COMO ESCOLHER UMA ESCOLA DE TEATRO?
17/08/2022O QUE FAZER COM AS MÃOS QUANDO ATUA?
31/08/2022Já falei por aqui algumas vezes sobre a importância do trabalho vocal. Ter uma voz saudável é essencial para o ator. A voz (assim como o trabalho corporal) é treinável. Com a prática você melhora seu alcance vocal, volume, respiração, articulação…
Trouxe aqui alguns exercícios que você pode incluir no seu dia a dia ou antes de se apresentar. Lembrando que você não precisa fazer todos os exercícios, assim como pode variar incluindo exercícios diferentes desses.
Os exercícios abaixo envolvem o alinhamento, respiração, ressonância e articulação.
Se seguirem esse roteiro, verão que um exercício leva ao outro.
1- Alinhamento
O alinhamento corporal é muito importante para a voz. Se o seu corpo estiver alinhado, significa que o som pode ser liberado sem impacto. Quando você está alinhado, abandona quaisquer hábitos e tensões pessoais, o que, por sua vez, ajuda a liberar sua voz. (se sua coluna postura está errada, se o pescoço está tensionado, isso prejudicará a liberação vocal e a respiração)
🟨 Comece deitado no chão com os joelhos dobrados e coloque as solas dos pés no chão na distância dos quadris. Você pode então colocar um livro sob sua cabeça (não um livro enorme) Essa posição é ótima por permitir que sua coluna descanse completamente. Agora coloque as mãos sobre o peito e o estômago: sinta a respiração se movendo — expandindo e contraindo suavemente. Esta é uma ótima maneira de estimular a respiração a se tornar mais centrada e a coluna e o pescoço a relaxarem.
🟨 Agora role para um lado e gentilmente fique na posição sentada. A partir daqui, fique em uma posição agachada (cócoras) e desdobre lentamente, rolando a coluna até ficar em pé (cabeça levanta por último).
🟨 Agora você pode alongar todo o corpo – isso é ótimo para liberar os músculos e liberar a tensão. Concentre-se em suas próprias áreas problemáticas, você é alguém que carrega muita tensão no pescoço, ombros, costas ou até pés? Você também pode incorporar alguma prática de Yoga nesta parte do aquecimento.
🟨 Volte para uma posição neutra e permita que seus ombros e braços fiquem soltos ao lado do corpo. Começando pela cabeça, comece a rolar pela coluna, uma vértebra de cada vez, até que suas mãos toquem o chão. Deixe a cabeça e o pescoço soltos. Faça algumas respirações aqui para se certificar de que liberou toda a tensão e, em seguida, volte lentamente para cima, vértebra por vértebra, a cabeça deve sempre subir por último. Você também pode tentar cantarolar suavemente enquanto sobe.
🟨 A maioria de nós tem muita tensão nos ombros, seja por ficar sentado em uma mesa o dia todo, carregar mochilas pesadas ou estar debruçado sobre um livro. Rolar suavemente os ombros é uma ótima maneira de liberar essa tensão muito comum. Novamente, seja muito gentil: comece devagar. Se você se esforçar, pode acabar introduzindo mais tensão em vez de liberá-la. Faça movimentos circulares.
🟨 Faça uma massagem suave e agradável onde a mandíbula encontra o crânio, para ajudar a relaxar e liberar os músculos. remover quaisquer tensões. Você também pode massagear suas pernas, braços, pés, ombros e pescoço. Seja sempre gentil, o objetivo é liberar a tensão.
Respiração
🟦 De pé na posição neutra dos atores (pés afastados na altura dos ombros, peito para fora e coluna reta e reta), inspire pelo nariz, levantando os ombros e sentindo a barriga se expandir. Em seguida, expire pela boca – em uma grande rajada – deixando cair os ombros. Ao repetir, tente deixar um pouco mais de ar entrar em seus pulmões a cada vez. Com cada queda de seus ombros, você deve se sentir energizado.
🟦 Inspire e, ao expirar, faça o som de “ff”, depois “sh”, depois “ss”. Dependendo da sua capacidade pulmonar, você pode expirar por 10 segundos ou 40 segundos, apenas concentre-se em qualquer estágio em que sua voz esteja. Você descobrirá que, se fizer isso todos os dias, suas expirações ficarão cada vez mais longas. Faça 3x rodadas de cada. Depois repita com “v” e “z”.
🟦 E para terminar nosso trabalho de respiração, suspire suavemente em sons de vogais abertas: “uh”, “ah”, “oh”, “oo”, “ee” (adicionar um ‘h’ na frente de cada pode realmente ajuda) Faça 3x rodadas de cada, comece suave e aumente o volume um pouco com cada uma. Mais uma vez, o objetivo não é ser “tão alto quanto possível”, mas buscar um som livre e relaxado. Empurrar e tentar “projetar” pode causar tensão nas cordas vocais, e não queremos isso.
Ressonância
🟩 Respire fundo e, ao expirar, sussurre suavemente e sinta a ressonância em vários pontos ao redor do corpo. Tente sentir a vibração em sua cabeça, garganta, peito, costas e rosto. Você pode tocar levemente essas partes do seu corpo para ajudar a se concentrar e liberar mais tensão que possa encontrar lá.
🟩 Como uma extensão do exercício acima, comece a cantarolar novamente – sentindo as vibrações nas cavidades oral e nasal, fazendo cócegas no nariz e nos lábios – antes de abrir a boca: “Mmmmmaaaaaaaaaaaaah.” Imagine, a cada “Mah”, que você está pintando um ponto na parede do outro lado da sala. Isso liberará sua voz, mas também fará com que você pense na projeção e para onde sua voz precisará viajar quando estiver no set ou no palco.
🟩 O bocejo é um carrapato humano natural que ajuda a liberar a tensão na mandíbula e no pescoço. Comece fazendo 5x bocejos seguidos, apenas suspirando suavemente no bocejo, e então você pode adicionar um pouco de som. Boceje mais 5 vezes e faça um som “AH” em cada uma ao expirar.
🟩 Respire fundo e, ao expirar, faça um zumbido para cima e para baixo em sua faixa de tom, do mais alto que puder, até o mais baixo possível. Faça uma pausa, respire e depois vá de baixo para alto. Repita 3x. Novamente – não force, isso é um aquecimento, não um “desgaste”!
Articulação
🟧 Agora é hora de massagear seus articuladores um de cada vez: massageie suavemente os lábios, as gengivas, as bochechas.
🟧 Limpe os dentes com a língua: Para mover e articular a língua, passe a língua sobre os dentes: superior e inferior, dentro e fora, na frente e atrás.
🟧 Coloque a língua para fora o máximo possível e depois puxe-a de volta. Repita 3x vezes. Agora tente tocar o nariz com a língua – repita 3x. Agora tente tocar seu queixo – repita 3x. E para finalizar, desenhe grandes círculos com a língua dentro da bochecha – faça 3 círculos em uma direção e depois 3 na outra direção. Não se esqueça de fazer a outra bochecha!
🟧 Abra a boca o máximo possível, depois faça-a tão pequena e apertada quanto possível. Alterne entre esses dois estados para alongar a boca e os lábios.
🟧 Para terminar, brinque com alguns trava-línguas divertidos!
Lembre-se de que fazer algo pequeno regularmente é mais benéfico do que fazer um aquecimento grande e abrangente de vez em quando. Se você está com dor de garganta ou problemas vocais, sempre aqueça com muito cuidado.
Se você trabalha em sua voz regularmente e realmente tenta melhorar esse recurso inestimável que você tem como ator, notará uma diferença no desempenho (independentemente de você ser um ator de palco ou de tela).
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545
3 Comments
gostei muito do site parabéns 🙂
Obrigada!!
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns