21 VERDADES SOBRE ATUAÇÃO – Escola de Teatro Juliana Leite

21 VERDADES SOBRE ATUAÇÃO

FILMES BASEADOS EM PEÇAS DE TEATRO
02/09/2020
TEATRO OU TRABALHO? COMO ESCOLHER?
16/09/2020

21 VERDADES SOBRE ATUAÇÃO

Existem ensinamentos do teatro que os professores e diretores não costumam falar mas esperam que os alunos e atores aprendam com base na observação e reflexão. Aqui estão 21 verdades, se você puder deixar de lado as expectativas e qualquer senso de direito e entrar com uma atitude aberta, estará se dando a melhor chance possível de sucesso. Aqui teremos uma mistura de lições de atuação e lições de carreira que se você puder aprender desde o primeiro dia, estará se dando uma chance muito melhor de ser um ator profissional de sucesso.

1- Fazer papéis em que se identifica não é uma coisa ruim, mas buscar versatilidade é muito importante pois amplia as possibilidades
Isso pode não ser sempre bem visto no mercado por você se manter em sua zona de conforto e ter sempre papéis parecidos. Encontrar o trabalho com o qual você se identifica e em seguida, deixar claro que deseja trabalhar nesse espaço não é uma coisa ruim, especialmente no início de sua carreira. Se você é um comediante seu material de divulgação deve estar alinhado com isso, é necessário ser claro com onde você deseja ser escalado. 

2- O trabalho de voz é um elemento muito importante para o ator
Um bom trabalho de voz é importante para se tornar um grande ator. Ter flexibilidade e força vocal é fundamental. Isso é especialmente verdadeiro para o teatro, mas se aplica a todos os meios. É uma habilidade na qual você pode trabalhar diariamente. Então faça. Se você esperar até ser escalado para um grande papel no teatro, você estará tentando recuperar o atraso e, inevitavelmente, ficará fora de seu alcance.

3- Pare de querer imitar outros atores
A maioria das pessoas começa a atuar porque admirou os atores de cinema e TV quando eram mais jovens, ou foi inspirada por uma determinada atuação. Eles geralmente sabem o que gostam de ver os outros fazerem e, portanto, podem facilmente adquirir o hábito de imitar. Mesmo em um nível sutil. Roubar ideias é ótimo (e parte de ser um artista), mas você precisa encontrar sua exclusividade, seu diferencial. Se você está imitando outro ator, sempre faltará autenticidade. A pessoa que você está tentando ser já está fazendo isso muito bem.

4 – O perfeccionismo pode te enfraquecer
Não deixe que a perfeição o atrapalhe. Não há uma audição ou performance perfeita, então pare de tentar isso. Ter padrões elevados e se esforçar para ir mais longe é ótimo, mas se isso acontecer com o custo de não enviar trabalho ou de não levantar para a aula, então seu perfeccionismo foi longe demais.

5 – Trabalhe em projetos que o entusiasme
Quando você for convidado para fazer um teste ou fazer parte de uma produção, leia! Se você se apaixonar pelo roteiro, sabe que está em terreno seguro. Se o texto não estiver falando com você, pode não valer a pena.

6 – Não leve para o lado pessoal
Declaração óbvia, mas agora posso dizer depois de trabalhar em ambos os lados da mesa que a rejeição realmente não é pessoal. É fácil se sentir assim, como se você não fosse um ator bom o suficiente ou porque o diretor de elenco simplesmente não gostava de você como pessoa. Na maioria das vezes você não conseguiu esse papel por causa de outros fatores, como: sua idade, altura, cor do cabelo, etc. Sobre os quais você não tem controle. Em vez disso, concentre-se no trabalho e não no resultado. Concentre-se no que você tem controle e esqueça o resto.

7 – Não é a rejeição, mas a falta de oportunidades
A frase mais comum que você ouve de não atores é “a rejeição deve ser horrível”, e é. Mas essa não é a pior parte. Se tivéssemos inúmeras audições, estaríamos bem com a rejeição, sabendo que dentro de alguns dias outra chance apareceria. Mas não é esse o caso. Existem muitos atores fantásticos apenas esperando por oportunidades, e alguns nunca terão a chance que merecem. Muitas vezes as oportunidades exigem tempo e dinheiro, e nem sempre os atores estão preparados para isso.

8 – Atores únicos são escalados
Todos os atores que triunfam na indústria têm uma coisa em comum. Eles são únicos. Seja um visual único, ou voz, ou estilo de atuação ou tudo isso. Há algo que empolga diretores de elenco e produtores. Existem milhares de homens e mulheres importantes em todo o mundo, mas o que você tem que eles não têm? O que você pode trazer para o seu trabalho?

9- Amigos são importantes
Em alguns anos, seus amigos atuantes serão a indústria. Depois de entrar no jogo por um tempo, você começa a ver isso acontecendo. Você vê amigos começando a trabalhar como diretores de elenco, agentes e produtores de cinema e TV. Não subestime seus amigos e certifique-se de continuar sendo uma força apaixonada, inspiradora e dedicada em seu meio. Você será convocado e escalado por seus amigos mais do que qualquer outra pessoa.

10 – Competir com seus colegas é uma atitude estúpida
Quer você esteja falando sobre uma aula de teatro ou apenas uma aula de atuação semanal da qual participa, competir com seus colegas é inútil. É sempre melhor ser aliado dos outros atores. Eles serão uma força de apoio em sua carreira. Há também uma indústria muito maior lá fora, e ficar amargurado ou ressentido com o sucesso das pessoas ao seu redor é idiotice. Corra sua própria corrida e fique feliz com o sucesso dos outros.

11 – As mídias sociais são importantes
Os produtores estão recorrendo cada vez mais às mídias sociais. Não estou incentivando a compra de seguidores ou me tornando um escravo das redes sociais, mas vale a pena ter uma presença e não ter medo de se expor um pouco. Dizer ao mundo quem você é e mostrar alguns de seus trabalhos não é algo para se envergonhar.

12- Não sobreviva, viva
Como atores, temos que trabalhar para permanecer vivos. E como precisamos de flexibilidade, isso geralmente significa que caímos em empregos braçais que, embora mal pagos, oferecem flexibilidade. A maioria dos atores trabalha para sobreviver e gastar dinheiro livremente, esperando pelo próximo grande trabalho de atuação. Eu recomendo os atores a economizarem. Ter dinheiro no banco significa que você consegue fazer aquele curso que apareceu, ou viajar para tal lugar para determinada audição, ou fazer novas fotos. Ser ator é caro, então mantenha um fundo para atuar. Se você não investir, você não progredirá. Muitos atores trabalham em habilidades que são mais bem pagas e permanecem flexíveis, como gerenciamento de mídia social, fotografia, locução e muito mais. O objetivo aqui é ganhar mais dinheiro em menos tempo, dando a você a liberdade de fazer o que você ama.

13 – Fique feliz com o sucesso dos outros
Quando seu melhor amigo lhe diz que acabou de conseguir outro papel na TV, seu estômago dá um nó? Isso acontece, todos nós já passamos por isso, mas garanto que não é uma ótima maneira de viver. Trabalhe para ficar feliz com o sucesso de outro ator, mesmo que doa para começar. O sucesso deles, de forma alguma, prejudica o seu.

14 – Diretores amam atores com opinião
A maioria dos diretores possuem uma riqueza de conhecimentos por trás deles e eles recorrem a referências o tempo todo. É parte do que os torna grandes diretores, eles também são grandes membros do público. Comece a se expor a mais. Filmes, TV, teatro, documentários, teorias científicas, música ao vivo – tudo o que interessar a você, siga.
Com mais experiência e exposição vem a formulação de uma opinião individual. Não invente coisas e escolha um lado só por fazer. Mas conheça a si mesmo, o que você defende e em que acredita.

15 – Leia mais, assista mais
Se você lesse uma peça de teatro por semana desde que começou a estudar teatro, quantas peças teria lido? Quantas você já leu? (seja sincero). O mesmo vale para filmes. Você está assistindo filmes semanalmente? E bons filmes? 

16 – Faça seu próprio trabalho
Você sabia que isso estaria na lista, mas vou continuar batendo nesta tecla, até que isso aconteça! Não espere ter 3 ou 4 anos tranquilos antes de fazer seu próprio trabalho. Faça o trabalho desde o primeiro dia. Você aprende, conhece pessoas e mostra à indústria que você está motivado, trabalhando duro e com criatividade. Você também pode descobrir que escrever, dirigir ou produzir é uma verdadeira paixão.

17 – Pratique
Busque sotaques, corpos, vozes diferentes, você pode precisar disso para uma audição e se for estudar apenas quando tiver um teste marcado, pode não ter tempo suficiente. Mesmo participando de aulas semanais ou apenas com alguns workshops, continue praticando. Continue trabalhando nas áreas que são importantes, para que você não precise continuar fazendo um trabalho sem valor. A indústria não tem lugar para isso.

18 – Conheça pessoas
O tão famoso networking, o trabalho de procurar ativamente as “pessoas importantes” na sala. Mas seja aberto e honesto sobre ser ator e entusiasmado em colaborar com as pessoas. Não tenha vergonha de conhecer pessoas, peça conselhos e tenha orgulho de si mesmo. Tenho visto tantos atores terem sucesso por causa de suas conexões e relacionamentos que construíram dentro de uma indústria. A rede pode ser suja, mas não precisa ser.

19 – Todas as audições são importantes
Se você está na afortunada posição de ser inundado com audições, não tome isso como garantido. Tenho conhecidos que pensaram que a torneira continuaria funcionando e, com isso, despreparados, faziam uma série de testes sem dar o seu melhor. Esses diretores de elenco simplesmente os descartam, nada impressionados com o trabalho. Nunca deixe que a falta de tempo ou entusiasmo por um projeto atrapalhe a realização de um bom trabalho. Cada audição é uma oportunidade para atuar, portanto, aproveite-a.

20 – Sua atitude é tão importante quanto sua atuação
A frequência que a frase “Eu só quero trabalhar com alguém de quem gosto” aparece nas entrevistas é cada vez maior. Os diretores enfatizam os atores bons para se trabalhar. Ser uma grande presença na sala de ensaio ou no set é muito importante. Se sua atitude precisa de uma reformulação, resolva antes que seja tarde demais.

21 – Equipe
Não importa quem é seu agente ou gerente, a verdade ter uma grande equipe por trás de você é vital, e muitos grandes atores nunca tiveram a chance de decolar porque ninguém os protegeu. Não espere muito tempo para perceber que uma audição a cada ano pode ser melhorada.

Agora é o momento de se concentrar no trabalho. Todos nós queremos trabalhar com pessoas inspiradas e criativas, então seja alguém com quem você gostaria de trabalhar. Estes são ensinamentos que nossa escola de teatro repassa para os alunos, futuros atores.
Estamos em Limeira/SP, mas caso você esteja distante de nós, você pode fazer parte do nosso curso de teatro online para conhecer mais sobre a profissão do ator.

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula