COMO LIDAR COM UM DIRETOR DIFÍCIL?
20/12/2023UMA NOVA MANEIRA DE DECORAR UM TEXTO
03/01/2024Não tenho tempo, não consigo, esqueci, precisava mesmo?
Muitos atores possuem o terrível hábito de reclamar, de dar desculpas, de justificar a falha culpando algo ou alguém… Me diz… em que isso vai te ajudar? Se você está se sentindo deprimido, frustrado, entediado, triste ou qualquer coisa do tipo, é sinal de que algo precisa mudar.
Mas como?
Desenvolvendo novos hábitos que vão te colocar no caminho certo. Só assim você terá motivação, será proativo e eficaz.
Antes de falar sobre alguns hábitos que podem te ajudar nisso, quero que leve em consideração que a mudança não ocorre de um dia para o outro, o hábito demora algumas semanas para enraizar na sua rotina. Então, se comprometa se quer ver diferença.
🎭 Seja curioso
Nunca pare de treinar, aprender e se expandir como ator. Há tanta informação no mundo e tantas maneiras de consumí-la. Sempre falo para os meus alunos que eu também estou em constante aprendizado. Não é porque me formei na área que não tenho mais nada para aprender.
Leia livros, peças de teatro, roteiros, assista filmes, séries e documentários. Confira algumas palestras, entrevistas, navegue no YouTube (com responsabilidade…), assista peças, ouça podcasts, frequente galerias de arte, vá à shows, festivais, exposições interativas… caramba, as possibilidades são imensas. A inspiração e a informação está por toda parte, basta levantar da cama e encontrá-las.
Caso não saiba por onde começar, escolha um tema e foque nele por determinado perído… 1 mês… 2 meses… Depois passe para outro tema e assim por diante. Isso pode te ajudar a não ficar perdido com tantas informações.
🎭 Trabalhe!!
Se você é workaholic como eu, podem ignorar essa recomendação, ou melhor… Experimente uma forma de trabalhar diferente que possa ser mais eficaz.
Às vezes o trabalho é disfarçado de procrastinação – ao invés de nutrir a carreira de ator, alguns assumem uma quantidade assustadora de projetos diferentes para se manterem ocupados. Dessa forma, ao invés de trabalhar duro para si, você está trabalhando duro para os outros. Ainda produtivo, mas negligenciando a própria paixão.
Alguns de vocês podem ter dificuldade para arregaçar as mangas e se dedicar ao trabalho de atuação. Provavelmente por um ou dois motivos – medo ou preguiça. Se você realmente quer isso (não fama ou fortuna, mas uma carreira de ator), então você tem que trabalhar duro. Sim, existem oportunidades, mas ninguém vai entregar o sucesso a você em um pacotinho brilhante de Natal. Os atores precisam ser proativos, dedicados e zelosos na busca da sua carreira. E você precisa ter essa atitude e dedicação – não apenas nos dias da sua aula, ou apenas nas segundas-feiras, e não apenas no final do ano, quando você percebe que não cumpriu o que colocou na lista de interesses. Está difícil lá fora e ninguém vai esperar por você, eles simplesmente vão te ultrapassar.
Dedique algumas horas por semana à sua carreira. Isso pode ser feito navegando em busca de audições confiáveis, conversando com pessoas próximas a você e da área, atualizando seu perfi de elenco, atualizando seu showreel, atualizando suas fotos, limpando suas plataformas de mídia social, pesquisando a indústria… Se você se concentrar a cada semana em coisas assim, sua carreira agradecerá por isso. Mas atenção, isso não significa folga pelo resto da semana!
🎭 Ouça
Ouvir é a essência do trabalho dos atores, tanto no palco quanto fora dele. Atuar não é falar com as pessoas, é conectar-se com as pessoas e conversar. E ao fazer isso, é assim que contamos histórias e nos conectamos com o público. É uma coisa maravilhosa, efêmera e sagrada, então não deixe seu ego atrapalhar isso.
Existem várias maneiras de praticar a escuta na vida cotidiana – por exemplo, pare de falar tanto. Quando estiver fazendo sua aula de teatro, trabalhe sua escuta ativa – grandes atores não ‘falam, falam, falam’ e depois ficam em branco quando a outra pessoa diz suas falas. Assim como na vida real, o personagem ainda pensa, vive e respira! Grave uma cena e assista – continue treinando. Realmente aceite o que a outra pessoa está dizendo e relaxe. Não quero que você “finja” que está ouvindo-os, fazendo expressões faciais e inclinando-se para frente – apenas relaxe e realmente ouça. Se você fizer isso, tudo o que você tiver a dizer a seguir surgirá naturalmente e instintivamente… Isso é atuação!!!
Dê toda a atenção a todos – mesmo que você não goste da pessoa, mesmo que seja um estranho. Quando você sair para almoçar, ouça bem o garçom, quando ligar para sua mãe, pergunte como ela está e ouça quando ela lhe contar.
🎭 A generosidade é o centro
Quando você estiver atuando, saia do seu caminho por um segundo. Pare de pensar em sua aparência, ou como você se sente, ou o quanto você quer que esse crédito apareça no seu perfil, e pense em seus colegas atores. Você não pode agir no vácuo. Bem, talvez você pudesse, mas seria muito difícil e provavelmente não muito bom. Saia da sua cabeça e compartilhe a paixão com as pessoas ao seu redor.
Está escrevendo uma peça? Que ideias, valores e conceitos você gostaria de transmitir ao seu público? Trabalhando em um roteiro para a aula? O que você gostaria de dar ao seu parceiro de cena para ajudá-lo? O que você adora no texto que deseja comunicar aos outros colegas de classe? Fazendo um teste para um filme? Qual é a sua interpretação que você gostaria de compartilhar com o diretor de elenco. Deixe-os confortáveis, deixe-os saber que podem confiar em você para fazer o trabalho, aparecer e fazê-los parecer bem.
Peça a um amigo ator que escolha uma cena para trabalhar com você. Faça uma promessa de se encontrar com eles uma vez por semana durante algumas horas. Filmem um para o outro no final, se quiserem.
🎭 Pare de reclamar
Assim como você não aprende nada só falando sem parar, você também não aprende nada reclamando! Muitas pessoas reclama por não dormir o suficiente, ou reclamam por não conseguirem os papéis que querem e justificam isso. Tudo isso não é culpa de ninguém, mas sim sua, e é preciso assumir a responsabilidade por isso.
Ao invés de reclamar de tudo que você não gosta na sua vida ou carreira, e depois não fazer NADA a respeito, escreva planos de ação para superá-los. E se for algo que está fora do seu controle, então você definitivamente não precisa reclamar, porque não há nada que você possa fazer e é assim que as coisas são!
Te desafio a não reclamar por 24 horas inteiras. Se você quebrar e fizer uma reclamação, comece tudo de novo. Envolva alguns amigos, mantenha-se responsável. Tente passar uma semana inteira, se puder.
🎭 Networking
Pense apenas em fazer novos amigos e conversar. Tire a pressão, esqueça o status e o ego e apenas converse com outro ser humano. Parte disso é ser capaz de falar sobre si mesmo com facilidade e confiança. Isso não significa ser arrogante, você não deve exagerar em suas habilidades e também não deve vendê-las abaixo do preço. Digamos que você seja um ator e diga isso com orgulho – com um ponto final depois, não um ponto de interrogação ou reticências. Diga no que você está trabalhando, no que não está trabalhando ou no que deseja trabalhar. Acostume-se a falar sobre você de forma autêntica, honesta e de preferência sucinta. Ninguém gosta de monólogos intermináveis sobre você.
Para treinar isso, escreva um pequeno discurso sobre você e pratique-o.
🎭 Confiança
Preparar-se para uma audição, sem absolutamente NENHUMA confiança em sua habilidade como ator e no que você tem a oferecer, certamente não vai lhe garantir empregos. No entanto, preparando-se para uma audição, tendo feito escolhas com base na sua interpretação do roteiro, sentindo-se preparado e tendo algo a oferecer (lembre-se da generosidade), então você definitivamente estará concorrendo para conseguir esse emprego. Como posso ficar mais confiante? Comece conhecendo seus limites. Não se sente confiante? Então o que você precisa fazer para se tornar confiante? É mais treinamento? Mais experiência nos palcos ou set.
A confiança não vai te encontrar, você tem que encontrá-la. A confiança vem primeiro, depois o trabalho consistente, e não o contrário.
Pegue um pedaço de papel – de um lado, escreva todos os seus pontos fortes. E do outro lado, escreva tudo o que você gostaria de trabalhar. Trabalhe em uma coisa todo mês. Se você quiser praticar o conforto diante das câmeras, grave um monólogo em fita toda semana.
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545