O QUE FAZER COM AS MÃOS QUANDO ATUA?
31/08/2022EXERCÍCIO DE OBSERVAÇÃO PARA ATORES
14/09/2022Já vi textos ruins se tornarem ótimos espetáculos. O ator tem a capacidade de se conectar com o público e transformar as palavras em algo comovente e poderoso. Uma coisa é entender o que você está dizendo e por que está dizendo, no entanto, a maneira como você executa esses pensamentos é o que pode deixar o público querendo mais. Como ator, é interessante pensar nisso como se existissem três mundos ou círculos para o seu personagem.
Primeiro mundo / círculo – Este é o menor, abrange apenas o seu corpo. Este é o seu eu interior falando. Esses pensamentos envolvem seus conflitos internos, desejos, medos, ambições e turbulências – confirmando o já conhecido ou uma nova descoberta. Este é talvez o círculo mais difícil de permitir que o público entre – e como deveria ser. Como pessoas, não permitimos que todos entrem em nosso mundo pessoal – pode levar muito tempo para construir esse relacionamento. No entanto, como atores, acolhemos o público em nossas mentes e almas.
Segundo mundo / círculo – Este envolve o palco. É tudo e todos em sua vizinhança imediata. Todos os outros personagens com você naquele momento estão dentro deste círculo. Você não apenas está lidando com seus problemas e objetivos, mas também está envolvido em todos os deles. Este círculo lida com suas circunstâncias dadas, a hora e o lugar e, mais importante, seu relacionamento com os outros personagens. Seja específico em como você falaria com pessoas diferentes – como você falaria com sua mãe? Isso é diferente de como você falaria com seu pai? E como seria com seu namorado? O segundo círculo também lida com o ambiente, móveis e adereços. Como esse personagem se sente sobre seu ambiente?
Terceiro mundo / círculo – Este é o maior círculo. Envolve seu passado e futuro. Esses pensamentos podem ser nostálgicos, mas também muito ativos e determinados. Além do tempo, ele também encapsula outros espaços – tudo o que não está presente ao personagem naquele momento. A simplicidade é a chave dentro deste círculo – o destino deste círculo geralmente está fora do controle do personagem, no entanto, as perguntas ainda devem ser feitas dentro deste mundo. Seu personagem está aceitando o passado/futuro ou estão em negação? O terceiro círculo pode se conectar diretamente ao primeiro – quais são seus medos? Ambições? Este mundo maior é geralmente o que moldou o mundo interior do personagem.
Percorra seu texto e especifique qual mundo você está ocupando em um determinado momento. Você pode destacar passagem por passagem, linha por linha, ou ser bem específico e identificá-la pensamento por pensamento.
Ter esse conhecimento com certeza vai deixar a sua interpretação muito mais rica.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545