A CONFIANÇA NO DIRETOR DE TEATRO – Escola de Teatro Juliana Leite

A CONFIANÇA NO DIRETOR DE TEATRO

O ATOR E O ESTEREÓTIPO
01/07/2020
FAMOSOS: APRENDIZADOS QUE NÃO ESQUECERAM
15/07/2020

A CONFIANÇA NO DIRETOR DE TEATRO

O diretor é muito importante, pois ele tem uma visão geral do que está sendo feito, ele vê o espetáculo de fora e com um olhar crítico, sendo assim, ele consegue fazer os ajustes necessários para o trabalho ficar como o esperado. É importante também, o diretor conhecer seu elenco para facilitar seu trabalho de montagem de espetáculo, saber o exercício ideal para cada ator alcançar o objetivo esperado. (Um exercício que funciona para um ator buscar uma determinada emoção, pode não funcionar da mesma maneira com outro ator).
É um momento frustrante para um diretor quando eles se dão ao trabalho de fazer anotações, compartilhá-las com seus atores, obtendo a garantia de que eles levarão em conta tudo o que foi falado… e o mesmo problema surge no próximo ensaio. Qualquer diretor fica maluco com isso.
As anotações feitas nos ensaios não são para o benefício do diretor, elas não estarão no palco. As anotações de ensaio são para ajudar os atores a fazer o desempenho da melhor maneira possível, são um guia para que o ator não esqueça as dicas que o diretor ofereceu, são lembretes de posicionamento de palco… A pior coisa que um ator iniciante pode fazer é desconsiderar qualquer dica/observação que lhe seja enviada.
Adquira o hábito de anotar todas as dicas, descobertas do texto, posicionamento e depois revise-as antes do próximo ensaio para nunca cair na desculpa de que “eu esqueci”, “Não sabia que era para mim…” Você pode ajudar a melhorar a peça melhorando a sua própria ação no palco.
Se você não concorda com determinada dica/marcação/observação, nunca a ignore apenas porque não gosta. Reserve um tempo com o diretor para discutir isso e encontrarem uma solução. E é importante você ter uma razão clara e concisa para desconsiderar o que ele recomendou. Ser capaz de declarar claramente por que seu personagem faz alguma coisa ou defender por que um personagem não faria algo melhorará suas habilidades e levará sua atuação para o próximo nível.
Escute as dicas que o diretor dá para os outros integrantes do elenco também
, pode ter certeza que quando a dica é direcionada à alguém, o diretor espera que todos absorvam isso também, não só quem a recebeu. Claro que pode ser alguma observação que não seja válida para você, mas é importante que você reflita sobre isso.
Um ator com um texto limpinho, é um ator que não estudou. 

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula