TEATRO OU TRABALHO? COMO ESCOLHER? – Escola de Teatro Juliana Leite

TEATRO OU TRABALHO? COMO ESCOLHER?

21 VERDADES SOBRE ATUAÇÃO
09/09/2020
COMO SER VERDADEIRO EM SUA INTERPRETAÇÃO?
23/09/2020

TEATRO OU TRABALHO? COMO ESCOLHER?

(Eu sei que a atuação é um trabalho, mas muitas vezes o artista não consegue se sustentar com a arte, para isso, acaba recorrendo a outra profissão, por isso o título do artigo)

Essa é uma questão muito comum que vejo em minha a escola de teatro. Muitos alunos tem uma paixão pelo teatro, mas ao mesmo tempo, precisam trabalhar e ganhar o seu dinheiro, com isso, começam as dúvidas se será possível dar conta das duas coisas ao mesmo tempo. Será realmente necessário abandonar o amor pela atuação para poder trabalhar? Será preciso ficar sem trabalhar se quiser continuar no teatro?

A resposta para essas questões envolvem alguns pontos… 
🔵 Você pode ficar sem trabalhar algum tempo ou conseguir realizar algumas apresentações casuais?
🔵 Seu empregador em tempo integral dá abertura para você realizar uma audição e coisas do gênero?
🔵 Seu trabalho diário serve à sua vida criativa e não o contrário? 

É difícil dar um sim ou não forte e rápido a essas perguntas, pois cada caso individual será diferente. Nós sabemos com certeza que quanto mais tempo você gasta atuando, melhor você ficará. É a situação de “Malcom Gladwell 10.000 horas para dominar um ofício”, mas sei que é muito difícil continuar atuando, a menos que você esteja em uma situação financeira estável. Quase tudo o que fazemos custa dinheiro: workshops, gastos para audições, e assim por diante. Então, aqui estão algumas dicas e pensamentos sobre como gerenciar esse equilíbrio entre vida criativa e profissional.

🔴 Trabalho Casual x Trabalho em Tempo Integral 
Em primeiro lugar, vamos ver os prós e contras aqui. Os benefícios do trabalho em tempo integral são: você conhece suas horas, recebe auxílio-doença e outros direitos e, se sabe que tem uma audição chegando, pode conversar sobre a possibilidade de colocar alguém no lugar. Os contras são que leva uma boa parte do tempo que você poderia usar para trabalhar em sua atuação. Além disso, para coisas como filmagens noturnas e teatro noturno, pode ser uma grande luta trabalhar o dia todo e depois fazer um show naquela noite. Além disso, você provavelmente terá que recusar algumas audições de curto prazo ou correrá o risco de entrar em apuros.
Os trabalhos casuais tem algumas vantagens. Em primeiro lugar, você pode determinar se você trabalha ou não, se você é bom no gerenciamento de horários e altamente orientado para os detalhes, você pode reservar tempo para todas as coisas em sua vida. É altamente provável que o trabalho seja baseado em serviços – varejo, cafés, bares e restaurantes. Deixe-me dizer a você, chega um ponto finito em que isso não é mais sustentável para a maioria das pessoas. Porém, o benefício é a flexibilidade, você aparece, pega algum dinheiro e vai para casa e volta a atuar. Mas quando se trabalha durante a noite, a tendência é passar o dia cansado, consequentemente, seu trabalho como ator não vai render. Portanto, o ideal é não ficar muito tempo com esses empregos.
Então, qual é a escolha certa para você? Bem, isso realmente vai depender de suas circunstâncias. O ideal é ter um emprego que o sustente financeiramente, que não ocupe muito de sua capacidade mental, de modo que você ainda tenha espaço em sua vida para trabalhar em sua atuação. Seja como funcionário em tempo integral ou como funcionário ocasional, depende de você.

🔴 Trabalhar sozinho é possível?
Sim, você pode! Você pode criar um negócio baseado em seus pontos fortes para apoiá-lo, se tiver as habilidades a oferecer. O que tenho certeza que você faz! Trabalhar por conta própria é ótimo, mas lembre-se que isso também envolve um custo como pagamento de imposto, registro da empresa… Cada situação individual é diferente, o que pode funcionar para um, pode não funcionar para o outro, mas não deixe de manter essa opção em mente.

🔴 Devo largar o emprego para atuar em tempo integral?
Depende. Mas, em geral, a resposta a essa pergunta é um grande não. As pessoas que vão te dizer que você precisa parar com tudo e apenas sentar em casa e ler Stanislavski não fazem ideia de que só o coração não basta para tudo dar certo. É um grande passo, com certeza, mas muitas vezes você não pode ficar esperando até chegar esse momento, é preciso se mexer e se adaptar à realidade.
Antes de tomar uma decisão como essa, é necessário pensar, pensar muito. Poque isso pode te destruir caso seja o caminho errado. Pense bem especialmente se você tiver uma situação familiar que exija seu apoio ou se tiver economias mínimas. Isso também coloca uma enorme pressão financeira em cada audição que você faz – se você precisa disso para viver, não será necessariamente bom para o seu desempenho no dia. 

🔴  Sendo assim…
Sim, você pode ter um emprego em tempo integral e seguir a carreira de ator, assim como é possível ter um emprego casual e continuar na carreira.
É uma decisão que varia de pessoa para pessoa, envolve outros fatores e cada um é único e sabe de sua realidade, mas em todos os casos, tenho uma dica para você… Caso você não consiga viver unicamente do teatro, tente incluí-lo de alguma forma no seu emprego. 
Todo artista sabe que se a arte realmente lhe pertence, ela não desaparecerá da sua vida de forma alguma.

🎭 Escola de Teatro Juliana Leite 🎭
R: Tiradentes, 944 – Centro
Limeira-SP
(19) 99639-8545

Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro Juliana Leite
Escola de Teatro em Limeira-SP (@teatrolimeira). Do Iniciante ao Avançado. Tire seu DRT. Prepare-se para os testes. Faça sua pré-matrícula agora.

7 Comments

  1. Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  2. Encontrei esse site por acaso em minhas pesquisas na
    internet, acabou me interessando o assunto. Gostei muito,
    parabéns ao autor.

  3. Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

    • Escola de Teatro Juliana Leite diz:

      Olá Rafa, agradeço o carinho e o feedback. Espero vê-la mais vezes por aqui!

  4. Obrigado por esse post, muito bom o seu conteúdo,
    inclusive vou voltar aqui mais vezes 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pré-Matrícula