deve sentir a parte inferior das costas se expandir e empurrar para o chão – e com a prática você obterá maior liberação dessa área.
Vire-se para o lado direito para que as costelas direitas estejam pressionadas no chão, o braço direito estendido à sua frente, permitindo que a cabeça descanse nele. Dobre as pernas para cima para que você fique confortável. Repita o exercício de respiração com os quatro sons. Agora você deve sentir o lado do estômago empurrando o chão enquanto inspira.
Vire-se sobre as mãos e os joelhos e descanse o bumbum nos calcanhares e permita que o peito desça até os joelhos. Estenda os braços acima da cabeça, esticando-se em linha reta com as palmas das mãos no chão. Repita o exercício de respiração, esta posição deve permitir a liberação máxima para a região lombar.
Volte para as mãos e joelhos e deixe a cabeça baixa, relaxando os músculos do pescoço. Repita o exercício de respiração permitindo que seu estômago caia e fique pendurado abaixo de você na inspiração.
Após a posição final, certifique-se de ter um alongamento leve e fácil e leve o tempo necessário para voltar a ficar de pé. Sua respiração agora lhe dará suporte e força incríveis! Aproveite!
Cuidado: quando fazemos muitos exercícios de respiração, é possível ficar com um pouco de tontura, caso sinta tontura durante os exercícios, faça uma pequena pausa e depois retome.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545