COMO O SEU PERSONAGEM RESPIRA?
27/07/2022COMO SE SENTIR EM CASA ESTANDO NO PALCO?
10/08/2022O ator precisa estar familizarizado com as palavras, afinal, é um contador de histórias. Sendo assim, é fundamental a compreensão de um texto e a capacidade de comunicá-lo.
Um ator encontra uma diversidade de personagens durante seu caminho de estudo e profissional, com inúmeros estilos, de inúmeras épocas, e isso envolve vocabulários diferentes. Portanto, dedicar um tempo para aumentar seu vocabulário é um investimento.
As palavras têm uma sutileza de significado. As palavras colorem nossa personalidade. Ao trabalhar em um personagem ou uma peça que usa linguagem arcaica ou palavras complexas, simplesmente procurar o significado em um dicionário não permite que você incorpore a palavra. Mas se você estiver familiarizado com ela e talvez já a esteja usando pessoalmente, por sua vez, parecerá natural ao usá-la na personagem.
É por isso que atores shakespearianos experientes parecem muito mais naturais quando interpretam Shakespeare do que atores que estão pegando um texto dele pela primeira vez. A linguagem se tornou familiar para o ator que frequentemente atua nas peças de Shakespeare ou lê e assiste muitas de suas peças. Dizer tu, teu e acolá não parece algo de outro mundo; é natural para eles. Mesmo que você entenda intelectualmente essas palavras, se elas não forem verdadeiramente compreendidas e incorporadas, elas parecerão tolas.
Então vamos para as dicas para melhorar o seu vocabulário:
1 – Leia mais (e leia devagar)
Isso é óbvio, eu sei. A leitura é a principal maneira de aumentar seu vocabulário. Ela permite que você veja as palavras no contexto e tenha uma noção de como usar uma palavra. Então leia muito!
Ler devagar, ou pelo menos a um ritmo em que você possa realmente absorver as palavras também ajuda na fixação delas, ajuda a torná-las naturais. Elimine a pressa de ler livros. Quando você passa pelas páginas preferindo terminar um livro do que absorvê-lo, esse aprendizado passa batido.
2 – Leia vários tipos de textos (no início, leia o que você gosta)
A diversidade da leitura é importante, ela abre sua mente para diferentes formas de pensar, além de permitir que você veja um número maior de palavras. Romances clássicos, poesia, peças e jornais são ótimos. Procure sempre um texto de qualidade.
Se você não é f amiliarizado com a leitura, comece com o que você gosta. Você está melhor lendo 10 revistas do que lutando com um romance clássico. No entanto, quanto mais você lê, mais você procura por uma boa escrita e passa a apreciá-la.
3 – Arranje um dicionário
Apesar de trazer um ar de suspense pegar um dicionário físico para procurar determinada palavra, isso pode demorar e sei que esse trabalho pode fazer com que você se canse e abandone a leitura. Mas calma, não faça isso, utilize outros meios, está permitido os aplicativos e sites de busca. E
4 – Escolhe sete palavras na semana
Embora procurar palavras enquanto se lê seja bom, elas geralmente não grudam, e o processo de expansão do seu vocabulário é lento. Escolha sete palavras no início da semana e estude elas durante esse período.
Se você seguir isso toda semana, estará no caminho certo para desenvolver um vocabulário formidável.
5 – Ouça discursos excepcionais
Se você luta com a leitura, ou mesmo se gosta, ouvir ótimos palestrantes é outro caminho. Procure palestras sobre diversos assuntos, incluindo assuntos que você nunca ouviu falar. Existem palestras/discursos de 10 minutinhos e que podem se tornar altamente envolventes. Você pode procurar ouvir entrevistas com pessoas articuladas ou com vocabulário reforçado também.
6 – Uso prático
Use as novas palavras em situações sociais. Isso pode parecer assustador, eu sei, você pode se sentir como um apresentador que está lendo algo no teleprompter e isso pode ser vergonhoso, no entanto, se você não os enraizar e começar a usá-las, não encontrará a nuance da palavra. Às vezes, entender o significado do dicionário e usar a palavra são muito diferentes. Te dou duas opções, faça isso com um amigo que saiba dessa sua pesquisa, assim você não parecerá tão esquisito, ou faça isso com pessoas que não se lembrarão de você, um caixa de supermercado, um vendedor de alguma loja que você nunca vai…
7 – Escreva
Semelhante a usar as palavras com amigos, escrever é uma maneira prática de inserir palavras em seu vocabulário. Você também encontrará a nuance das palavras que está usando e sente quando elas soam bem. Ao escrever, tenha sempre um dicionário de sinônimos por perto; isso por si só ajudará a melhorar seu vocabulário.
Espero que isso tenha sido de alguma utilidade. Como atores, temos responsabilidade com nossa linguagem. Precisamos reverenciá-la e tentar o nosso melhor para dominá-la. A tarefa insaciável de entender as palavras está à sua frente e é emocionante! Imagine só você arrasando naquela entrevista, falando bem, com um vocabulário amplo… cada dia que se dedicou a isso, terá valido a pena.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545