É POSSÍVEL APRENDER TEATRO ON-LINE?
30/10/2024COMO CRIAR CONEXÕES COMO ATOR?
13/11/2024A pontuação no texto é importante
A pontuação é o escritor se comunicando com você, o ator. E as pontuações não são colocadas sem motivo.
Além disso, a pontuação tem inflexão vocal anexada. Se você tem um ponto de interrogação, realmente faça a pergunta com sua inflexão. Uma vírgula, um traço, um ponto e vírgula e dois pontos indicam uma ligeira inflexão ascendente. Um ponto final, uma inflexão descendente. Uma reticência indica uma manutenção naquele tom vocal. De repente, o texto se torna música, as palavras têm mudanças tonais e você, o ator, começa a descobrir uma vida emocional que não sabia que existia, apenas por honrar a pontuação. Agora, obviamente, isso não é o princípio e o fim de tudo da atuação, mas é uma lição extremamente importante e que torna um ator melhor.
É possível que haja alguma pequena mudança para trazer mais naturalidade, mas é fundamental saber a importância da escrita.
Se você não acredita em você, ninguém mais acreditará
Se você não acredita no que está dizendo, se acha que é algo tolo ou que seu personagem não diria ou faria, esse momento não funcionará.
Para ser fascinante, você deve estar fascinado
Se você quer ser interessante em sua performance, você deve estar interessado nos outros atores no palco, no mundo ao seu redor. Se você quer ser fascinante, você deve estar fascinado por esses mesmos fatores. Isso se resume a detalhar a história e o ambiente de seus personagens. O que esse local significa para eles, o que os outros personagens nesta cena significam para eles, o que os leva a serem fascinados?
Um ator que é fascinado por si mesmo, ou pior, obcecado por si mesmo em vez de pelas outras pessoas no palco, ou pelo mundo no palco, é muito mais adequado para ser um influenciador do Instagram do que um ator.
Escute. De verdadeee!!
O seu personagem não sabe o que o outro vai falar (por mais que você tenha escutado ele falando a mesma coisa um milhão de vezes e já decorado as falas dele). Sempre que você está em cena, é a primeira vez que vocÊ está escutando.
Respire
Já perdi as contas de quantas vezes falei de respiração por aqui, mas é verdade. Especialmente se você estiver fazendo um trabalho de palco, é a fonte de todo o seu poder. Respirar profundamente em seu diafragma e usar todo o poder da sua voz é a única maneira de você conseguir atingir o fundo da sala em um teatro de 650 lugares. Além disso, você pode manipular suas emoções apenas pela respiração. Tente respirar três vezes rapidamente, depois uma longa expiração, parece que você está prestes a chorar, certo? Inverta isso – quase parece uma risada.
Seja o babaca
Você não pode controlar como é percebido por outras pessoas, diretores de elenco ou público. As pessoas vão pensar o que pensam sobre você e se você estiver interpretando um vilão, provavelmente não serão coisas gentis. Comprometa-se! E se você parecer um babaca, pelo menos você foi em frente! Se você vai falhar, falhe gloriosamente, não vá mansamente para aquela boa noite criativa.
Existe um momento antes
Cada personagem sempre tem um momento antes. Eles vieram de algum lugar, fazendo algo que significou algo para eles. Isso informou a maneira como eles entram no momento seguinte. O momento anterior é vital para acertar o momento em que você está e o próximo momento para o qual você está se dirigindo. É o que sempre falo para os meus alunos, o que aconteceu antes de você chegar no primeiro momento da peça?
Reserve seu roteiro
Organização é fundamental! Ter seu texto bem preservado e cuidado vai facilitar sua vida. Não digo para não fazer anotações, pelo contrário, mas organize isso para que seja prático, funcional e não confuso. Há pessoas que anotam no próprio texto inicialmente e imprimem um outro sem nada depois que o esqueleto da montagem já foi feito. Há pessoas que anotam em um caderninho. Há pessoas que deixam um espaço na lateral do texto para fazer anotações… O importante é não anotar tudo na hora, de qualquer jeito e depois não entender nada.
Vulnerabilidade não é fraqueza
Para algumas pessoas, a vulnerabilidade é a parte mais fácil da atuação, acessar suas emoções é um passeio no parque e é mais uma questão de controlá-las e não representar um estado. Já para outras, permitir que os outros vejam sua parte mais frágil pode ser doloroso, sofrido. Muitos atores acabam criando bloqueios por conta disso. A verdade é que vulnerabilidade é força, mostrar suas emoções é uma conexão humana pura, e é exatamente a razão pela qual o público veio ver você se apresentar. Eles vieram para catarse, para uma jornada emocional, por que você está atrapalhando a experiência deles? A única maneira de eles conseguirem isso é se você se permitir realmente experimentar e colocar essa força, essa vulnerabilidade lá fora para todos verem e sentirem.
A magia está em você!
Vocês só precisam acreditar. Vamos lá… e se você simplesmente acreditasse completamente que tem o direito de trabalhar, e se você não fosse um impostor, mas um artista criativo valioso com algo a dizer, e além disso você não precisa se desculpar por isso. E se você realmente, realmente e genuinamente acreditasse nisso? Você não acha que isso teria um efeito no seu trabalho?
Tenho certeza que isso faz muita diferença!
🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545