COMO SER UM ATOR CORAJOSO
11/10/202310 TÉCNICAS QUE TODO ATOR DEVERIA SABER
25/10/2023Pode parecer alarmante saber que nem todo mundo tem um monólogo interior, um processo de pensamento interno que está constantemente passando que, se você o imprimisse, pareceria um trem coeso de pensamentos e ideias que o conduzem ao longo do dia. Embora algumas pessoas possam não tê-los no mundo, o monólogo interno é uma ferramenta vital para um ator usar como parte de seu processo no palco ou na tela. Não é apenas sobre o que você pode estar pensando momento a momento, mas como o personagem está processando as informações à medida que chegam a eles, como eles se sentem sobre o mundo ao seu redor e, mais importante, de onde vêm isso? Qual é o fator motivador por trás de suas falas? É uma reação ao que alguém disse, é uma imagem ou uma lembrança do passado, é o ambiente ao seu redor? Ao obter alguma clareza sobre isso, você pode realmente ajudar a encontrar especificidade e vida dentro dos silêncios de sua próxima apresentação. (e os silêncios com esse objetivo fazem muita diferença em uma peça)
Sabemos que o físico e o psicológico estão completamente ligados, você não pode fingir que está tendo pensamentos e sentimentos com seu corpo. Emoções e ideias estão ligadas. Suas ideias devem ajudá-lo a conduzir o trabalho emocional da peça. E dissecar o monólogo interior do personagem é uma adição vital a esse processo.
Isso deixa de ser apenas falas e passa a ser vida. (muitas vezes precisamos parar para absorver o que aconteceu, nossos pensamentos, o que acontece à nossa volta para depois agirmos)
Você pode escrever monólogos interiores ao lado das falas para saber o que está acontecendo na cabeça da sua personagem. Depois, deixe que esses pensamentos surjam na sua cabeça conforme a cena vai acontecendo. Isso pode oferecer uma estrutura muito boa.
Na preparação do personagem, passar linha por linha e se perguntar ‘Por que meu personagem diz isso? De onde vem essa fala?’ é parte essencial da análise de roteiro de qualquer texto, seja ele cinematográfico, teatral, comercial ou digital. Depois de descobrir por que eles estão dizendo isso, você pode se envolver ativamente no processo de pensamento necessário para tornar essa parte do roteiro real e viva!
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545