O QUE ALGUNS ATORES JÁ FIZERAM POR SEU PERSONAGEM
07/08/2019MATÉRIAS DE UMA FACULDADE DE TEATRO
21/08/2019Este é um grande engano…
Fazer teatro exige muito estudo. É preciso ler muito, saber interpretar textos, resumir, ser um excelente observador, conhecer técnicas, história…
Ser ator passa muito longe de só pegar um texto e decorar, e olha que isso é uma coisa que escutamos o tempo todo. Um ator em cena precisa saber o motivo de cada ação está fazendo, é preciso dar um sentido para tudo. Sem conhecimento, isso não acontece; sua interpretação acaba se tornando rasa e não convincente.
Além da parte técnica, o ator precisa conhecer o seu corpo, sua voz… Mas não basta apenas SE conhecer, é necessário conhecer o corpo do seu personagem, a voz que ele tem, como ele pensa, os motivos que o fazem agir de determinada maneira.
Quando atuamos em grupo, além do SE conhecer e saber tudo sobre o seu personagem, é muito importante você estar em sintonia com os outros atores.
Temos o estudo da teoria e também precisamos estudar a prática… Segue abaixo alguns exemplos:
– Aquecer a voz – para isso é necessário saber como funciona a sua respiração, a anatomia dessa região, os exercícios ideais para articulação, dicção, projeção vocal, mudanças de tom e ritmo sem que te prejudique. Além do conhecimento da saúde vocal.
– Alongar o corpo – para se alongar corretamente é necessário estudo, saber qual musculatura está sendo trabalhada, isso também envolve anatomia, consciência corporal.
– A interpretação – a maneira como você diz o seu texto pode mudar o sentido do que você está querendo dizer, para isso, é necessário ter conhecimento sobre pausas, entonação, ênfase…
Portanto, se você procura um curso que não precise estudar, não escolha o teatro. Agora, se o seu interesse em aprender teatro só aumentou, nós da Escola de Teatro Juliana Leite, situada em Limeira, estamos de portas abertas
Escola de Teatro Juliana Leite
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP