DEIXE SEU CELULAR DE LADO
13/12/2023HÁBITOS PARA ATORES ADQUIRIREM
27/12/2023Assim como o chefe de uma empresa pode ser uma pessoa complicada de lidar, o mesmo pode acontecer com diretores (seja de teatro, seja de filmes ou qualquer outra área).
Ao mesmo tempo que um diretor pode ser inspirador, criativo, divertido… também existem diretores egocêntricos e confusos.
Mesmo sabendo que o objetivo dos atores, diretores e toda a equipe é que o trabalho final seja incrível, o processo para chegar lá pode ser complicado.
Hoje vou falar um pouquinho do diretor mais rígido e do diretor que não tem as ideias claras do que quer (ou tem, mas não consegue colocá-las para o grupo).
O rígido
Esse diretor está agindo principalmente em um estado de estresse. Quer sejam movidos pelo ego, desesperados por validação ou apenas tão apaixonados em sua visão que ficam cegos para tudo ao seu redor. Tenha em mente que eles só querem que seu projeto seja bom. E claro que devemos levar em consideração que bom pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, então respeite o fato de que elas podem ter gostos diferentes para você.
O que o ator pode fazer neste caso?
Como ator, uma habilidade importante a aprender é como escolher os momentos para falar e para silenciar. Não estou dizendo que você deveria se deixar intimidar, a chave é encontrar um equilíbrio entre a visão deles e a sua interpretação. A principal função do diretor é orientar o projeto. O ator precisa levar em consideração que o diretor pode estar orientando o ator a representar uma cena de determinada maneira porque outros elementos precisam brilhar naquele momento… seja a luz, a sonoplastia, o cenário… Conheça o seu trabalho e faça o melhor que puder dentro das restrições definidas diante de você. Veja isso como um desafio. Você é adaptável e flexível como ator? Como você pode abordar essa direção e como pode crescer como ator a partir dessa situação? Algumas coisas podem parecer estranhas no curto prazo, mas compensam no final. Assista a uma grande variedade de filmes de arte para apreciar diferentes estilos de atuação caso sinta alguma resistência aos conselhos acima. Acompanhar entrevistas, making-off também são uma boa pedida.
Claro que mesmo com um diretor rígido assim, você não pode simplesmente abaixar a cabeça para ele se do nada ele passou a exigir coisas que não faziam parte do acordo entre vocês (violência, nudez, temas explícitos…). Seja respeitoso, mas não tenha medo de expressar seus sentimentos. Você sempre pode pedir esclarecimentos e explicações, mas evite frases argumentativas ou resistentes. Você tornará sua vida muito mais fácil e satisfatória se abordar o trabalho de maneira lúdica.
O perdido
Pode ser igualmente difícil trabalhar com um diretor que não sabe, ou simplesmente não lhe diz, o que quer. Tem diretores que simplesmente não são claros com suas ideias, com o que querem, com o que procuram… Ao invés de forçá-los a se explicar, aproveite a oportunidade para moldar seu próprio desempenho. Traga um monte de escolhas e opções para o público e use isso como uma oportunidade para mostrar a eles o que eles querem. Em muitos casos, esse tipo de diretor se concentra em um aspecto da produção diferente das performances individuais e pode não ter considerado o que quer de você.
O que o ator pode fazer neste caso?
Confie que o diretor pode ter uma visão específica que não depende do seu desempenho, o que lhe permite liberdade criativa. Não é que você não seja um elemento importante, apenas que você tem um amplo espaço para brincar, sem pisar no calo de ninguém. Se você acha que isso é mais responsabilidade do que você se sente confortável, tenha certeza de que você pode ir mais longe e mais detalhadamente em seu desempenho até que eles o puxem para trás. Ultrapasse alguns limites e use isso como um exercício de inventividade.
Desde que você tenha em mente que todos estão na mesma equipe, você pode utilizar essas situações como experiência para adicionar ao seu currículo e aceite o desafio. E embora seja bom admitir que você teve dificuldade em trabalhar com uma determinada pessoa ou produção, certifique-se de nunca falar mal de seus colegas artistas.
Espero que eu não me encaixe em nenhuma dessas categorias como diretora. Particularmente, procuro ser o mais clara possível no que eu espero da peça e ao mesmo tempo não sou tão fechada a novas ideias e sugestões (apesar dos filtros serem necessários).
Mas me conta… Como foram os diretores que você já teve em uma montagem?
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545