CONHEÇA OS TRÊS MUNDOS DO SEU PERSONAGEM
07/09/2022COMO SER ATOR?
21/09/2022Os atores são grandes observadores (ou pelo menos deveriam ser). A observação amplia o leque de possibilidades de atuação. Este exercício pode ser considerado ofensivo, socialmente inaceitável ou juvenil demais para algumas pessoas, mas eu garanto, ele possui um riqueza extremamente valiosa para os atores.
Observar as pessoas já faz parte da minha natureza, passei anos praticando durante meus estudos de teatro e isso permaneceu (e repasso para os meus alunos). Costumo olhar para o jeito de andar desengonçado de alguém – seus braços balançando para os lados. Ou talvez uma pessoa idosa subindo uma escada atrás de alguém impaciente. Ou uma pessoa vaidosa se arrumando em frente ao espelho… Colocar-se no lugar do outro é certamente um dos desafios e atrativos fundamentais do ofício da atuação.
Na forma mais simples desse exercício, você observa o andar de alguém e tenta reproduzir com seu próprio corpo. O ritmo, o impulso, a altura de elevação do joelho, balanço do quadril, inclinação, o contato com o solo por passo, etc. Isso se torna mais desafiador quando a pessoa (animal ou qualquer coisa que esteja observando) tem o físico muito diferente do seu. É claro que isso é atraente para um ator e benéfico para o desenvolvimento e manutenção de seu ofício. Ele destaca áreas do nosso corpo que não usamos há algum tempo, movimentos que ainda não acessamos e talvez limitações das quais ainda não estávamos cientes.
Imitar, se parece muito com o que fazemos natural e subconscientemente como humanos e garante que nós, como artistas, permaneçamos conectados à nossa sociedade. Que na minha opinião é a parte mais importante do nosso trabalho, o nosso papel – fornecer um espelho para o mundo ao nosso redor; por mais distorcida que a arte exija que a reflexão seja. Ao observar nossa imitação, os outros podem obter uma maior compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor. E tem melhor maneira de garantir essa reflexão ou reconhecimento verdadeiro do que se lançar na rua atrás da pessoa desengonçada e desajeitada?
*Por favor, entenda que isso é um exercício de pesquisa importante para os atores. A ideia não é utilizá-lo para fins de bullying.
Tudo isso é um laboratório, uma pesquisa. Para saber mais, veja esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jptOyLLFEtM
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545