
O PODER DO CORPO DO ATOR
06/09/2023
UM PROTAGONISTA PODE DESESTRUTURAR UM ELENCO
20/09/2023Quando somos atores, podemos nos envolver com a peça mais do que imaginamos. Podemos nos envolver com o nosso personagem, com a história dele, escolhas que ele faz, roupas que usa, pensamentos que tem e sentimentos. Esse é o trabalho do ator, é para isso que você está lá. E para tudo funcionar, você precisa fazer sua parte.
Mas além disso, também é importante ter consciência de que você faz parte de uma equipe, e para isso, é necessário que você tenha essa visão coletiva, que extraia as melhores coisas do elenco. É um grande diferencial quando o ator conhece não só a sua parte, mas o processo como um todo.
Muitas vezes só se tem consciência do quanto é importante seu papel ali quando você passa pelo processo em outra função (no caso dessa postagem, como diretor), aí você passa a ver o quanto faz falta ser um ator proativo.
Mas vou te ajudar a ampliar essa visão de ator sem precisar necessariamente exercer o papel de diretor.
🎭 Proponha
Ao ensaiar uma peça, você tem tempo. Mesmo quando você sente que não tem tempo (o que acontece na maioria das vezes). Pense com que frequência você pode executar uma cena em um período de ensaio, seja no chão com um diretor ou falando casualmente. Você tem muito tempo para trazer opções para o diretor, e muitas vezes é quando os momentos mais gloriosos são encontrados. Você é o especialista em seu personagem, então sua entrada e opções são válidas. Não espere seu diretor dizer o que você tem que fazer, proponha! E se algo que fez não funcionar, a pior coisa que pode acontecer é você ser instruído a voltar ao que fazia antes.
🎭 Acredite nas instruções
Muitos atores hesitam em seguir uma direção dada pelo diretor, e isso vem de dois pensamentos: 1- Meu personagem não faria isso. 2- Não consigo fazer isso funcionar.
E agora eu respondo esses pensamentos: Sim, seu personagem faria, e sim, você consegue fazer funcionar.
Personagens sendo forçados a agir fora do personagem porque estão sendo pressionados por estímulos externos ou internos transforma a cena de uma forma que deixa o público vidrado.
Saltos de pensamentos, intenções e emoções fazem parte do território. Então, realmente, seu personagem poderia fazer qualquer coisa. Também é importante lembrar que mesmo que você os conheça bem, o público acabou de conhecer seu personagem, eles são sempre imprevisíveis para eles.
Ah, assim como é importante atuar como ator, às vezes o diretor também quer atuar e experimentar opções , ou ver até onde você pode levar alguma coisa. Só existe uma maneira de descobrir se algo funciona e é experimentando. Então, vá em frente.
🎭 Entre em contato com o personagem
O personagem é ótimo, mas a conexão é realmente do que se trata o bom teatro. Personagens fortes são fantásticos de assistir (e divertidos de interpretar), mas se o ator se entrega e eles se tornam maiores, a ação exige deles ou eles se tornam muito além do necessário, eles distraem o público do que eles realmente estão lá para ver. A ação entre os personagens é mais importante do que os próprios personagens, então comece com a ação e a conexão e construa o personagem nisso. Lembre-se, o teatro comunica algo, e todos do elenco precisam estar nessa mesma energia, não é uma competição, é um trabalho conjunto.
🎭 Aprenda suas falas
“Quando devo abandonar o papel das mãos?”
Não faça esse tipo de pergunta, isso é uma pergunta estúpida. A resposta deve ser sempre: “O mais rápido possível, por que você ainda não está deixando de lado?”
Abandone o uso dos papéis o quanto antes nos ensaios, mas continue estudando o texto e fazendo anotações para que sua construção, sua pesquisa, seja sólida.
Ensaiar sem o texto em mãos facilitará a montagem da cena, ajudará você a estar mais livre para criar, ajudará o seu diretor e seus colegas de elenco também.
Ah, não me fale que não sabia disso, hein! Eu sei que você sabe dessa importância.
🎭 Não foi tão ruim
Todos nós já estivemos lá… No meio de uma apresentação na qual algo dá errado. Você esquece a fala, ou gagueja, ou quebra um objeto, ou derruba algum cenário ou alguém, outro ator entra na sua frente na sua cena… (se não passou por nada do tipo, meu amigo, seu dia vai chegar… ninguém escapa disso quando se trata de teatro)
E aí acontece o que? Você enlouquece e sua reação imediata é mandar um “Droga! Está arruinado. Tudo arruinado! Que apresentação péssima”
Relaxe. Posso garantir a você que sua percepção de quão ruim é uma coisa no palco e a realidade de quão ruim é uma coisa no palco são coisas imensamente diferentes. Como diretora, já assisti coisas (coisas que só um diretor teria notado a propósito, e só porque eles vêem o ensaio um zilhão de vezes) que fizeram com que um ator se distraísse por todo o resto da cena, às vezes pelo resto da peça, e em todos os casos a distração causada pelo acontecimento sempre foi mais prejudicial para a performance do que o acontecimento em si.
Quando algo assim acontecer, relaxe, respire, continue.
Agora, se uma apresentação realmente afundou e tudo deu errado, mais uma razão para retomar esse artigo e fazer as coisas funcionarem.
Quer aprender teatro comigo? Conheça nosso Curso de Teatro 100% on-line: www.teatrolimeira.com.br/online
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545